Usabilidade em e-mail Marketing
Por Paulo Roberto Kendzerski
27/04/2003
Uma das palavras mais comentada hoje na Internet é “usabilidade” e
ao observarmos não só os sites, mas principalmente os e-mail’s que
chegam em nossa caixa postal é que percebemos a dificuldade de se
criar algo que atinja o principal objetivo da empresa ao criar uma
ação de e-mail marketing.
Qual é mesmo o principal objetivo da empresa ao fazer uma campanha
de e-mail marketing?
Que o usuário perceba a importância daquela informação, seja para a
sua atividade profissional ou simplesmente para seu conhecimento
geral. Que se interesse pela empresa, seus produtos e serviços. Que
faça um contato buscando estreitar relações.
Ah! Mas para isto o e-mail tem que ser lido e entendido.
E é este o ponto que queremos destacar neste artigo. É
impressionante como existem e-mail’s que chegam em nossa caixa
postal e não dizem nada. Ou pior, para entendermos muitas vezes
necessitamos fazer um curso rápido de manuseio do mouse, pois as
informações mais importantes estão fora da visão do usuário.
Uma das regras básicas do e-mail marketing eficiente, senão a
principal, é que tenha uma visualização agradável e se reconheça o
conteúdo sem a necessidade do usuário fazer malabarismos para chegar
ao principal motivo daquele contato – a informação que se deseja
transmitir.
Hoje recebemos uma quantidade impressionante de e-mail’s com
animações pesadas, logotipos gigantescos como se todos internautas
tivessem acesso de alta velocidade nas suas casas e empresas.
Esquecem os webdesigners que criam (???) estes e-mail’s que mais de
94% do usuário WEB acessa através de conexão discada.
Mas voltamos ao e-mail. Hoje é uma das ferramentas preferidas para
tentar dizer tudo que minha empresa faz. O problema que muitas vezes
os e-mail’s não dizem nada de útil.
Observem alguns e-mail’s. Primeiro claro, vêm o nome da empresa.
Porque não colocar por departamento ?? Ou melhor ainda. Pelo nome da
pessoa responsável pelo envio.
Depois vem o assunto. Aqui algumas pérolas. Recebo um e-mail da
empresa XYZ e o assunto é boletim edição XXX da Empresa XYZ. A
propósito, alguém acha importante saber qual a edição do boletim XXX
???
Alguém sabe, por exemplo, qual a edição de hoje do melhor jornal
impresso da sua cidade??
Claro que lá no cantinho aparece a edição nr. XXX. Mas isto não é o
principal. Imagina o que acontecerá com um jornal impresso que
colocar na 1ª página como notícia destaque EDIÇÃO XXX ???
Provavelmente ninguém vai querer ler.
Porque eles não fazem isto? Porque o principal seja num jornal
impresso, num boletim eletrônico ou num e-mail marketing é o
ASSUNTO. A informação que fará com que eu pare tudo para ler o que a
sua empresa está me enviando.
Eu comparo alguns tipos de e-mail’s que recebo com uma comissão de
frente de Escola de Samba. Muita alegoria e o principal onde está??
Preciso esperar 10/20 minutos para ver as alegorias, os destaques, a
bateria. É isto que é importante numa escola de samba e não a
comissão de frente.
Depois de superado este momento inicial de total falta de informação
útil, vamos aos 2/3 cm. de visualização do e-mail. Surpresa!!!!!!
O que aparece??? O logotipo da empresa em formato gigante, ou uma
imagem com metade da visualização fora da visão.
Para se chegar ao que interessa, como disse acima, é necessário
possuirmos uma grande habilidade com o mouse e ficarmos rolando para
direita/esquerda, para baixo/para cima.
Afinal temos tempo de sobra, não é???
Imagina quem recebe 100 e-mail’s por dia e precisa fazer todo este
malabarismo para ler o que interessa. Mas será mesmo que esta
empresa está interessada em que o usuário saiba o que estou lhe
enviando ou simplesmente quer poder dizer - “minha empresa possui
XXX milhares de e-mail’s cadastrados e envio XXX e-mail’s todos
dias”.
Pense nisto na próxima edição do seu e-mail marketing.
Pense se você perderia seu tempo para ler esta “obra prima”.
Caso positivo, parabéns!!! Sua empresa está no caminho certo.
Caso negativo, lembre-se:
O modo como você se comunica com seu público é o espelho de sua
empresa. É através do e-mail marketing que sua empresa irá despertar
interesse, desprezo ou indiferença do mercado e irá definir como sua
marca estará presente na mente destas pessoas.
Paulo Roberto Kendzerski é Diretor de Marketing da WBI Brasil,
Consultor em E-Business, especializado em Comércio Eletrônico, Prof.
de E-Commerce na Faculdade do Planalto (Passo Fundo/RS),
Especialista em Estratégias Digitais e Palestrante.