Urgente!!! Precisa-se de idéias
Por Lorenzo Busato
12/04/2010
Conversando com uma equipe de vendas de alimentos em um sábado pela
manhã, novamente ouvi justificativas sobre mercado, falta de
dinheiro, entre outras notícias que a mídia nos bombardeia
diariamente.
Bem, para resumir preparei de antemão uma apresentação para este
povo que atende supermercados, mercearias e outros varejos de
alimentos mostrando alguns números interessantes de clientes do seu
ramo (supermercados) que estão atingindo números de crescimento fora
de qualquer estatística pessimista (e otimista) neste primeiro
semestre de 2009, algo como 40%, 26% de crescimento (e sem
inadimplência...).
Que mágica é esta?
Aí comentei alguns exemplos de ferramentas que utilizamos para
melhorar as vendas destes clientes como: avaliação da limpeza e
organização do ponto de venda, iluminação, exposição organizada de
produtos, venda por impulso (colocação de produtos afins próximos na
área de vendas, por exemplo: garrafa térmica perto dos cafés). Não
vou me alongar demais com exemplos.
Todos ficaram perplexos! Cadê as promoções mirabolantes com sorteios
de casas e carros? Não precisa, pode até ajudar, mas se o varejista
continuar tratando sua equipe como "peãozada" só vai ter resultados
de "peãozada", aí entra participação nos lucros, acompanhamento,
avaliação de desempenho, treinamento, etc, etc, que todo mundo sabe
e poucos fazem.
Resumo da ópera: Quem nestes tempos mais competitivos (nota fiscal
eletrônica, margens estreitas, etc) não fizer nada diferente, vai
continuar a não obter nada de diferente.
Aconselhe sua equipe de vendas a olhar o negócio de seus clientes um
pouco mais a fundo, dando dicas, aprendendo boas práticas com
clientes que já fizeram e deu certo, aos poucos você terá uma equipe
de consultores de verdade e seus clientes vão aguardá-los com
ansiedade em sua próxima visita esperando mais idéias e novidades
que os ajudem a vender mais e melhor.
É claro que depois dessa qualificação toda vem a retenção de seus
talentos, mas isso é assunto para uma próxima oportunidade...
Lorenzo Busato é autor do livro Marketing & Criatividade Casos
Práticos com diversos casos reais de consultoria e ferramentas
práticas para uso imediato em sua empresa e equipe.
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