Sou o Cliente que não volta mais
Por Gilclér Regina
25/01/2007
Quero aproveitar este espaço para refletir sobre este maravilhoso
discurso de Sam Walton, fundador do WAL MART, fazendo a abertura de
um programa de treinamento para seus funcionários.
Lembro aqui que as empresas que foram criadas por este homem vieram
do absolutamente nada, uma micro empresa que teve seu início nos EUA
e que hoje é o maior faturamento do planeta além de ser a maior rede
de varejo do mundo.
Diz o seu discurso, com algumas adaptações nossas em palavras do
nosso tempo, conforme segue abaixo:
Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e
pacientemente espera... Enquanto o garçom faz tudo, menos o meu
pedido.
Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado... Enquanto os
vendedores terminam suas conversas particulares.
Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a
buzina... Mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura
do seu jornal.
Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial...
Parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando
apenas ser notado.
Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as
recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e
espera.
Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de
uma peça... Mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários
trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem
não me ver.
Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do
tipo que nunca cria problemas.
Engana-se. Sabe quem eu sou? Eu sou o cliente que nunca mais volta!
Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de
toda ordem... Para levar-me de novo à sua empresa.
Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era
apenas... A pequena gentileza, tão barata, de me prestar um pouco
mais de cortesia.
Uma frase de Sam Walton que ficou famosa diz assim: “Clientes podem
demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo,
simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar ".
Alerta: As empresas jogam um caminhão de dinheiro fora investindo em
publicidade, oferecendo o melhor produto e não investem uns poucos
milhares em treinamento para atender melhor.
As pesquisas dos últimos anos dizem que 96% dos clientes não
reclamam, apenas mudam!
Espero que o exemplo de Sam Walton e suas palavras possam ajudar a
melhorar o atendimento dos vendedores e a cortesia das pessoas...
Pensar sai barato, não custa nada!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e
exterior. autor de livros e CD's que já atingiram a marca de 4
milhões de unidades comercializadas. Realiza mais de 100 palestras
por ano em Convenções de Empresas. Tem formação em Dinâmica Humana
pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American
Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento
e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa
CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. É também
articulista de aproximadamente 300 revistas, jornais e sites. Uma
pessoa de origem humilde que tornou-se um dos Conferencistas mais
procurados para os eventos e convenções no Brasil. Site:
www.ceag.com.br