O Posicionamento
Por Frederico Rafael Vargas Rocha
24/02/2007
Para Ries e Trout (2002, p. 2), o posicionamento é o que se realiza,
a princípio, na mente do cliente em potencial, ou seja, diz respeito
a um conjunto de ações que permite ao cliente desenvolver uma
determinada percepção de um produto, pretendida pela empresa.
O posicionamento é também o primeiro conjunto de idéias que enfrenta
os problemas encontrados para se fazer ouvir em uma sociedade com
excesso de comunicação. Reflete a imagem da marca, a interpretação e
a classificação da marca na mente e no coração do consumidor, o que
se pensa e se diz dela.
Na teoria do posicionamento, isto é, o produto/marca deve ser
tratado como uma pessoa, tem que ter uma personalidade própria e
distinta. Foi inicialmente desenvolvida pelo publicitário David
Ogilvy presidente da Ogilvy & Mather Advertising na década de 60,
porque, até então, falava-se em produtos e não em marcas.
Posteriormente, esta teoria foi aperfeiçoada por outros
publicitários.
Já na década de 1970, Al Ries e Jack Trout deram a esta teoria um
caráter muito mais abrangente através do livro Posicionamento: Uma
batalha pela sua mente. Estes autores analisam a história recente da
comunicação de marketing falando na Era do Produto, na Era da Imagem
e na Era do Posicionamento. A Era do Posicionamento ressalta a
importância de uma estratégia para se ocupar um lugar na mente e no
coração das pessoas.
Das estratégias de Marketing existentes: concorrenciais ou
competitivas e de desenvolvimento e de fidelização; o posicionamento
está dentro das estratégias competitivas juntamente com as
comparativas, financeiras, promocionais e de imitação
(LENDREVIE,1996).
Frederico Rafael Vargas Rocha é administrador
e-mail: frederico_funcionalcard@yahoo.com.br