A Realidade do Mercado Farmacêutico
Por Fernando Italiani
25/05/2002
As empresas de hoje devem urgentemente repensar suas estratégias de
marketing e atuação dentro de seus mercados.
Atualmente as empresas não trabalham mais em mercados onde haviam
poucos concorrentes com suas condutas quase sempre previsíveis.Hoje
os concorrentes estão focados tanto na penetração como na expansão
de seus mercados.
Os avanços tecnológicos permitem que os produtos sejam lançados num
tempo cada vez mais curto onde conseqüentemente o seu ciclo de vida
também será mais curto, forçando os profissionais do marketing a
buscar meio de maximizar a aceitação e venda destes.
O futuro das empresas farmacêuticas tem como dois de seus pilares
principais a rentabilidade e o seu pipeline, pois a introdução de
novas drogas permite aumenta a rentabilidade e faz com que as
empresas tenham fôlego para suportar possíveis estratégias de preço
mais agressivas no resto de sua linha
Este investimento pesado em Pesquisa e Desenvolvimento ou até mesmo
em parcerias saudáveis com outras empresas , busca possibilitar o
lançamento no mercado de drogas inovadoras e de alta visibilidade
para obterem uma melhor performance a longo prazo.
A internet mudou a forma de treinamento dos seus funcionários, a
forma de vender de seus produtos e principalmente a forma de
encontrar informações para as nossas necessidades
Um fator que existia no passado era a fidelidade do cliente. Isto já
não existe mais O número de produtos similares e a massificação nas
prestações de serviços deixam ao cliente a possibilidade de escolher
qual a melhor opção, as vezes pelo melhor preço e por vezes pelos
benefícios propostos.
Diferenciais do passado hoje se tornaram situação básica para a
permanência de uma empresa ou produto no mercado. Um exemplo
clássico desta afirmação é a qualidade de um produto farmacêutico.Os
clientes(médicos e consumidores finais) já pressupõem que os
produtos promovidos pelos laboratórios e farmácias tenham qualidade
.
A entrada dos medicamentos genéricos veio para realizar mudanças na
abordagem mercadológica da maioria das empresas. A promoção da
qualidade mais uma vez é colocada em xeque pois os testes de
bioequivalência e biodisponibilidade exigidos para esta classe de
medicamentos e a sua aprovação pelo ministério colocam os genéricos
no mesmo patamar de qualidade dos produtos inovadores.
A evolução dos preços dos medicamentos também está passando por
mudanças significativas,onde análises interessantes podem ser
observadas
Um estudo realizado pela UNICAMP mostra que os preços dos
medicamentos sobem mais quanto maior for a taxa de crescimento dos
salários do setor e também quando os líderes de mercado estão
perdendo participação para substitutos ou similares, indicando que
as marcas líderes estão preferindo atuar num segmento de mercado
menos elástico a preço, aquele que reluta mais em substituir a marca
pioneira por um similar ou genérico.
Os medicamentos similares e genéricos, por sua vez, reduzem o preço,
como proporção do preço do líder de mercado e também frente a
entrada de novos competidores,mas elevam este preço quando ganham
participação frente ao líder.
Existe um planejamento para os próximos 3 anos que os produtos
genéricos tenham 30% do mercado .Esta participação juntamente a
concorrência cada vez mais acirrada leva a todas as empresas a
otimizar ao máximo sua verba promocional, voltando suas ações para
serviços inovadores e que realmente agreguem valor aos seus
clientes.
O marketing moderno coloca abaixo o conceito de venda praticado no
passado ,onde as empresas simplesmente colocavam seus produtos no
mercado ,havia uma verba promocional ,uma capacitação básica da
força de vendas e “naturalmente” o produto era vendido
Portanto, os profissionais de marketing hoje tem que desempenhar
funções complexas como:
- Conhecer o mercado em que desejam atuar para poderem estabelecer
as melhores estratégias
- Identificar as necessidades dos clientes e adequar seus produtos e
serviços a estas necessidades
- Identificar preços que possibilitem lucratividade para a empresa e
ao mesmo tempo ser competitivo dentro do mercado em que atua
- Estabelecer medidores da atuação no mercado
A palavra mais ouvida dentro das empresas e que se tornou prioridade
é a Diferenciação. Como podemos diferenciar nosso produto do
concorrente? Como tirar o meu produto do conceito de commodity? Como
podemos estabelecer um relacionamento a longo prazo com nossos
clientes para que eles nos vejam como alguém “único”.
A orientação dos negócios é agora voltado ao marketing e ao cliente
e não mais ao custo de produção e ao produto.
O relacionamento com o cliente deve ser cada vez mais próximo,onde
ouvir é o verbo mais utilizado pelas empresas de sucesso. No
conceito de clientes não estão incluídos somente a classe médica ou
os consumidores finais do produto mas também e principalmente os
funcionários das empresas.
O comprometimento de todos dentro de uma instituição é ponto chave
na implementação das estratégias de uma companhia pois através dela
surgem novas idéias, novos mecanismos de feedback e uma melhor
qualidade e quantidade nos serviços prestados.
O governo também estabelece diversas mudanças nas leis que regem o
setor farmacêutico, com modificações importantes que passam desde o
estabelecimento de novas regras para a promoção até as normatizações
dos registros de produtos farmacêuticos.Os profissionais deste setor
devem estar muito bem esclarecidos sobre todas elas para não
sofrerem surpresas , até mesmo da concorrência,que está utilizando
este novo cenário como mais uma arma para sobrepor seus adversários