O Poder do Feedback
Por Evaldo Costa
12/04/2008
Você costuma dar feedback aos seus subordinados, pares e chefes?
Você recebe feedback deles? Você se considera competente na arte de
dar feedback? Pois saiba que dar feedback com maestria é uma
qualidade muito apreciada por todos e é uma das principais
características dos grandes líderes.
Saiba que dar feedback não significa somente criticar quando as
coisas não saem bem ou mesmo elogios exagerados. O feedback
produtivo é fruto da crítica e do elogio oportuno e sincero, ou
seja: no tempero certo. Um bom líder é aquele que se preocupa em dar
feedback diário aos seus colaboradores.
Lembre-se da importância do equilíbrio no processo de avaliação. Uma
boa tática é adotar a filosofia de Pareto, ou seja: para cada ponto
negativo três positivos.
Para otimizar o processo de feedback o ideal é a manutenção de
mecanismo de avaliação por mérito, assim, as pessoas se sentirão
acompanhadas e tenderão a reagir positivamente. Nele, o ideal é que
os objetivos (qualitativos e quantitativos) sejam aferidos e as
pessoas motivadas a melhorar as suas performances. Além disso, cabe
enfatizar que o envolvimento delas no processo de avaliação será
sempre de grande valia. Pois, se você pede a um colaborador para que
se avalie dando nota, por exemplo, de acordo com uma escala de 1 a
10, certamente, será mais fácil iniciar a sua parte já que agora
você possui uma base por onde começar.
Os critérios devem ser transparentes a todos da empresa. Para ser
eficaz você deve começar dando feedback sobre o que eles deixaram
escapar. Depois exalte os pontos positivos e, finalmente, encerre
com um elogio para manter o clima otimista.
Como você sabe, devemos recorrer ao feedback visando, também, a
motivação da equipe. Nesse contexto, uma dica importante para lhe
render muita admiração é elogiar não apenas os resultados, mas
também os esforços. Quando a sua equipe perceber que você respeita
sua dedicação ela tenderá a sentir-se mais comprometida e disposta a
lutar pelos objetivos traçados. Diga a eles algo do tipo: “parabéns
desta vez você se superou...” e poderá comprovar que os milagres
existem. Lembre-se: um reconhecimento sincero é uma grande fonte de
energia. Faça isso e terá um exército de pessoas dispostas a
defender suas idéias.
Uma outra dica que poderá lhe render muitos dividendos na busca pela
liderança eficaz será chamar os colaboradores pelo nome enquanto
você estiver conversando com eles. Daí a importância de você decorar
imediatamente o nome de todos os membros de sua equipe. Agindo
assim, você perceberá que todos responderão mais entusiasticamente
aos seus apelos.
“Não existe vitamina verbal mais potente que um elogio”
Frederick Harris
Lembre-se de que os elogios podem ocorrer no face a face, por
e-mail, cartão ou até mesmo em pequenas lembranças. Mas,
independente da forma, perderá todo o seu encanto se for repetido
freqüentemente. Para produzir os efeitos desejados, o elogio precisa
ser específico e sincero e revelará resultados exuberantes quando
for dado em público. Já a crítica sempre deverá ocorrer em
particular. Cultive o hábito de dizer calorosamente algo do tipo:
“Fulano (chamando-o pelo nome), obrigado por você ter...” ao invés
de dizer apenas obrigado e virar as costas.
Pense nisso e muito sucesso,
Evaldo Costa é Escritor, Consultor, Conferencista e Professor. Autor
dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”,
“Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro
“Gigantes das Vendas”