Tendência de Marketing
por Daniel Portillo Serrano
20/04/2006

A análise e acompanhamento de uma tendência de Marketing é o fator fundamental para determinar o sucesso ou fracasso de uma organização. A tendência, ao contrário de uma moda, é um processo contínuo que tem durabilidade.

Para Philip Kotler, "Tendência é uma direção ou seqüência de eventos que ocorre em algum momento e promete durabilidade" (Kotler, Philip 1998)

Um exemplo de tendência é a música no formato MP3. É inegável que o número de usuários está crescendo vertiginosamente. Dessa forma, as empresas que acompanharem essa tendência se darão melhor no mercado do que aquela que ainda acham que os CDs, na sua concepção atual ainda terão vida longa. Analisando essa tendência, então, vários segmentos poderão se adiantar aos seus concorrentes.

-Os fabricantes de Software lançando gravadores e reprodutores MP3;

-Os fabricantes de Hardware lançando processadores mais rápidos, placas de som mais precisas e HDs maiores para o armazenamento;

-Gravadoras lançando a Mídia em MP3;

-Provedores oferecendo as músicas neste formato, e,

milhares de outros exemplos

John Naisbitt, um especialista em tendências, divulgou no final dos anos 80 quais seriam as Mega-Tendências para a década de 90. Vejamos se este Guru estava certo ou não. No seu livro Megatrends 2000 ele identificou 10 tendências que governariam os anos 90:

1. O crescimento e consolidação da globalização da economia;

2. O Ressurgimento das Artes;

3. O aparecimento do Socialismo e do mercado livre;

4. A globalização do estilo de vida;

5. O crescimento dos países do Pacífico;

6. A privatização dos sistemas de saúde e previdência;

7. O Aumento de liderança do sexo feminino;

8. O aumento acentuado da área biológica;

9. A renovação religiosa;

10. A vitória do Indivíduo.

Não é necessário dizer, que, dependendo do ponto de vista, Naisbitt conseguiu prever as tendências para os dez anos seguintes (e muitas delas prevalecem até hoje). Empresas que se anteciparam e previram esse futuro, certamente se deram bem.

A análise de tendências pode se resumir ao mercado como um todo ou a partes dele. Assim, de acordo com o que se precisa, não há a necessidade de se fazer exercícios para tentar entender todas as tendências, mas apenas aquelas que influenciarão nosso negócio.

 

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .