Sem
Planejamento não se vai a lugar
algum
Por Marco Antonio Meira
13/10/2008
Antes de mais nada deixe-me contar uma história: Sou uma pessoa fascinada pelo esporte, mais especificamente das corridas de rua e das “bikes”. Considero-me uma pessoa ativa, que pratica as corridas de forma regular e as pedaladas também. Corro cerca de 30 a 40 quilômetros toda semana e outros 40 ou 50 de pedaladas, tudo pelo amor ao esporte e à vida saudável. Participo de provas de corridas e já tenho uma coleção de medalhas.
Tudo começou quando decidimos, eu e mais dois amigos também adeptos das corridas e pedaladas, que iríamos pedalar 180 quilômetros por estrada, de São Paulo à Aparecida. A decisão foi tomada por impulso e não nos preocupamos com nada, afinal de contas temos condicionamento físico e vontade, nada poderia nos deter. Partimos as seis horas da manhã rumo à nossa aventura e com a incrível arrogância de achar que cobriríamos os 180 Km em 10 horas. Não nos preocupamos com absolutamente nada: as condições do percurso, subidas e descidas, o clima, os pontos de parada, o vento e outras coisas mais que poderiam afetar na conquista de nosso objetivo. O resultado desta aventura foi que após 30 quilômetros percorridos tive uma câimbra na panturrilha (batata da perna) após terminar uma longa subida, com um forte vento contra, exigindo um esforço redobrado. Continuamos por mais 30 quilômetros, buscando forças não sei de onde, até que as câimbras afetaram toda a perna, as duas pernas, travando totalmente o que nos obrigou a abandonar o desafio após 60 quilômetros percorridos.
Moral da história: Não houve planejamento. Por mais condições físicas e vontade que tivéssemos, deveríamos ter planejado melhor, ter conhecido o percurso antes, ter feito um treinamento específico para longas distâncias e considerado todos os obstáculos que encontraríamos pelo caminho. O resultado foi o abandono antes da metade do desafio.
Com os negócios é a mesma coisa. Empreender não é simplesmente achar que sabe o que está fazendo, ter muita vontade e certeza que dará certo. Para empreender e obter resultados é necessário muito mais do que isso. É necessário PLANEJAMENTO.
Planejar um negócio ou fazer um PLANO DE NEGÓCIOS, é colocar no papel tudo o que pode acontecer durante a execução, levar em consideração tudo o que pode dar errado e não achar que tudo será um mar de rosas. Um PLANO DE NEGÓCIOS é o primeiro documento da futura empresa. Ele sistematiza informações práticas e atualizadas para a concretização de um projeto e prevê a solução para os problemas que poderão surgir.
Montar um PLANO DE NEGÓCIOS não é tarefa muito difícil. Inclusive existem vários modelos prontos que se pode encontrar na internet, obviamente são modelos mais simples. Mas ter modelos e exemplos disponíveis para download não quer dizer que você tenha tudo resolvido. Pelo contrário: um bom PLANO DE NEGÓCIOS mistura informações sobre os processos do negócio em si (características, partes envolvidas, oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos), previsões e projeções financeiras, análise do negócio, do mercado, fornecedores, concorrentes, parceiros, previsão do fluxo de caixa, necessidades de capital… Em resumo: dados, dados, dados! Você precisa obtê-los de forma atualizada e suficientemente precisa, caso contrário o seu plano de negócios pouco valerá, e você poderá abandonar seu empreendimentyo antes de alcançar sua meta ou objetivo.
Lembre-se que um bom PLANO DE NEGÓCIOS é aquele documento que convence você, seus possíveis sócios, os investidores ou colaboradores de que o seu negócio ou empreendimento será viável e trará lucro e vantagens para todo mundo.
Existem cinco ítens que não podem faltar em um bom PLANO DE NEGÓCIOS:
1- O NEGÓCIO EM SI. O que é? Quais produtos ou serviços serão oferecidos? Por que você acha que o seu negócio é um bom negócio? Quais são as razões? Quais são as oportunidades que você pretende explorar?
2- A ADMINISTRAÇÃO. Quem vai administrar o novo negócio? Quantos funcionários ou colaboradores serão necessários? Qual a experiência necessária deste capital humano? Qual será a remuneração e as atividades de cada um? Qual será a estrutura organizacional? Qual a missão e a visão da nova empresa?
3- O MERCADO. Quem são os seus clientes em potencial? Onde eles estão? Como você irá fazer para atraí-los (PLANO DE MARKETING). Dê exemplos desses clientes em potencial. Por que eles farão negócios com você? Quem são seus concorrentes? Quais os concorrentes de maior sucesso? O que eles fazem para este sucesso? Quem serão seus fornecedores e parceiros? Qual será seu nicho de mercado? Qual será sua atuação geográfica? Qual o seu diferencial competitivo? O que você vai agregar de valor ao seu produto ou serviço que o diferenciará dos concorrentes? Só não me venha dizer que é o atendimento, isso é obrigação e todos fazem..
4- ECONOMIA E FINANÇA. Qual será o investimento inicial? Qual será a fonte do Capital? Projetar os investimentos para um período de dois anos, trimestralmente. Projeção de fluxo de caixa, mensalmente para o primeiro ano. Determinar o PONTO DE EQUILÍBRIO, ou seja, quantos negócios serão necessários para atingir o equilíbrio entre o faturamento e as despesas mensais. Em quanto tempo você espera alcançá-lo? Em quanto tempo será amortizado todo o investimento inicial na empresa? Liste todas as suas fontes financeiras e em potencial. Quais são suas garantias para estas fontes?
5- MAPAS. Crie um mapa ou gráficos do estado atual. Faça uma previsão de todos os problemas que a empresa poderá encontrar durante o seu caminho e quais serão as soluções para estes problemas. Quais serão as dificuldades que surgirão? Como ultrapassá-las?
A grande dificuldade de se montar um PLANO DE NEGÓCIOS é o fato de se tratar de algo que ainda não aconteceu. É trabalhar com informações subjetivas e não com estatísticas reais. Para você montar um bom PLANO DE NEGÓCIOS seria muito importante conhecer informações de negócios similares com números reais e por aí tomar suas decisões.
Lembre-se: sem um perfeito planejamento e conhecimento de todos os problemas que enfrentará, é muito certo que o seu novo negócio fará parte das estatísticas do Sebrae, onde 95% das empresas criadas, quebram em menos de 5 anos de fundação.
Marco Antonio Meira é Consultor de Marketing e Vendas
www.signcomputer.com.br
Por Marco Antonio Meira
13/10/2008
Antes de mais nada deixe-me contar uma história: Sou uma pessoa fascinada pelo esporte, mais especificamente das corridas de rua e das “bikes”. Considero-me uma pessoa ativa, que pratica as corridas de forma regular e as pedaladas também. Corro cerca de 30 a 40 quilômetros toda semana e outros 40 ou 50 de pedaladas, tudo pelo amor ao esporte e à vida saudável. Participo de provas de corridas e já tenho uma coleção de medalhas.
Tudo começou quando decidimos, eu e mais dois amigos também adeptos das corridas e pedaladas, que iríamos pedalar 180 quilômetros por estrada, de São Paulo à Aparecida. A decisão foi tomada por impulso e não nos preocupamos com nada, afinal de contas temos condicionamento físico e vontade, nada poderia nos deter. Partimos as seis horas da manhã rumo à nossa aventura e com a incrível arrogância de achar que cobriríamos os 180 Km em 10 horas. Não nos preocupamos com absolutamente nada: as condições do percurso, subidas e descidas, o clima, os pontos de parada, o vento e outras coisas mais que poderiam afetar na conquista de nosso objetivo. O resultado desta aventura foi que após 30 quilômetros percorridos tive uma câimbra na panturrilha (batata da perna) após terminar uma longa subida, com um forte vento contra, exigindo um esforço redobrado. Continuamos por mais 30 quilômetros, buscando forças não sei de onde, até que as câimbras afetaram toda a perna, as duas pernas, travando totalmente o que nos obrigou a abandonar o desafio após 60 quilômetros percorridos.
Moral da história: Não houve planejamento. Por mais condições físicas e vontade que tivéssemos, deveríamos ter planejado melhor, ter conhecido o percurso antes, ter feito um treinamento específico para longas distâncias e considerado todos os obstáculos que encontraríamos pelo caminho. O resultado foi o abandono antes da metade do desafio.
Com os negócios é a mesma coisa. Empreender não é simplesmente achar que sabe o que está fazendo, ter muita vontade e certeza que dará certo. Para empreender e obter resultados é necessário muito mais do que isso. É necessário PLANEJAMENTO.
Planejar um negócio ou fazer um PLANO DE NEGÓCIOS, é colocar no papel tudo o que pode acontecer durante a execução, levar em consideração tudo o que pode dar errado e não achar que tudo será um mar de rosas. Um PLANO DE NEGÓCIOS é o primeiro documento da futura empresa. Ele sistematiza informações práticas e atualizadas para a concretização de um projeto e prevê a solução para os problemas que poderão surgir.
Montar um PLANO DE NEGÓCIOS não é tarefa muito difícil. Inclusive existem vários modelos prontos que se pode encontrar na internet, obviamente são modelos mais simples. Mas ter modelos e exemplos disponíveis para download não quer dizer que você tenha tudo resolvido. Pelo contrário: um bom PLANO DE NEGÓCIOS mistura informações sobre os processos do negócio em si (características, partes envolvidas, oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos), previsões e projeções financeiras, análise do negócio, do mercado, fornecedores, concorrentes, parceiros, previsão do fluxo de caixa, necessidades de capital… Em resumo: dados, dados, dados! Você precisa obtê-los de forma atualizada e suficientemente precisa, caso contrário o seu plano de negócios pouco valerá, e você poderá abandonar seu empreendimentyo antes de alcançar sua meta ou objetivo.
Lembre-se que um bom PLANO DE NEGÓCIOS é aquele documento que convence você, seus possíveis sócios, os investidores ou colaboradores de que o seu negócio ou empreendimento será viável e trará lucro e vantagens para todo mundo.
Existem cinco ítens que não podem faltar em um bom PLANO DE NEGÓCIOS:
1- O NEGÓCIO EM SI. O que é? Quais produtos ou serviços serão oferecidos? Por que você acha que o seu negócio é um bom negócio? Quais são as razões? Quais são as oportunidades que você pretende explorar?
2- A ADMINISTRAÇÃO. Quem vai administrar o novo negócio? Quantos funcionários ou colaboradores serão necessários? Qual a experiência necessária deste capital humano? Qual será a remuneração e as atividades de cada um? Qual será a estrutura organizacional? Qual a missão e a visão da nova empresa?
3- O MERCADO. Quem são os seus clientes em potencial? Onde eles estão? Como você irá fazer para atraí-los (PLANO DE MARKETING). Dê exemplos desses clientes em potencial. Por que eles farão negócios com você? Quem são seus concorrentes? Quais os concorrentes de maior sucesso? O que eles fazem para este sucesso? Quem serão seus fornecedores e parceiros? Qual será seu nicho de mercado? Qual será sua atuação geográfica? Qual o seu diferencial competitivo? O que você vai agregar de valor ao seu produto ou serviço que o diferenciará dos concorrentes? Só não me venha dizer que é o atendimento, isso é obrigação e todos fazem..
4- ECONOMIA E FINANÇA. Qual será o investimento inicial? Qual será a fonte do Capital? Projetar os investimentos para um período de dois anos, trimestralmente. Projeção de fluxo de caixa, mensalmente para o primeiro ano. Determinar o PONTO DE EQUILÍBRIO, ou seja, quantos negócios serão necessários para atingir o equilíbrio entre o faturamento e as despesas mensais. Em quanto tempo você espera alcançá-lo? Em quanto tempo será amortizado todo o investimento inicial na empresa? Liste todas as suas fontes financeiras e em potencial. Quais são suas garantias para estas fontes?
5- MAPAS. Crie um mapa ou gráficos do estado atual. Faça uma previsão de todos os problemas que a empresa poderá encontrar durante o seu caminho e quais serão as soluções para estes problemas. Quais serão as dificuldades que surgirão? Como ultrapassá-las?
A grande dificuldade de se montar um PLANO DE NEGÓCIOS é o fato de se tratar de algo que ainda não aconteceu. É trabalhar com informações subjetivas e não com estatísticas reais. Para você montar um bom PLANO DE NEGÓCIOS seria muito importante conhecer informações de negócios similares com números reais e por aí tomar suas decisões.
Lembre-se: sem um perfeito planejamento e conhecimento de todos os problemas que enfrentará, é muito certo que o seu novo negócio fará parte das estatísticas do Sebrae, onde 95% das empresas criadas, quebram em menos de 5 anos de fundação.
Marco Antonio Meira é Consultor de Marketing e Vendas
www.signcomputer.com.br