Valorgrafia nos Produtos e Serviços
Wagner José dos Santos
18/02/2001

Os consumidores estão acostumados a julgar o valor dos produtos em função dos preços.

E, perguntam, será o que estou pagando vale realmente?

Existe uma relação exata entre o preço deste produto e o tipo de serviço e ou benefício oferecido?

Os benefícios que estou recebendo tem real valor de uso e de informação?

Estes tipos de perguntas e muitas outras estão na mente dos consumidores, a espera de respostas competentes.

Ao aplicar os princípios da valorgrafia , os consumidores passam a perceber que o valor dos produtos e serviços não estão somente nos preços e nos preços da concorrência.

Estamos na era do valor adicionado.

Valor é a capacidade de oferecer produtos ampliados com qualidade e gratuitos.

Se estamos em uma economia estável com preços aparentemente estáveis e forte concorrência, oferecer produtos e serviços é muito mais que uma relação de troca.

Primeiro os preços precisam corresponder exatamente o valor dos produtos, e muito bem explicados.

Isto é valorgrafia.E mais.A valorgrafia mostra aos consumidores de um modo concreto como os produtos e serviços contribuem, e não tem apenas custos.

O preço valorgráfico bem posicionado é um bom começo de estratégia para exibição dos produtos e serviços.

Qualidade do produto, estratégia de distribuição, credibilidade, crédito, fácil comunicação, merchandising, catálogos, promoção, força de vendas, reconhecimento da marca, pesquisa em banco de dados, programas educacionais de consumo, pontos de venda, follow-up, marketing direto, todos estes recursos podem e devem ser aplicados ao conceito de valorgrafia, isto é adicionar valor aos produtos, e oferecer serviços extras e cada vez mais personalizados.

Adicionar valor é dar significado a todo composto de produto de um modo maximizado, muito bem articulado, e oferecer serviços adicionais gratuitos.

Por exemplo, a oferta em um display do produto creme de leite, aplicado os fundamentos da valorgrafia, o produto será acompanhado, com o preço bem explicado em função do seu composto, estar posicionado em um ponto de vendas de fácil percepção, propor descontos, sugerir novos modos de uso, promover uma degustação, oferecer um brinde, promover um concurso, oferecer um curso de culinária, premiar o consumidor pelo freqüente uso do produto.

A valorgrafia é a rota diferenciada para desenvolver seus produtos e serviços.

Ela é importante porque, não exige necessariamente a mudança de processos de produção, ampliar espaços, redesenhar produtos.

A valorgrafia aproveita, otimiza, tudo aquilo que já se tem.

Mostra novos ângulos, novas possibilidades.

Para a organização não implica em custos adicionais significativos, para os consumidores mostra e amplia benefícios, sem aumento de preços.

A valorgrafia é um modo mais criativo, inteligente de ofertar produtos e serviços junto aos consumidores.

Trabalha-se com juízos de valor, torna os produtos e serviços mais inteligentes.

A valorgrafia responde aos consumidores; veja o que posso fazer para os seus benefícios sem implicar em custos adicionais.

Na valorgrafia tudo adquire significado, nada é deixado para o segundo plano.

Lembre-se que os consumidores querem cada vez mais :

Preços justos.

Precisão; ou seja receber exatamente aquilo que pediram, e rápido.

Facilidades.Acesso fácil.

Parceria.

Desejam aprender alguma coisa com você, seu negócio, produto e serviço.

Wagner José dos Santos - Consultor de Marketing - wjseventos@uol.com.br