Ponto de Vista
Por Tom Coelho
03/04/2003
“O pessimista reclama do vento,
o otimista espera que ele mude,
o realista ajusta as velas.”
(Sabedoria Chinesa)
Era uma vez uma indústria de calçados aqui no Brasil que
aproveitando-se das políticas de incentivo do governo ao comércio
exterior decidiu desenvolver um projeto de exportação de sapatos
para a Índia.
Como se sabe, o consumidor é um dos principais fatores a serem
analisados por uma empresa em fase de expansão a novos mercados.
Assim, a presidência da empresa decidiu enviar dois de seus
principais executivos a dois grandes centros comerciais, Nova Deli e
Bophal, para análise do potencial de consumo.
Após alguns dias de pesquisa, um dos executivos enviou um e-mail
para a Diretoria no Brasil com suas impressões, dizendo: "Senhores,
cancelem o projeto de exportação de sapatos para a Índia. Aqui
ninguém usa sapatos."
Sem ter conhecimento dos termos da mensagem enviada por seu colega,
o segundo executivo encaminhou, poucos dias depois, a seguinte
mensagem: "Senhores, tripliquem o volume exportável previsto em
nosso projeto de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos,
ainda....".
Esta parábola é exemplar para demonstrar como tudo, em nossas vidas,
é uma questão de prisma, de ponto de vista. Possivelmente você já
deve ter sido perguntado sobre como enxerga um copo com água pela
metade: encontra-se ele meio cheio ou meio vazio?
Obstáculos surgem para todos, a todo momento. E muitas pessoas devem
a grandeza de seu caráter aos obstáculos que tiveram que enfrentar e
vencer. Fluindo como a água, que contorna lentamente as condições
desfavoráveis e que se move vigorosamente tão logo o curso certo se
apresenta.
A adversidade é necessária. Sem a oposição do vento, a pipa não
consegue subir...
Tom Coelho, com graduação em Economia pela FEA/USP, Publicidade pela
ESPM/SP e especialização em Marketing pela MMS/SP, é empresário,
consultor, escritor e palestrante, Diretor da Infinity Consulting,
Diretor do Simb/Abrinq e Membro Executivo do NJE-Fiesp.