Plano de Marketing Digital
Por Paulo Roberto Kendzerski
18/12/2002
No artigo anterior (
Porque
anunciar no site do bairro) discutimos o problema que muitas
empresas tem na Internet hoje.
Desenvolveram bons sites, com informações sobre produtos, serviços,
disponibilizaram formas de contatos no site, respondem a e-mail's
com rapidez mas...
...não conseguem atrair internautas para seu WEBsite.
Por não conseguir um bom volume de internautas não consegue
desenvolver negócios via site e começam a se questionar se a
Internet realmente pode alavancar seus negócios.
O que temos percebido no mercado, é que as empresas que investiram
no desenvolvimento de seus WEBsites, não importando se foi muito ou
pouco, tinham uma expectativa de geração de negócios e esta
expectativa na maioria das vezes foi frustrada.
No nosso ver, faltou pensar na 2ª etapa do processo de inclusão da
empresa no mundo digital.
Faltou desenvolver um Plano de Marketing Digital.
Mas o que é um Plano de Marketing Digital ?
É o planejamento de todas as ações após a empresa ter concluído o
desenvolvimento do WEBsite.
Inicialmente a empresa desenvolve um Projeto Internet. Seja ele de
e-business, E-Commerce, etc... não importa. É necessário ter sido
desenvolvido internamente pela empresa este projeto.
Não estou do falando daquela reunião de 30 minutos com um
fornecedor, onde ele faz meia dúzia de perguntas, volta no outro dia
com o orçamento, é aprovado em nova reunião de 30 minutos e em 30
dias colocar o site no ar. Isto não é projeto. Isto é um site.
No projeto ideal deverá estar contemplado, além de vários itens
(recursos humanos, infraestrutura, etc...) as ações estratégicas da
empresa na Internet. Nesta estratégia deverá constar que, após o
lançamento da 1ª etapa, ou seja, da colocação do WEBsite no ar,
deverá ser planejado as ações visando divulgar a empresa, atrair
potenciais clientes e oferecer novos serviços aos atuais clientes.
E como fazer isto ?
Desenvolvendo um Plano de Marketing Digital, onde serão definidas
todas as 10 etapas possíveis de se atingir nosso público-alvo.
Devemos criar uma forma de comunicação específica para cada segmento
de clientes, onde de acordo com a percepção deste público, iremos
procurar atingi-lo de forma mais eficiente.
Além de segmentar por perfil (seja geograficamente, por
comportamento, por necessidade, etc...), devemos desenvolver ações
específicas para cada grupo.
Assim teremos implementado a 2ª e mais difícil etapa de um projeto
de e-business, ou seja, estaremos buscando ampliar nossa audiência e
freqüência no site.
Só assim teremos o tão sonhado sucesso na Internet.
Paulo Roberto Kendzerski é Consultor em E-Business, especializado em
comércio eletrônico.