Usabilidade: Atraindo e Fidelizando
Por Cristina Moutella
05/04/2007
Quando um visitante entra em um site pela primeira vez, certamente
está buscando por uma informação específica. Se encontra um site
rápido, com facilidade de uso, serviços úteis, informações objetivas
e sem erros, sua experiência é agradável e a tendência é que
retorne.
Mas o fato do site ter sido capaz de gerar uma segunda vista não é
garantia da fidelidade do visitante. Alguns aspectos não podem ser
esquecidos:
O conteúdo e os serviços úteis devem ser constantemente atualizados
sem serem exaustivos.
A objetividade deve ser uma constante. Deve-se utilizar textos
curtos sem sacrificar a profundidade do conteúdo.
Novidades são sempre esperadas e devem ser destacadas.
O site deve ser rápido independentemente do tipo de conexão
utilizada pelo usuário.
O tempo médio de acesso às páginas deve ser mínimo, de forma a
implementar o conceito de acessibilidade. Páginas que demoram para
carregar podem ser abandonadas antes de exibidas.
O visual não pode ser exagerado e as tecnologias utilizadas devem
ser compatíveis com a maioria dos computadores dos usuários, o que
significa que deve-se evitar utilizar tecnologias muito recentes e
ainda pouco difundidas.
É famosa a afirmação de Jacob Nielsen, guru da usabilidade na
Internet: “Nunca usar na construção de uma web uma tecnologia que
tenha menos de dois anos e três versões”. Deve-se evitar a
utilização de tecnologias novas, pois a maior parte dos usuários
ainda não as possui e o site certamente não irá funcionar
adequadamente.
Nada disso invalida a utilização de recursos multimídia, mas esses
devem ser utilizados com moderação, sobrepondo a usabilidade ao
design e garantindo que não haverá perda de performance. Efeitos
avançados, em lugares adequados, podem ser argumentos a favor se
utilizados com harmonia, caso contrário, podem espantar de vez os
visitantes.
Cristina Moutella é Gestora de Projetos Web e Consultora em
conteúdos digitais e interativos. Mais de 20 anos de atuação em
Projetos Online, Comunicação Digital, Marketing, Relacionamento com
clientes e Vendas. Possui artigos e livros publicados com base em
sua experiência profissional e pessoal. MBA em e-Business pela
FGV/RJ, é formada em Estatística pela UFRJ, com Especialização em
Informática pela UERJ e Yellow Belt pela UCE. Perfil completo em
br.linkedin.com/in/cmoutella/. Email: cristinamoutella@gmail.com