Relacionamento Empresarial
Por Vera Cavalcanti
03/11/2002
O Homem precisa comunicar-se bem tecer a palavra e o gesto;buscar a
harmonia dos sons; lapidar a forma e a beleza das imagens;
colocar-se no lugar do outro; pulverizar idéias antigas; reavaliar
crenças e valores; transmutar-se e escolher os caminhos mais
viáveis, para alcançar a mente e o coração dos ouvintes.
Quanto mais penso nisso, mas acho que vale a pena resgatar o papel
fundamental da comunicação no contexto empresarial.
A comunicação é um processo inexorável, verbal ou não verbal,
intencional ou não intencional, a comunicação acontece. Certamente,
a necessidade de comunicação é inerente ao ser humano, assim, o
processo de interação está presente em toda a organização e é o que
mais influi no rumo das atividades e nos seus resultados.
A interação entre as pessoas afeta o funcionamento de cada um e de
todos gerando um clima emocional muito próprio daquela empresa ou
daquele grupo, criado a partir das relações entre seus membros,
levando-os à atitudes de colaboração e cooperação ou de competição e
conflitos.
Trabalhar em equipe, formar grupos, falar e ser entendido, propor
idéias e ser acolhido parecem desafios ainda a serem vencidos neste
milênio.
Nosso cotidiano é preenchido por pequenos atos comunicativos que
refletem o ser humano que somos. Falhas na comunicação provocam
conflitos e improdutividade e espalham ressentimentos. Traduzir bem
nossas mensagens, realizar ligações coerentes entre o pensar,
planejar, transmitir e agir nos torna mais preparados para a solução
de conflitos interpessoais.
No campo das organizações, a comunicação é matéria prima essencial
ao sucesso de qualquer empreendimento. O que mais parece dificultar
a compreensão do comportamento humano nas organizações é a
insistente tendência de abordagem predominantemente racional.
Incontestavelmente os seres humanos não funcionam à feição de
máquinas isoladas dispostas lado a lado. Não se pode mais relegar a
um plano inferior a importância do diálogo, da coerência verbal e
não- verbal. Um excelente comunicador não é necessariamente um
líder, mas, com certeza, um líder precisará desenvolver recursos
para a utilização correta do processo comunicativo.
Competência interpessoal parece ser a chave para o sucesso do
entendimento e da eficácia para se atingir resultados através das
pessoas.
Assim...comunicar-se com eficácia é viabilizar relações autênticas
pautadas na compreensão e no diálogo. No entanto, as palavras são
secas e estéreis até que possamos transformá-las em idéias vivas,
expressas através da lógica e da emoção. Essencialmente existem dois
tipos comunicação: a objetiva e a subjetiva.
A comunicação objetiva transmite dados, informações, números,
diagramas, gráficos proporcionando ao outro melhores condições de
análise, julgamento e ação.
A comunicação subjetiva trata de questões intangíveis e expressa os
sentimentos que temos a respeito da pessoa com quem falamos, a
respeito da situação que está sendo vivida ou a respeito do assunto
que falamos.
Na prática, os aspectos subjetivos da comunicação têm um peso muito
maior do os objetivos para determinar a boa recepção da mensagem. No
entanto, a maioria de nós não se preocupa com os aspectos subjetivos
da comunicação. Tentamos ser claros, diretos, objetivos, planejamos
o que vamos informar mas, geralmente deixamos de lado qualquer
cuidado com que vamos transmitir a respeito de nós mesmos.
Em resumo: a comunicação eficaz é a combinação da capacidade de
cativar e obter credibilidade do ouvinte, através da comunicação
subjetiva consciente e da capacidade de informar e argumentar,
através da comunicação objetiva.
O segredo do relacionamento empresarial eficaz, gerando, gerindo e
mantendo uma rede de relacionamentos produtivos está na busca da
coerência entre verbo e ação. Está na sinceridade com que cada um se
coloca diante da empresa, do trabalho, da equipe, dos clientes
enfim, do mundo à sua volta...está em VOCÊ!