Por que os Clientes Não Compram?
Por Carlos Alberto de Faria
18/09/2007
"A punição que os bons sofrem,
quando se recusam a tomar parte do governo,
é viver sob o governo dos maus."
Platão
RESUMO:
"O que faz com que os meus clientes que não compram?
Por que, aquilo que eu acreditava que venderia muito, não vende?
Quantos empreendedores e empresários vão dormir e acordam com esta
pergunta na cabeça?
A resposta a esta pergunta vale, frequentemente, o valor do
investimento de uma vida, e tem a dimensão do seu sonho irrealizado.
A busca à resposta a esta pergunta é motivada por certezas pessoais,
pela pressa e pelas percepções, que na cabeça de algunss,
empreendedores e empresários, viram verdades inquestionáveis.
Eles crêem fortemente nessas percepções e "certezas", mas o mercado
é implacável: o que não tem valor não vende e o que não mostra valor
não vende também!
O SEU MERCADO...
O primeiro motivo pelo qual os seus clientes não compram é você
estar tentanto vender para as pessoas erradas. O público que você
está tentando vender, com muito esforço e poucos resultados, não tem
o mínimo interesse na sua oferta.
Uma solução possível ocorre quando há um outro público interessado
em sua oferta.
O pior, quando não há solução, quando não há escapatória, é quando a
sua oferta não tem um público interessado.
A SUA OFERTA...
Um segundo motivo é a sua oferta não oferecer valor aos olhos do seu
público alvo. O público alvo está correto, mas a sua oferta não
apresenta razões que levem este público a comprar a sua oferta.
Neste caso você tem que reformular a sua oferta, a sua proposta de
valor, para que o seu cliente potencial veja, perceba e admire a sua
oferta, a tal ponto de gerar uma mudança, de fazer com que ele aja,
de estimular a ação de comprar.
Se for este o seu caso, o problema pode ser resolvido com a
reformulação da sua oferta.
A SUA ABORDAGEM E O SEU PROCESSO DE VENDA...
Uma terceira possibilidade pode ainda estar ocorrendo: a sua
aproximação para efetuar a venda e o seu processo de compra e venda
podem conter falhas.
Pressões de caixa, ansiedade e desconhecimento de como o seu cliente
compra, onde compra e o que o leva à compra podem estar ocorrendo.
A pré-compra segue três passos conhecidos:
- as pessoas compram de quem elas conhecem;
- as pessoas compram de quem elas confiam; e
- as pessoas só compram de quem lhes dê segurança.
Até aqui, até o 3º passo, o seu cliente potencial somente comprou
"você" como uma opção de fornecedor.
Somente após passar por estes três passos é que você pode tentar
entrar num processo de compra e venda da sua oferta. Antes disso
você está fadado ao insucesso. Tão mais fadado ao insucesso quanto
mais intangível for a sua oferta e quanto maior o valor percebido
que o seu cliente tem que investir na compra da sua oferta.
Enfim:
- "Por que os seus clientes não compram?"
Estas são as respostas a esta pergunta simples:
1. Você está vendendo para as pessoas erradas. O seu público-alvo é
outro.
2. A sua oferta não tem valor para o seu público-alvo.
3. O seu processo de venda ou não é adequado para o seu público-alvo
ou para a sua oferta, ou ainda ambos.
Finalmente, dentre estas três opções, pode estar ocorrendo qualquer
subconjunto delas. Qualquer que seja o seu caso, ele pode ter uma
solução simples, mas não necessariamente fácil.
E, você tenha esta certeza: se há algo errado entre você e o
mercado, você é que vai ter que mudar.
O sucesso do seu empreendimento depende, sempre, da sua dedicação,
da sua produção de suor para vencer este desafio.
Carlos Alberto de Faria é sócio diretor da Merkatus - Fonte:
Merkatus