Procuram-se idéias
Por Gisela Kassoy
20/10/2007
Dos programas de sugestões aos sistemas de idéias, das equipes
multidisciplinares aos empreendedores corporativos, as empresas não
param de criar formas de obter idéias de seus colaboradores. Faz
sentido: elas são necessárias para reduzir custos, para trazer
soluções, para inovar.
E você sabe o quanto será valorizado se oferecer boas propostas.
Mas talvez você ignore como obter essas idéias. Em meu trabalho com
criatividade e inovação, reuni algumas diretrizes que podem ajudá-lo
em sua busca. Aproveite!
OLHE PARA DENTRO
Preste atenção aos detalhes – Eles tendem a passar desapercebidos,
mas são preciosos, principalmente quando buscamos melhorias e
redução de custos. Veja um bom exemplo de uma companhia aérea: ela
suspendeu o Martini durante os vôos matinais ao perceber que poucos
passageiros o pediam nesse horário. Foram eliminadas, portanto, as
azeitonas, que, além de perecíveis, exigiam um espaço extra na
geladeira. Parece pouco, e, de fato, é, mas gera uma economia de
milhões de dólares em um ano.
Conheça melhor o seu negócio – No livro Ideas Are Free (Idéias são
de graça, tradução livre), os consultores norte-americanos Alan
Robinson e Dean Schroeder dão um belo exemplo de como funcionários
de uma instituição para pessoas idosas tiveram boas idéias para
atender os residentes depois de estudarem sobre o Mal de Alzheimer.
Os portadores dessa doença costumam perambular sem destino e – no
caso citado – acabavam indo para a cozinha ou lavanderia, lugares
potencialmente perigosos para eles. Ao descobrir que esses pacientes
evitam pisos escuros, pois os confundem com buracos, os atendentes
optaram por pintar o chão de preto nas áreas onde os pacientes não
deviam entrar.
Assim, estude, pesquise, saiba mais, muito mais do que o seu
know-how específico.
Pesquise problemas – Problemas são fáceis de detectar, pois eles
estão à mostra. Entretanto, para criar soluções é preciso vê-los com
um espírito construtivo, com vontade de resolvê-los. Como os
problemas tendem a afetar muita gente, todos serão gratos.
OLHE PARA FORA
Observe as exceções – É bem provável que por trás de uma exceção
haja um problema a ser evitado ou uma oportunidade a ser
aproveitada. Por exemplo, uma solicitação diferente de algum cliente
pode indicar um novo nicho de mercado.
Busque idéias em outros universos – Quantas boas idéias, quantas
inovações de fato lucrativas se podem ter trazendo idéias já
consagradas de outros segmentos? A Springer Carrier, por exemplo,
inovou sua estratégia de marketing trazendo do mundo da decoração a
idéia do show-room .
Consulte outras pessoas – Para um bebê, ver seu pai sair voando é
tão natural como vê-lo acender a luz. Pessoas não oriundas do seu
ramo de atividade não sabem o que é possível ou não. Assim, podem
dar sugestões novas, questionar velhos paradigmas ou dar idéias de
fato inexeqüíveis, mas que contêm partes que podem ser aproveitadas.
Ouça os clientes - Nem sempre eles darão idéias prontas, mas com
certeza darão muitos indícios sobre suas necessidades. Esteja
atento.
Ter idéias não é difícil, nem toma tempo. Basta acreditar no seu
potencial e estar alerta.
Gisela Kassoy - Consultoria em Criatividade -
www.giselakassoy.com.br