Serviços - O que Você Precisa Saber a Respeito
Por Anderson Hernandes
04/10/2007
Os serviços estão presentes na vida de todas as pessoas e mudaram
profundamente as percepções delas em relação aos produtos e aos
próprios serviços. As pessoas de tanto conviver com os serviços,
passaram a comprar produtos em virtude dos serviços agregados e não
mais simplesmente pelo produto. Olhe a sua volta e veja quanto os
serviços foram incorporados no seu dia a dia.
Por exemplo: Vamos ao restaurante para saborear uma boa comida, mas
quase tudo que compramos são serviços. Logo que chegamos já temos o
serviço de estacionamento com manobrista. Dificilmente você estaria
lá se tivesse de deixar seu carro a duas quadras do restaurante.
Entramos no restaurante e somos recebidos por uma recepcionista
atenciosa que lhe dá diversas opções como: local da mesa, fumantes
ou não fumantes, próximo de janela ou próximo do corredor, você
escolhe. Sentamos e garçom faz o pedido através de um pda,
utilizando tecnologia wireless, agilizando o tempo de atendimento,
fechamento da conta e precisão do pedido.
Aproxima-se o somelier e apresenta a carta de vinhos, ele oferece
sugestões e você aproveita para tirar suas dúvidas sobre os vinhos
oferecidos. O vinho chega, lhe é apresentado a garrafa, a rolha e a
degustação e pacientemente ele aguarda sua aprovação. A sua volta,
existe um gama de serviços disponíveis: O fraldário para a troca de
fraldas do seu filho, o televisor de plasma, o banheiro que abre a
porta e abre e fecha a água tudo sem automaticamente, precisar fazer
nada. Lá dentro você encontra de tudo disponível, de fio dental,
anti-séptico bucal a absorventes higiênicos.
Por fim, você começa a comer a entrada, o prato principal e a
sobremesa. Tudo fechado com o habitual cafezinho. Um minuto para
recebê-la a conta, outros vários “muito obrigados” pelo caminho e o
seu carro com as portas carinhosamente abertas para você. Bem, com
tudo isso, o que de fato estamos comprando? Será que é somente o
jantar? É claro que não. Compramos um jantar recheado com um
conjunto de serviços agregados que fazem toda a diferença na hora de
decidirmos aonde vamos levar nossa família.
Sim, os serviços foram incorporados ao nosso dia a dia e isso
provocou profundas mudanças na forma como as empresas oferecem seus
produtos aos seus prospectivos clientes. A alguns anos atrás os
shoppings centers tinham como objetivo principal de oferecer as
principais lojas que interessam o consumidor. Com isso dava-se foco
nas lojas ancoras e os serviços eram muito pouco valorizados. Mas a
estrutura inicialmente projetada não atende hoje aos desejos e
exigências do consumidor moderno. Ele quer muito mais e por isso os
shoppings centers estão se tornando num centro de lazer. E lá
encontramos de tudo: Parque de diversão, cinemas de última geração,
teatro, pistas de patinação, cursos gratuitos, bancos, academias de
ginásticas, massagens, laboratórios de analises clinicas, internet
sem fio e muito mais outros serviços.
Os principais shoppings centers da cidade de São Paulo, por exemplo,
estão investindo significativamente na ampliação e reestruturação
das suas instalações para atender aos novos desejos dos
consumidores.
Empresas antenadas com esse novo perfil consumidor passaram a tirar
proveito dessas mudanças. Elas oferecem produtos com foco no
serviço. Aliás a palavra “produto” foi abolida do vocabulário
empresarial, pois o consumidor não mais compra produtos, ele compra
soluções, conveniência, bem estar e outras coisas mais. Diante de
disso, você vê as empresas vendendo equipamentos de informática e
oferecendo, garantia estendida e serviço de entrega e instalação,
com acréscimos de valores, relativamente baixos, mas que geram
grandes recursos para as empresas, alem de terem uma tributação
inferior da tributação para os produtos vendidos.
E as empresas de serviços?
Engana-se quem pensa que somente as empresas comerciais foram
influenciadas pelas mudanças ocorridas nos serviços agregados. As
empresas de serviços tiveram de se ajustar para oferecer mais
serviços agregados dentro do pacote de serviços oferecidos. Costumo
dizer que minha decisão de cortar o cabelo sempre no mesmo lugar não
está atrelada ao corte em si, porque meu cabelo não tem nenhum
segredo especial, mas priemeiramente a maravilhosa massagem que
recebo no momento da lavagem do cabelo. Logo em seguida, vem a
atenção dada pela cabelereira, que sempre pergunta sobre minha
família, elogia minha filha e sempre tem anotado o ultimo dia que
estive lá, fazendo algum comentário a respeito. Bem, nem preciso
dizer que para onde ela vai trabalhar e vou também como cliente.
Tratando-se de serviços, costumo chamar esses serviços agregados de
“serviço do serviço”. Nosso desafio como gestores é identificar
quais serviços agregados trarão bem estar, conveniência e melhores
soluções aos nossos clientes. Aliás, solução é a bola da vez em
serviços. O consumidor procura solução acima de tudo, por isso nosso
foco deve ser na solução e não no serviços em si, ou seja, o que
conta é o beneficio oferecido ao consumidor e a percepção dele em
relação a esse beneficio.
Necessidades X desejos
O principio básico do ponto de vista de marketing é que uma empresa
deve ser criada visando atender uma necessidade de mercado. Mas a
palavra necessidade pode confundir-se com outra palavra importante
em marketing que é a palavra desejo. Nem sempre o que o mercado
possui ou o que a empresa pretende atender é uma necessidade. Isso
se dá porque a necessidade é algo que nos dá pouca opção.
Exemplificando isso, pense numa empresa que recebe uma citação de um
processo trabalhista. Bem, a contratação de um advogado para
preparar uma defesa é necessidade, pois ignora-la traria, na maioria
dos casos, sérios prejuízos a empresa. Mas, dentro do atendimento a
essa NECESSIDADE a empresa encontra diversas empresas que oferecem a
mesma SOLUÇÃO só que com serviços agregados que atendem os DESEJOS
do cliente. Com base nisso podemos notar como três importantes
palavras utilizadas em marketing podem ser aplicadas neste contexto.
Erroneamente as empresas de serviços oferecem apenas serviços ao
mercado, desconhecendo que na verdade o mercado procura por
soluções. Isso nos faz compreender, que boa parte do processo para o
atendimento à necessidade do cliente é, na verdade, pouco relevante
no momento do fechamento da venda em comparação com a compreensão
por parte do cliente de que temos a solução para o seu problema.
Esse é um erro comum por parte dos prestadores de serviços
profissionais. Na verdade eles focam demasiadamente no detalhamento
do processo ao invés de na solução. Analisando o exemplo que acabei
de dar de um advogado trabalhista, para o cliente, pouco importa as
fases do processo e como será conduzido pelo advogado, bem como
quando e onde o advogado preparará a defesa. O que conta é o
resultado de tudo isso, mais precisamente a SOLUÇÃO do problema. Aí
vemos quantos advogados ficam dando a receita do bolo ao cliente,
como se todos os clientes tivessem a capacidade de abstrair tudo o
que foi dito, e logo depois de dedicar um longo tempo falando sobre
todos os passos que serão tomados, ouve o cliente dizer que vai
pensar, posteriormente tomam conhecimento que o cliente levou o
serviço para outro profissional. Aí ouço as perguntas: Mas como ele
pôde fazer isso? Expliquei tudo para ele e ele simplesmente fez isso
comigo? O detalhamento da execução dos serviços não é mais
importante do que a solução do problema.
No caso dos desejos, é importante explicar que muitos dos serviços
que oferecemos na verdade não são necessidades e sim desejos.
Normalmente, tudo o que oferecemos adicionalmente ao serviço
principal poderemos determinar como o atendimento a desejos do
cliente. Existe uma relação direta entre os valores cobrados pelos
serviços e os desejos atendidos. Quanto maior for o desejo atendido,
maior será a possibilidade de cobrarmos mais pelos nossos serviços.
Serviços adicionais oferecidos demandam um acréscimo no custo, porém
valorizam os serviços e permitem cobrar um preço maior.
O ciclo de vida do cliente
Muitas coisas no mundo têm começo meio e fim. Em alguns desses casos
falamos de tempo de vida, levando em consideração o período entre o
dia em que se nasce e o dia em que se morre. Isso ocorre com
animais, plantas e infelizmente até com pessoas. Quando alguns
desses morrem podemos dizer nada mais pode ser feito e não raro
surgem àqueles espantos comuns de nós que não esperávamos que isso
pudesse acontecer. Mas novamente cabe mencionar que nestes casos
nada mais pode ser feito para se reverter a morte. Esse conceito foi
sabiamente aplicado em marketing quando falamos de clientes. Os
clientes não nascem facilmente, demandam esforço para se iniciar seu
ciclo de vida, mas também não são eternos e esse ciclo de vida pode
ser rompido, porem diferentemente das pessoas, o cliente pode ser
ressuscitado, ainda que não signifique que podemos tratar nossos
clientes com desdém e depois esperar ressuscitá-los.
O conceito de ciclo de vida do cliente nos ajuda a entender como que
é possível aumentar a lucratividade da empresa e a sua participação
de mercado. Muitas empresas de serviços investem alto na prospecção
de novos clientes e desapercebem que esses clientes estão entrando
por uma porta e saindo por outra, ou até mesmo se apercebem, mas
pensam que enquanto estiver entrando mais clientes do que está
saindo isso significa que estão sendo bem sucedidos. Comumente ouço
empresários justificarem isso quando perdem um cliente. Mas perder
um cliente não deve ser aceito pelos empresários com base neste
raciocínio porque isso demonstra que existe algo de errado com a
organização. E é justamente quando perdemos um cliente ou quando nos
desfazemos dele, que o ciclo de vida desse cliente se interrompe.
Menciono desfazer porque nem sempre todos os clientes são lucrativos
ou comercialmente desejáveis para a organização e, portanto, ela tem
o direito de desfazer desses clientes.
É importante mencionar que os motivos que nem sempre os motivos que
levam nossos clientes a deixarem nossa empresa estão diretamente
ligados aos problemas com a qualidade dos nossos serviços. Muitas
vezes o problema está na percepção do cliente em relação aos
serviços, aos preços praticados incompatíveis com a capacidade
financeira do cliente, disponibilidade do cliente para pagar por
tais serviços ou até mesmo porque os serviços da organização são
destinados a outro público alvo, diferente desse cliente que
deixou-a.
Mas o desafio da nossa empresa de serviços é gerar valor para o
cliente de forma a criar um relacionamento que possa perdurar o seu
ciclo de vida na organização. Quando falamos de relacionamento isso
nos faz pensar em um vinculo, assim como o vinculo que criamos com
uma pessoa que temos uma amizade ou até com aquela pessoa com quem
nos casamos. Para que o relacionamento seja duradouro, muitos
fatores estão envolvidos e ambos dos envolvidos neste relacionamento
devem contribuir para esse relacionamento. Se em algum momento,
alguma das partes perder o interesse em manter esse relacionamento,
possivelmente esse relacionamento será rompido. Esse desgaste é que
leva, na vida real, a muitos casamentos a romperem. Analogias à
parte, de modo similar, quando uma das partes do relacionamento
prestador de serviço e cliente deixa de fazer a sua parte,
conseqüentemente o desgaste pode contribuir para o rompimento e em
conseqüência disso o término do ciclo de vida do cliente. Assim como
em nossa vida pessoal, para mantermos o relacionamento com nossos
clientes é fundamental que invistamos nele, proporcionando ao
cliente experiências agradáveis que gerarão maior satisfação.
O estreito relacionamento com o cliente trás muitos benefícios para
os profissionais. A aproximação com o cliente, minimiza as
possibilidades de perda de clientes. Os clientes tendem a contribuir
mais para a qualidade dos serviços, pois têm mais liberdade de expor
suas opiniões e fornecer sugestões sobre os serviços prestados. Por
isso a importância de recebermos o feedback do cliente.
O relacionamento estreito com os clientes está diretamente
relacionado também com a comunicação aberta com o cliente. O cliente
sente-se seguro quando recebe informações do seu prestador de
serviço profissional. Isso atua diretamente na mente do cliente. É
muito comum tratando-se de serviços profissionais a ocorrência de
atrasos na execução dos serviços. Tais atrasos são motivados por
fatores que muitas vezes o profissional não tem controles sobre
eles. A ausência de feedback muitas vezes é considerada pelo
profissional como algo comum, até porque ele está acostumado com
tais atrasos, mas o cliente não tem a mesma sensibilidade neste
assunto. Assim, o cliente, não raro, sente-se inseguro quanto aos
serviços prestados e passa até mesmo a questionar a confiabilidade
do profissional. Tudo isso poderia ser evitado se o profissional
proativamente mantivesse o cliente bem informado sobre tudo que se
passa em relação ao andamento do serviço que está sendo realizado,
deixando claro inclusive os fatores que influenciam diretamente
neste andamento.
Como o serviço é algo intangível, muitas informações são perdidas ao
longo dos contatos com os clientes. Muitas empresas sabiamente
aprenderam que deveriam gerenciar melhor essas informações e por
isso mudaram seu modo de lidar com elas. Hoje dispomos de tecnologia
que permite gerenciar adequadamente as informações sobre os nossos
clientes. O melhor modo é a utilização de softwares de gerenciamento
de serviços, processos, contatos e informações. Com isso pode-se
detalhar o andamento dos processos de execução dos serviços,
detalhes sobre o cliente, informações sobre tudo o que foi
previamente conversado e outras informações úteis. Essas ferramentas
estão disponíveis em softwares de CRM, por exemplo.
Quase tudo o que se relaciona com ciclo de vida do cliente está
relacionado com detalhes, por isso as empresas de serviços devem
investir no aprimoramento dos detalhes. Mas, é preciso concordar que
não é nem um pouco fácil para essas empresas preocupar-se com os
detalhes, pois falta, em muitos casos, uma postura voltada para o
marketing. Muito se fala sobre marketing, mas na verdade ainda muito
pouco as empresas de serviços conhecem sobre esse assunto. Até
porque a literatura aplicada a serviços ainda é muito pouca.
Como lidar com a intangibilidade dos serviços?
Os serviços se caracterizam pela sua intangilidade. Eles não podem
ser armazenados, muitos deles são desfrutados no momento em que são
prestados, como o caso de massagens, cortes de cabelos e outros,
apresentando assim sua característica de perecibilidade. Outros são
de difícil identificação sobre sua real necessidade e resultado. Por
exemplo, para a maioria dos serviços profissionais de contabilidade,
advocacia e outros, não raro, o cliente tem dificuldade de
identificar todo o resultado do serviço.
Com tantas características incomuns aos produtos, como é que podemos
tangibilizar nossos serviços? Bem, os serviços devem ser apoiados
por características tangíveis. Por isso a instalação, a arrumação,
organização, marketing pessoal das pessoas que tem contatos com o
cliente e todo material impresso entregue ao cliente pode contribuir
para isso. O cliente busca, mesmo sem se aperceber disso,
características tangíveis nos serviços. Diante disso, o site da
empresa de serviços deve ser cuidadosamente elaborado. Deve ter uma
aparência, combinação de cores e estilo adequado a imagem que
queremos transmitir aos nossos clientes. Já vi muitos excelentes
profissionais que não sabiam transmitir uma imagem adequada aos seus
prospectivos clientes e com isso tinham dificuldades de serem
valorizados.
Por fim, um fator principal para a tangibilização dos serviços
prestados é a indicação e o testemunho de outros consumidores.
Quando outros clientes, comunicam abertamente sobre os benefícios
obtidos por adquirir seus produtos e serviços, pode ter a certeza
que eles serão grande influenciadores na decisão de compra dos
serviços, por isso temos de incentivar a propaganda “boca a boca”.
Com certeza, muito se pode falar sobre marketing de serviços e nem
há espaço para se dizer tudo o necessário para revolucionar seus
serviços, mas esses conceitos aqui, quando aplicados, trazem
resultados importantes para as empresas de serviços profissionais.
Portanto, olhe a sua volta e veja que quase tudo se resume a
SERVIÇOS!
Anderson Hernandes é escritor e palestrante com alto poder de
motivação e influencia sobre os ouvintes, o que o torna um excelente
investimento para o treinamento da sua equipe. Sua formação em
contabilidade e marketing, além do MBA Executivo e MBA em gestão de
negócios pela ESPM e mais de cem programas de extensão no Brasil e
no exterior agregou um conhecimento fundamental para aplicar em seus
treinamentos por todo o Brasil. Com ampla experiência na direção de
outsourcing (www.tactus.com.br) e os diversos livros e dezenas de
artigos publicados o torna um profissional diferenciado e capacitado
para proporcionar um treinamento.