Qualidades do Profissional do Futuro
Por Paulo Henrique G. de Freitas
05/03/2008

É público e notório as mudanças no mercado de trabalho. As empresas passaram nos últimos 30 anos por uma intensa revolução, que trouxe ao mercado novas atitudes, comportamentos e exigindo uma administração mais ousada e pró-ativa, para sustentar os negócios.

Acompanhando essa revolução, estão as pessoas, que querem fazer parte deste mercado, ou mesmo aqueles que desejam manter-se vivo em um cenário tão disputado. A mudança no comportamento humano nas organizações tem dado a algumas empresas destaque nos negócios, outras, com uma administração mais conservadora, tem perdido espaço e encontrado dificuldades para gerir suas atividades e lutar com a concorrência.

Todos esses fatores implicam nas mudanças das atitudes do profissionais. O mercado de trabalho exige atualmente um profissional dinâmico, e que tem como seu ponto forte três habilidades fundamentais, são elas: habilidades técnicas, humanas e conceituais.

Podemos dizer que habilidades técnicas, estão diretamente relacionadas com a qualificação do profissional e seu preparo para enfrentar o mercado de trabalho. É o conhecimento adquirido por um profissional nos cursos de aperfeiçoamento, faculdade, ou mesmo nos livros ou nas pesquisas on-line.

As Habilidades Humanas, estão ligadas ao relacionamento inter-pessoal de um indivíduo, não só em seu ambiente de trabalho, mas principalmente, com os amigos, família e sociedade. Esta habilidade credencia um novo modelo de profissional para o mercado de trabalho, dando a este o privilégio de aprender com os outros e ajudando a estabelecer uma rede de contatos (network) que pode ser muito útil para o crescimento profissional.

A terceira habilidade é chamada de conceitual. Seria a junção da qualificação profissional (técnica), e da capacidade de se relacionar com pessoas no trabalho, que forma um profissional, promovendo a este mais controle de suas próprias emoções, maior capacidade de tomar decisões, afinidades pelo trabalho em equipe e até mais entusiasmo para enfrentar as atividades do dia-a-dia.

O mercado mudou muito nos últimos anos, mas ele continua cobrando das pessoas, empenho, determinação e garra para lutar por objetivos e metas, essenciais a vida das organizações. Cabe ao profissional assimilar esta cobrança como algo útil a vida e que pode contribuir diretamente para alcançar suas metas pessoais.


Paulo Henrique G. de Freitas, Consultor, Professor da Universidade do Vale do Acaraú, instrutor técnico da Microlins - Centro de Formação Profissional. Formação: Turismólogo e Especialista em Administração e Marketing.