Teoria de Mc Gregor (Teoria X e Teoria Y)
por Daniel Portillo Serrano
24/09/2000

 

A teoria de Mc Gregor é um conjunto de dois extremos opostos de suposições. Estes conjuntos foram denominados "X" e "Y". Por esse motivo, também é conhecida pelo nome de "Teoria X e Teoria Y". O pesquisador apresentou pela primeira vez este trabalho em 1960, no seu livro "The Human Side Of Enterprise" (O Lado Humano do Empreendimento).

Para Mc Gregor, se aceitarmos a teoria "X", e nos comportarmos de acordo com ela, as pessoas se mostrarão preguiçosas e desmotivadas. Já se aceitarmos a teoria "Y", as pessoas com quem interagimos se mostrarão motivadas.

 

As duas teorias conforme Mc Gregor

TEORIA X

  • O homem médio não gosta do trabalho e o evita;

  • Precisa ser forçado, controlado e dirigido;

  • Resiste a mudanças

  • Prefere ser dirigido e tem pouca ambição;

  • Busca apenas a segurança.

TEORIA Y

  • O dispêndio de esforço no trabalho é algo natural;

  • O controle externo e a ameaça não são meios adequados de se obter trabalho;

  • |O homem exercerá autocontrole e auto-direção, se suas necessidades forem satisfeitas;

  • A pessoa média busca a responsabilidade;

  • O funcionário exercerá e usará sua engenhosidade, quando lhe permitirem auto-direção e autocontrole

 

Se Desejar efetuar o teste para saber o seu estilo de liderança, acesse o exercício Análise Pessoal de Estilos de Liderança.

 

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .