O Twitter Como Ferramenta de Marketing
Por Olimpio Araujo Junior
08/06/2009
O Twitter - ferramenta social online que permite que pessoas comuniquem-se por meio de troca instantânea de mensagens em até 140 caracteres - ainda não pode ser comparado com outras redes sociais que já fazem muito sucesso no Brasil como o Orkut, por exemplo, porém, já são cerca de 700 mil usuários (Ibope/Nielsen, Mar;co de 2009), com perfil de grande interesse principalmente para empresas que atuam no mercado de tecnologia.
Segundo a agência de marketing promocional Bullet, que realizou uma pesquisa no período entre 27 e 29 de abril de 2009, com o objetivo de mapear os usuários brasileiros do Twitter, a maioria dos usuários são homens (61%), jovens e adultos, na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, com predominância nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A análise também apontou que são pessoas qualificadas, estudantes do ensino superior ou já graduadas na universidade. Também são considerados “heavy users” de internet e costumam passar quase 50 horas semanais conectados. Conhecem e utilizam as principais ferramentas 2.0. (A pesquisa utilizou uma amostragem de 3268 usuários brasileiros.)
Porém, para os profissionais de marketing, a pesquisa também revelou uma boa notícia. A maioria dos internautas (53,6%) acha interessante as ações publicitárias por meio da ferramenta. Desta forma, as empresas que estão pensando em abrir contas no Twitter ou criar ações focadas nesse público podem seguir sem medo.
Cerca de 51% dos entrevistados afirmaram nunca participaram de ações promocionais no Twitter, porém possuem interesse, enquanto 33% já participaram de algum tipo de ação publicitária na rede. Além disso, cerca de 70% segue ou já seguiu perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias.
Outra notícia interessante é que as listas de presentes para datas especiais (Casamento, aniversário, e outras), agora são coisas do passado. Os usuários do Twitter já têm endereço certo para revelar os presentes que gostariam de ganhar através do aplicativo desenvolvido pela E.Life, o Tweetquero.com.
O serviço é gratuito e o usuário do Twitter utiliza o mesmologin e senha já existente para acessar o Tweetquero. Os presentes desejados podem ser escolhidos livremente ou então selecionados no site da Amazon, por meio de um mashup criado pela E.Life. Uma vez incluído no site, o pedido pode ser acompanhado por todos os seguidores daquele usuário, que também tem acesso às listas de presente de seus amigos.
O serviço também foi criado para investigar a opinião do consumidor online, que utiliza o Twitter como plataforma de desenvolvimento. A E.Life pretende desenvolver a aplicação para realizar estudos de mercado sobre intenção de compra do consumidor brasileiro e latino americano na web 2.0.
As empresas também podem se beneficiar do site. Graças à integração ao BuzzMonitor, software de monitoração e análise de redes sociais também criado pela E.Life, as sugestões de presente compartilhadas podem ser acompanhadas por qualquer empresa que queira conhecer melhor os desejos dos usuários antenados com as novas tendências da internet.
OLIMPIO ARAUJO JUNIOR
Destaca-se em seu curriculum acadêmico a formação no MBA em Comunicação Integrada de Marketing da Fundação Getulio Vargas, o MBA em Gestão Comercial também da FGV além de especialização em Gestão Ambiental para Pequenas e Médias Empresas pelo CEFET/PR e CDG da Alemanha. É Bacharel e Licenciado e Geografia pela UEPG e foi aluno especial do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Além de ter participado de dezenas de cursos de atualização em Marketing, Vendas e áreas afins. Atualmente é Consultor em Gestão de Marketing e Vendas (www.gestordemarketing.com.br), Sócio-proprietário da e-BC Comunicação e Marketing (Empresa responsável pelo marketing do Instituto Superior de Administração e Economia/Fundação Getúlio Vargas - no Paraná entre 2006 a 2008), e Sócio- Diretor da CWBS - Curitiba Business School.
Foi Diretor de Comunicação e Marketing da EcoTerra Brasil entre 2004 a 2006, e Diretor Comercial da Araujo Representações Comerciais entre os anos de 1993 a 1997. No total, acumula profissionalmente mais de 14 anos de atuação nas áreas de marketing e comercial, tendo exercido cargos como Representante Comercial, Gerente de Vendas, Coordenador Comercial, Gerente de Comunicação e Marketing, Diretor de Comunicação e Marketing e Diretor Geral. Atua como palestrante e ministra cursos para empresas e universidades desde 2000. Possui cerca de 200 artigos publicados em jornais, revistas e sites de todo o País.
Por Olimpio Araujo Junior
08/06/2009
O Twitter - ferramenta social online que permite que pessoas comuniquem-se por meio de troca instantânea de mensagens em até 140 caracteres - ainda não pode ser comparado com outras redes sociais que já fazem muito sucesso no Brasil como o Orkut, por exemplo, porém, já são cerca de 700 mil usuários (Ibope/Nielsen, Mar;co de 2009), com perfil de grande interesse principalmente para empresas que atuam no mercado de tecnologia.
Segundo a agência de marketing promocional Bullet, que realizou uma pesquisa no período entre 27 e 29 de abril de 2009, com o objetivo de mapear os usuários brasileiros do Twitter, a maioria dos usuários são homens (61%), jovens e adultos, na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, com predominância nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A análise também apontou que são pessoas qualificadas, estudantes do ensino superior ou já graduadas na universidade. Também são considerados “heavy users” de internet e costumam passar quase 50 horas semanais conectados. Conhecem e utilizam as principais ferramentas 2.0. (A pesquisa utilizou uma amostragem de 3268 usuários brasileiros.)
Porém, para os profissionais de marketing, a pesquisa também revelou uma boa notícia. A maioria dos internautas (53,6%) acha interessante as ações publicitárias por meio da ferramenta. Desta forma, as empresas que estão pensando em abrir contas no Twitter ou criar ações focadas nesse público podem seguir sem medo.
Cerca de 51% dos entrevistados afirmaram nunca participaram de ações promocionais no Twitter, porém possuem interesse, enquanto 33% já participaram de algum tipo de ação publicitária na rede. Além disso, cerca de 70% segue ou já seguiu perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias.
Outra notícia interessante é que as listas de presentes para datas especiais (Casamento, aniversário, e outras), agora são coisas do passado. Os usuários do Twitter já têm endereço certo para revelar os presentes que gostariam de ganhar através do aplicativo desenvolvido pela E.Life, o Tweetquero.com.
O serviço é gratuito e o usuário do Twitter utiliza o mesmologin e senha já existente para acessar o Tweetquero. Os presentes desejados podem ser escolhidos livremente ou então selecionados no site da Amazon, por meio de um mashup criado pela E.Life. Uma vez incluído no site, o pedido pode ser acompanhado por todos os seguidores daquele usuário, que também tem acesso às listas de presente de seus amigos.
O serviço também foi criado para investigar a opinião do consumidor online, que utiliza o Twitter como plataforma de desenvolvimento. A E.Life pretende desenvolver a aplicação para realizar estudos de mercado sobre intenção de compra do consumidor brasileiro e latino americano na web 2.0.
As empresas também podem se beneficiar do site. Graças à integração ao BuzzMonitor, software de monitoração e análise de redes sociais também criado pela E.Life, as sugestões de presente compartilhadas podem ser acompanhadas por qualquer empresa que queira conhecer melhor os desejos dos usuários antenados com as novas tendências da internet.
OLIMPIO ARAUJO JUNIOR
Destaca-se em seu curriculum acadêmico a formação no MBA em Comunicação Integrada de Marketing da Fundação Getulio Vargas, o MBA em Gestão Comercial também da FGV além de especialização em Gestão Ambiental para Pequenas e Médias Empresas pelo CEFET/PR e CDG da Alemanha. É Bacharel e Licenciado e Geografia pela UEPG e foi aluno especial do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Além de ter participado de dezenas de cursos de atualização em Marketing, Vendas e áreas afins. Atualmente é Consultor em Gestão de Marketing e Vendas (www.gestordemarketing.com.br), Sócio-proprietário da e-BC Comunicação e Marketing (Empresa responsável pelo marketing do Instituto Superior de Administração e Economia/Fundação Getúlio Vargas - no Paraná entre 2006 a 2008), e Sócio- Diretor da CWBS - Curitiba Business School.
Foi Diretor de Comunicação e Marketing da EcoTerra Brasil entre 2004 a 2006, e Diretor Comercial da Araujo Representações Comerciais entre os anos de 1993 a 1997. No total, acumula profissionalmente mais de 14 anos de atuação nas áreas de marketing e comercial, tendo exercido cargos como Representante Comercial, Gerente de Vendas, Coordenador Comercial, Gerente de Comunicação e Marketing, Diretor de Comunicação e Marketing e Diretor Geral. Atua como palestrante e ministra cursos para empresas e universidades desde 2000. Possui cerca de 200 artigos publicados em jornais, revistas e sites de todo o País.