Publicidade na WEB. Porque anunciar no site do bairro??
Por Paulo Roberto Kendzerski
18/12/2002
Muitas empresas nos perguntam se a publicidade na WEB dá retorno a
quem anuncia.
Esta pergunta é respondida citando um exemplo. Cito o caso da pessoa
que entra numa loja de carros e pergunta: “quanto custa um carro?”
Quanto custa um carro? Depende do modelo, do uso do veículo, da
necessidade que ele irá atender, responderá o consultor da loja de
veículos, correto?
Na Internet tem sido levantadas várias questões que consideramos
importante uma análise mais detalhada.
Publicidade na WEB dá retorno??
Depende. Depende onde estamos investindo. Depende a quem pretendemos
atingir.
Qual o nosso público-alvo e onde ele está localizado são duas
perguntas que precisam ser respondidas antes, bem antes de
definirmos onde iremos realizar publicidade on-line.
Temos observado várias empresas, principalmente de E-Commerce que
anunciam em grandes portais, mas que possuem uma área de atuação bem
restrita.
Um exemplo que sempre utilizo (sem citar a empresa, por questões
éticas) é uma loja virtual ligada a um grande grupo no RS que faz
uma forte campanha na mídia on-line em um grande portal com atuação
nacional.
A publicidade “convida” o internauta a comprar produtos desta
empresa. Ao clicar no banner, o internauta é levado a sua loja
virtual, onde para surpresa de muitos, a entrega é restrita a apenas
alguns bairros de Porto Alegre (sede desta empresa).
Neste momento, paramos para refletir e nos perguntamos: “Porque uma
empresa que só faz entrega em uma determinada cidade anuncia num
Portal com atuação regional/nacional ?”.
A resposta pode ser encontrada na falta de conhecimento das pessoas
que são as responsáveis pelo Planejamento de Marketing Digital das
empresas.
É mais fácil convencer o diretor a investir em publicidade nos
grandes portais, pois eles trazem para o WEBsite milhares de
pageview.
Caso não haja aumento de vendas pela loja virtual, o mesmo
“responsável” irá alegar que a Internet ainda não está madura, que o
internauta ainda não consome este tipo de produto, por causa da
segurança, etc, etc...
Mas....
...que a marca da empresa está sendo vista por milhares de usuários.
Ao meu ver a marca realmente está sendo fixada na mente do
internauta, mas não de forma agradável. Vocês acreditam que um
internauta ao clicar no banner desta empresa, acessar seu WEBsite,
escolher o produto desejado e depois perceber que ele não vai poder
receber, pois esta empresa ainda não efetua entrega em todos as
cidades vai ficar contente com aquela marca?
Sinceramente eu acredito que esta ação vai contra a imagem desta
empresa. Dificilmente o internauta irá um dia retornar aquele
WEBsite. Neste momento perdeu-se um potencial cliente para o resto
da vida.
Dois pontos a serem analisados quando se pensar em publicidade na
Internet:
1.) Identificar quais os WEBsites que possuem afinidades junto ao
seu público-alvo, aumentando as possibilidades de obtenção da
atenção deste internauta;
2.) Identificar quais as regiões onde este WEBsite atinge uma maior
parcela de usuários, que podem ser atingidas de forma mais eficiente
com seu marketing digital.
De nada adianta fazer publicidade no WEBsite com a maior audiência
do Planeta se meus produtos só podem ser entregues em determinada
região ou o custo para enviar estes produtos para ele torna-se
proibitivo.
Eu sempre sugiro nos projetos desenvolvidos pela nossa empresa que
se faça uma pesquisa nos WEBsites do bairro, da cidade, da região,
por afinidades para se mapear todas as possibilidades de
publicidade.
Com certeza anunciar no site da própria cidade onde a empresa está
inserida irá aumentar seu market-share, pois o internauta já conhece
aquela empresa, tem confiança naquela marca, poderá sugerir para
outros potenciais clientes, trazendo ao WEBsite não só aumento nos
pageviews mas principalmente mais vendas.
Afinal de contas, 77% das pessoas que compram na WEB acessam
WEBsites de empresas que já conhece (*).
Pense nisto na hora de montar seu Plano de Marketing Digital.
O que? Sua empresa ainda não desenvolveu seu Plano de Marketing
Digital ??
Bom. Isto é assunto para o próximo artigo.
(*) Pesquisa Web Shoppers (Outubro a Dezembro/2001)
Paulo Roberto Kendzerski é Consultor em E-Business, especializado em
comércio eletrônico.