Plano de Marketing no Seu Plano de Negócios
Por José Dornelas
15/02/2007
Como fazer o Plano de Marketing do seu Plano de Negócios
1-Estratégia de Marketing A estratégia pode ser definida como a
ciência de planejar e dirigir operações em grande escala,
especificamente no sentido de manobrar as forças para as mais
vantajosas posições antes de agir. Em Marketing, a estratégia também
é muito importante, pois uma Estratégia de Marketing errada pode
destruir uma empresa/produto antes mesmo de ser implementada,
independente da qualidade do produto/serviço da empresa ser de alta
qualidade ou não. Quando se falar em Estratégia de Marketing,
deve-se ter em mente os chamados 4Ps do Marketing: Produto
(posicionamento), Preço, Praça (Canais de Distribuição) e Propaganda
e Promoção. A estratégia de vendas está relacionada diretamente com
a Estratégia de Marketing da empresa e procura estabelecer a maneira
como irá vender o produto/serviço com a finalidade de converter em
ações as estratégias estabelecidas. Para isto, se leva em conta os
4Ps mencionados:
2-Produto (Posicionamento) O posicionamento refere-se à maneira como
os consumidores percebem sua empresa e seu produto em relação à
concorrência. Os negócios se encontram agrupados demograficamente da
mesma maneira que os indivíduos. Os grupos podem incluir localização
geográfica, vendas anuais, número de empregados, número de anos no
ramo, setor ao qual pertence o negócio etc. O esforço de
posicionamento deve ser realizado no sentido de manter a imagem do
produto/serviço no mercado, segundo as políticas de posicionamento
previamente estabelecidas.
3-Preço O preço é uma ferramenta efetiva de marketing, pois afeta a
demanda, influencia a imagem do produto e pode ajudar a atingir o
seu mercado alvo. Ao considerar o preço a ser praticado é importante
saber que o preço não deve ser baseado na produção mais alguma
margem, como geralmente se faz. O preço depende do valor do seu
produto do ponto de vista do consumidor. O preço está relacionado ao
benefício percebido pelo consumidor. Faça as seguintes perguntas:
· De que maneira são estabelecidos os preços?
· Existe política de preços?
· Existe concorrência em preços?
· Existe valor percebido pelo consumidor?
· Os preços são baseados nos custos mais margem?
· Porque eles são diferentes dos da concorrência?
· Existe elasticidade de preços (efeito do preço sobre a quantidade
demandada) para seu produto?
· Existem estratégias de preços categorizadas em três áreas: margem
de lucro, vendas e metas de status quo. As estratégias que visam
margem de lucro incluem uma determinada porcentagem na sua
maximização e podem ser estabelecidas como porcentagem sobre vendas
ou como valor em moeda. As estratégias que visam metas de vendas,
incluem o estabelecimento de metas de volumes de venda, geralmente
são utilizadas para introduzir um novo produto em um novo mercado.
As estratégias que visam objetivos de status quo são utilizadas para
lidar com a concorrência em mercados amadurecidos, onde o preço é um
fator concorrencial determinante. Outras estratégias de preços são
utilizadas para atrair o consumidor mediante promoções especiais de
preço. Algumas delas são:
· Descontos
· Cupons de desconto: os cupons podem ser enviados diretamente aos
consumidores, através de jornais ou oferecidos nos pontos de vista.
Os cupons são utilizados para obter informações específicas dos
consumidores, através do preenchimento dos mesmos
· Descontos em vendas a prazo: são utilizados para as vendas a
crédito, mediante a opção de pagamento dentro de um período menor ao
oferecido no crédito. Por exemplo: um típico desconto pode ser
5/10;30, o que significa que o consumidor pode obter um 5% de
desconto se o pagamento é feito dentro de 10 dias, mas normalmente o
pagamento é para ser feito em 30 dias Outros métodos atuais de
vendas Existem outros métodos de vendas baseados na estratégia de
segmentação. Geralmente pratica-se:
· Marketing diferenciado: significa adequar o produto de maneira a
vender para dois ou mais segmentos de mercado previamente
estabelecidos. Com um mesmo produto, atender-se-ia a vários
segmentos de uma maneira diferenciada.
· Marketing concentrado: é a escolha de somente um segmento como
mercado alvo.
4-Praça (Canais de Distribuição) Os canais de distribuição
representam as diferentes maneiras pelas quais o produto é colocado
à disposição do consumidor. O propósito do processo de distribuição
é levar ao consumidor o que ele precisa. Existem duas maneiras de
vender o produto: através de vendas diretas e vendas indiretas:
Venda direta É a maneira mais usada de distribuição. Uma empresa
vende diretamente seus produtos através da sua equipe de vendas e
adicionalmente pode ou não controlar o processo de distribuição.
Existe8m empresas integradas verticalmente e que gerenciam toda a
cadeia produtiva, desde produção de matéria-prima, passando pela
produção até a distribuição. Outras empresas são integradas até a
produção, deixando os canais de distribuição em mãos de terceiros
mediante vendas indiretas. Existem vantagens e desvantagens ao
controlar os canais de distribuição, em função do grau de eficiência
de cada empresa. Para algumas pode ser vantajoso controlar a
distribuição; para outras pode ser va22ntajoso terceirizá-la. Venda
indireta A venda indireta é realizada usando a estratégia de canais
de distribuição. A empresa pode vender sua produção ao atacadista,
que por sua vez vende ao varejista e ele ao consumidor final. A
empresa também pode vender simultaneamente ao atacadista, varejista,
distribuidor e representante, usando diferentes preços dependendo da
estratégia de canal utilizada.
5-Propaganda e Promoção Fazer propaganda significa enviar diferentes
mensagens a uma audiência selecionada, com o propósito de informar
os consumidores, através da utilização de diferentes veículos de
comunicação, como rádio, TV, mala direta, outdoors, Internet,
displays em pontos de venda etc. A vantagem da propaganda é a
possibilidade da mensagem chegar ao mercado alvo em grande escala. O
custo da propaganda é bastante elevado, portanto avalie se existe o
propósito de fazer chegar a mensagem a um grande público. Promoção A
promoção é um estímulo ao marketing utilizada para gerar demanda do
produto ou serviço. O propósito da promoção é poder dizer ao público
que você tem aquele produto ou serviço que satisfaz a demanda do
consumidor. Os objetivos da promoção são: Informar Persuadir Lembrar
Alguns resultados que podem ser obtidos da promoção incluem: Aumento
nas vendas Aumento na participação de mercado Melhora da imagem da
marca Aumento do conhecimento do seu negócio Identificação de
vantagens competitivas Preparação do terreno para vendas futuras
Venda Pessoal É conhecida como venda pessoa a pessoa. A principal
vantagem da venda pessoal é a de permitir uma comunicação em duas
vias entre o representante de vendas e o cliente. Promoção de Vendas
É a técnica de vendas que inclui outros tipos de promoção como
apresentação de vídeo-tapes, demonstrações, brindes etc. O sucesso
não depende somente da maneira como se promove o negócio, também da
mensagem promocional. Publicidade Publicidade é a informação sobre
seu produto, a empresa ou serviço. Não necessariamente corresponde a
uma mensagem direta para o consumidor potencial. Geralmente a
publicidade não é um serviço pago diretamente pela aparição indireta
de diferentes meios publicitários ou eventos a um público que não
necessariamente faz parte do mercado-alvo mas pode de alguma maneira
ficar informado sobre a existência dos seus produtos.
6-Projeção de Vendas A projeção de vendas deve ser feita tendo como
base a análise de mercado e a estratégia de marketing da empresa.
Dessa forma, essa projeção será mais realista e terá maior
probabilidade de ocorrer conforme o planejado. Deve-se atentar para
o fato da sazonalidade, quando esta influi nas vendas, como por
exemplo, empresas que vendem enfeites natalinos. Portanto, uma boa
forma de se efetuar projeções de vendas é através de projeções
mensais em termos de volume de vendas e os preços praticados.
Prof. Dr. José Dornelas dornelas@planodenegocios.com.br