Plano de Marketing e Comunicação - Alta Afinidade com Baixa
Dispersão
Por Nori Lucio Jr.
16/10/2007
Plano de Marketing e Comunicação - Alta Afinidade com Baixa
Dispersão
Estratégia de comunicação tem por objetivo comunicar de forma clara
e compreensiva a proposta de valor da empresa, ou seja, “o que” a
empresa através de seus produtos e serviços tem para oferecer para
seu público alvo(clientes).
A estratégia de comunicação também deve telegrafar o posicionamento
da empresa. Uma combinação entre: a) a identidade da empresa; b)
imagem que a empresa tem perante o mercado e c) proposta de valor
materializada através de seus produtos e serviços.
Muita calma nesta hora! - Esta é “A hora” de investir uma boa parte
da sua verba destinada a marketing e comunicação.
É fundamental obter o máximo de indicações formais de que a empresa
esta realmente pronta para “vocalizar” sua essência para seus
clientes, sem causar “dissonância cognitiva”, em bom português,
evitar uma reação negativa ou pior ainda, uma reação de descrédito
quando a mensagem chegar aos ouvidos dos clientes.
Compreender o “arsenal” das ferramentas de comunicação disponíveis
ou tecnicamente falando, o “mix de comunicação” disponível é o
primeiro passo antes de colocá-lo em uso.
“ Cada ferramenta de comunicação atua como um ‘amplificador’ que
entrega a mensagem "da Empresa" aos ouvidos do público alvo com
maior ou menor intensidade e com mais ou menos ruído”
“ Focar em táticas de comunicação que tenham maior afinidade com o
público alvo e menor dispersão é fundamental para eficiência do
plano.”
CONSTRUINDO UM PLANO DE COMUNICAÇÃO EFICAZ
Seguindo a metáfora do “amplificador” para explicar novos conceitos
.... - existem também interferências, ou seja, várias empresas
utilizando-se do mesmo ‘amplificador’ (share of voice), o que
significa que a voz "da Empresa" ou sua forma de expressão tem que
ser transmitida alta e claramente (stopping power) para se
sobressair (breakthrough the clutter) a dos concorrentes que muitas
vezes estão investindo mais dinheiro (share of investment) e acabam
por chegar a um número maior de clientes (reach) e também com maior
freqüência. (frequency).
Conhecer bem o púbico alvo nesta fase é fundamental para que o
volume de investimento possa impactá-los de forma eficiente, ou
seja, você pode comprar um “amplificador” só para você (roadblock),
o que custa caro, mas definitivamente será mais eficiente.
Um plano de comunicação eficiente deve cercar “orbitar”, o público
alvo, ou seja, deve- -se mapear com maior precisão possível os
“pontos de contato” com este público para GARANTIR AFINIDADE e
priorizar os investimentos no mix de comunicação EVITANDO DISPERSÃO.
Focar em táticas que tenham maior afinidade com o público alvo e
menor dispersão é fundamental para eficiência do plano.
O próximo passo é definir o conjunto de atividades que serão
destinados de forma equilibrada para cada um dos três pilares:
“construção da marca”, “geração de demanda” e ao “desenvolvimento
dos canais de vendas” e assim decidir quanto investir em cada um dos
três pilares conforme as prioridades da empresa.
Glossário: Desmistificando qualquer complexidade
* As palavras em inglês a seguir são simplesmente referência, já que
estas terminologias nasceram nos Estados Unidos, não representam
nenhum nível adicional de complexidade.
Mix de comunicação
Representa o conjunto de ferramentas que serão utilizadas num plano
de mídia.
Above the Line e Below the Line
É uma linha divisória entre ações relacionadas à mídia tradicional,
normalmente mídias de alto alcance (ver reach) versus atividade, não
mídia, que estão mais ‘próximas’ do contato físico com o publico
alvo. Ex. “above the line” – anúncios de TV, revista... “below the
line” – evento, material de ponto de venda, programas de afinidade.
Share of Voice
Representa o “nível de exposição” da empresa num determinado meio de
comunicação. Normalmente compara-se a empresa com outras empresas da
mesma indústria ou segmento de mercado
Exemplo: Quanto a "Empresa" aparece nas mídias versus seus
principais concorrentes ou ainda outras empresas que pertencem ao
mesmo ecossistema.
Break Through the Clutter
Representa a eficiência da criação e do planejamento de mídia. Em
todas as mídias a "Empresa" estará competindo pela atenção do
leitor. Tanto criação quanto plano de mídia devem buscar fazer com
que este leitor “pare” no anúncio da "Empresa".
Stopping Power
Capacidade de o anúncio impactar/parar do público alvo, atrair sua
atenção a ponto de fazer com que ele leia o anúncio.
Share of Investment (SOI)
Quantidade de investimento da "Empresa" relativa ao investimento
total da indústria.
Reach e Frequency
Percentual de pessoas, no target (afinidade com publico alvo
definido), atingidas por um plano de mídia, e o número de vezes que
será impactado na mídia.
IMPORTANTE
Considerações sobre “reach e frequency” - metodologia criada nos
anos 70. Os meios de comunicação de hoje, como a Internet por
exemplo e logo-logo a TV digital, não existiam naquela época.
Portanto este método deve ser seguido, quando seguido, com muita
cautela. - Não é uma regra que garante o sucesso do plano, muito
pelo contrário é uma regra que pode “queimar” literalmente seus
investimentos extremamente rápidos. - As agências tradicionais, que
seguem o modelo ultrapassado de montar um plano de mídia gostam
desta regra porque conseguem alocar maior volume de dinheiro em
ações tradicionais “above the line”, onde se cria um filme de TV,
por exemplo, e se gasta a maioria do investimento do cliente com o
mínimo esforço. Já o “below the line” dá trabalho, é menos rentável
e muito mais difícil de implementar. Na maioria das vezes que um
plano de comunicação não gera nenhum efeito é porque esta observação
importante foi negligenciada.
“Um plano de comunicação efetivo também deve mapear os hábitos dos
clientes para impactá-los durante seu dia”.
Exemplo : Público alvo é aqui representado pelo ‘Pedrinho’
1. Acorda pela manda e liga o rádio na estação de notícias
2. Dirige até o trabalho ouvindo rádio, numa via com muitos Outdoors
3. Chega ao trabalho e acessa o site de Noticias e Saúde
4. Lê seu jornal preferido.
5. Dá uma olhada na sua revista semanal e mensal que carrega na sua
pasta
6. Checa seu e-mail pessoal
7. Abre sua correspondência com várias malas diretas de várias
empresas
8. Volta do trabalho pela mesma via com Outdoors só que agora ouve
música
9. Chega em casa, liga TV para ver o jornal e assistir novela.
10. Depois da novela, vai ao cinema.
Nori Lucio Jr. é fundador da brandMe, consultoria especializada em
planejamento estratégico. - 20 anos de experiência na indústria de
tecnologia, com passagens pela gerência de marketing e comunicação
na Intel® e Microsoft®. Formado em marketing, com especializações no
Brasil e exterior, respondeu pelo desenvolvimento de vários projetos
relacionados a construção de marca, marketing & comunicação e
desenvolvimento de canais de venda no Brasil, América Latina e
Estados Unidos.