Por que os Clientes Compram?
Por Carlos Alberto de Faria
18/09/2007
"A razão é usada para pensar,
a emoção para comprar."
Alan Weiss
RESUMO:
"O que leva o seu cliente, pessoa física ou pessoa física,
representando pessoa jurídica, comprar?
O que o conduz à compra?
A resposta a estas perguntas contém a essencialidade do marketing e
das vendas."
A pergunta título deste artigo é aquela cuja resposta é a mais
procurada pelos empreendedores, empresários, pessoal de marketing e
vendas.
A resposta, que aqui apresentamos, é a aplicação do que se conhece
no estado da arte deste conceito-ação. Ou seja, é um resumo do que
se pensa e do que se faz nas empresas de ponta.
Vamos caminhar, nesta nossa apresentação, tentando mostrar os
diversos conceitos que há sobre o assunto, tentando vender um livro.
Um livro tanto pode ser entendido como um produto e suas
características físicas, pois:
- tem dimensão,
- tem quantidade de páginas,
- tem encadernação,
- tem uma capa,
- etc. e tal;
como também pode ser entendido como um serviço, pois também:
- transmite conhecimento,
- proporciona diversão,
- facilita a troca de experiências,
que são essencialmente intangíveis, características fortes dos
serviços.
Esse livro exemplo ensina você, empreendedor, ou empresário, ou
estudante a elaborar e executar, de forma prática, um plano de
marketing para o seu empreendimento ou a sua empresa, nem que seja a
dos seus sonhos.
1º) A primeira e mais antiga abordagem para a venda deste livro é a
descrição das suas CARACTERÍSTICAS:
O que são CARACTERÍSTICAS?
Características: o que o serviço ou produto tem ou é.
Vejamos um exemplo de como se usou as CARCTERÍSTICAS para vender:
"Este livro, finamente produzido, entrega a você os passos para a
elaboração e a implantação do marketing na sua empresa."
Este é um conceito que, há pouco tempo atrás, estava em debate e
permeava as propagandas: o que vende são as características do
produto ou a emoção do comprador em potencial? A última ganhou este
debate.
É malhar em ferro frio destacar características. Revejam a frase de
Alan Weiss, que inicia este artigo.
Comprar, neste contexto, não quer dizer somente a troca de dinheiro
por um produto ou serviço, mas também se comprometer com idéias ou
ideais, engajar-se em projetos, entre outros.
2º) A evolução das CARACTERÍSTICAS passou pela apresentação das
VANTAGENS que estas CARACTERÍSTICAS propiciam ao cliente.
O que são VANTAGENS?
VANTAGENS: o que as características podem proporcionar aos clientes.
Vejamos um exemplo de como se usou VANTAGENS para vender:
"Este livro de grande durabilidade provê as informações necessárias
e suficientes para você fazer e acompanhar o plano de marketing da
sua empresa."
Note que ainda estamos descrevendo o serviço ou produto, muito
embora já estejamos dizendo para o que as CARACTERÍSTICAS servem,
mostrando a utilidade dessas CARACTERÍSTICAS.
Mas o que as VANTAGENS trazem de bom para os seus clientes
potenciais?
A resposta a é dada pela 3º abordagem.
3º) As VANTAGENS representam algo que o cliente possa usufruir, algo
que ele queira, necessite, precise, deseje, almeje.
Esse "algo" são os BENEFÍCIOS que o cliente obtém com a sua oferta.
As VANTAGENS se transformam em BENEFÍCIOS visíveis e percebidos
pelos clientes, ficando então assim:
O que são BENEFÍCIOS?
BENEFÍCIOS: o que as características e vantagens produzem de útil e
desejado para o cliente.
Vejamos um exemplo de como se usa BENEFÍCIOS para vender:
"Este livro coloca em suas mãos ações para que sua empresa se
destaque no mercado."
Aqui já se começa a "falar" a linguagem do cliente potencial, já se
começa a despertar a sua atenção pelo que ele deseja (BENEFÍCIOS),
não pelo que estamos tentando vender (CARACTERÍSTICAS e VANTAGENS).
4º) Os BENEFÍCIOS produzem o que o cliente deseja: RESULTADOS ou
SOLUÇÕES.
O que são RESULTADOS e SOLUÇÕES?
RESULTADOS e SOLUÇÕES: o que as características atendem ou
proporcionam em termos das necessidades do cliente.
Vejamos um exemplo de como se usa RESULTADOS e SOLUÇÕES para vender.
"Este livro trará o sucesso duradouro para a sua empresa."
Apesar destes termos, RESULTADOS e SOLUÇÕES, estarem presentes no
mercado, em muitas tentativas de se capturar a atenção dos clientes,
eles são mal utilizados, frequentemente, pois continuam a focar o
que as empresas fazem:
- Soluções em TI;
- Os resultados em comércio exterior;
E não os BENEFÍCIOS que os clientes podem obter, como por exemplo:
- aumentamos a velocidade e os lucros dos nossos clientes;
- o mercado mundial batendo à porta da sua empresa.
Note que as frases imediatamente acima mostram o "ganho" que os
clientes obtêm. Por esta razão elas, efetivamente, capturam a
atenção dos seus clientes potenciais, por uma simples razão: essas
frases falam do que os empresários e empreendedores querem, falam a
língua deles.
A diferença básica está aqui:
- o primeiro conjunto de frases fala o que a sua empresa faz:
- Soluções em TI;
- Os resultados em comércio exterior;
- o segundo conjunto de frases fala o que o seu cliente obtém:
- aumentamos a velocidade e os lucros dos nossos clientes;
- o mercado mundial batendo à porta da sua empresa.
Falar dos BENEFÍCIOS, dos RESULTADOS e das SOLUÇÕES é o que estamos
vivendo em nosso mercado brasileiro. E como vimos, em muitos casos,
de forma mal aplicada...
No entanto, já há outra corrente, a corrente que diz que não basta
prestar um serviço de qualidade que exceda as expectativas do
cliente, há que se gerenciar a experiência do cliente com o seu
serviço ou produto.
Gerenciar a experiência é trabalhar com sentimentos e emoções...
Chegamos então à quinta e última abordagem.
5º) Gerenciar o processo de obtenção de BENEFÍCIOS, RESULTADOS e
SOLUÇÕES para propiciar uma experiência única, indescritível e
prazerosa ao cliente; este é o próximo passo.
O que é EMOÇÃO?
Emoção: trazendo vivência do processo de obtenção de BENEFÍCIOS,
RESULTADOS e SOLUÇÕES para capturar o cliente pela emoção.
Vejamos um exemplo do uso da EMOÇÃO para vender:
"Aquele sucesso que você tanto procurou, está aqui, ao alcance das
suas mãos. Viva este sucesso e mantenha o livro sempre junto a
você!"
Esta é a razão pela qual a sua ida a um supermercado, daqui a uns
meses será uma diversão: música ao vivo, palestras com produtores,
aulas com nutricionistas, painéis com informações, etc., farão com
que a sua simples ida a compra em um supermercado seja uma
experiência inesquecível...
Este é o processo que faz com que os seus clientes sejam a melhor
propaganda da sua empresa, é fazer com que eles sejam os testemunhos
vivos e ativos, e a mais barata e eficaz das propagandas para a sua
empresa.
Neste ponto você já não tem mais clientes, você formou parceiros
comprometidos com objetivos comuns; onde cada um ajuda no sucesso do
outro.
Concluindo:
Você não vende o que você faz. Você vende:
- Benefícios,
- Resultados,
- Soluções,
- Emoções e
- Realização de Sonhos;
para os clientes que buscam isso!
Os seus clientes compram na busca de Benefícios, Resultados,
Soluções, Emoções e Realização de Sonhos para eles.
Portanto deixe de vender o que você faz, e passe a vender o que os
seus clientes buscam!
Duas mudanças ocorrem com isto:
- a sua comunicação com o mercado muda: você comunica o que os seus
clientes querem e obtém através dos seus serviços; e
- o foco do seu trabalho muda: você não trabalha para você, você
trabalha para o cliente.
Estas diferenças são as diferenças que fazem diferença para a sua
empresa galgar os degraus do sucesso.
Como este assunto é:
- básico em quaisquer atividades de marketing,
- um dos mais esquecidos ou negligenciados na comunicação
empresarial,
- o âmago para a compreensão de todas as atividades do marketing;
Carlos Alberto de Faria é sócio diretor da Merkatus - Fonte:
Merkatus