A Visão de Uma Empresa
por Daniel Portillo Serrano
09/10/2010
A Visão de uma empresa é o enunciado do que ela espera em
um futuro ou determinado espaço de tempo. Ao contrário da
Missão que descreve o presente, o agora, a razão de a empresa existir, a
Visão explicita como a empresa deve ser vista, o que deseja realizar ou
aonde quer chegar. Se a Missão é permanente e não muda com o tempo, a visão
pode ser alterada assim que os seus objetivos são alcançados.
Normalmente
uma ou mais perguntas das elencadas a seguir devem ser respondidas pela
visão:
O que a empresa deseja ser
Onde deseja chegar
Como a empresa será vista
Em que ela deseja se transformar
O que precisa atingir
Tomemos como exemplo a missão de uma empresa:
“produzir pneus de caminhão para o mercado brasileiro”. Nota-se que esta
missão se refere a uma empresa que fabrica pneus de caminhão em nosso país.
Qual seria a visão correspondente a esta missão? Na prática não há resposta
a esta pergunta. A visão não precisa, obrigatoriamente estar ligada à
missão. Se por um lado, seria óbvio que a visão fosse “ ser reconhecida como
a melhor empresa fabricante de pneus para caminhão do Brasil”, outras
visões, poderiam ser elencadas, como “ser líder de mercado no segmento de
pneus para caminhão no Brasil”, “dominar o mercado mundial de pneus para
caminhão” ou “ser o principal fornecedor de pneus para os fabricantes de
caminhão”.
Na verdade, como a visão é mutável, estas visões poderiam ser utilizadas em
períodos diferentes da existência da organização. Uma vez atingida a
primeira, a empresa divulgaria a segunda, e assim sucessivamente.
Existe uma discussão a respeito de como deve ser escrita a visão. Alguns
pensadores afirmam que a visão deve ser racional. Ser mensurável. Caso
contrário não seria atingível. Outros, no entanto, afirmam que a visão é
subjetiva e não deve conter dados quantitativos, mas apenas a aspiração da
empresa. Assim, enquanto alguns acreditam que uma visão deveria ser grafada
como:
“Ser líder do mercado brasileiro no segmento de pneus para caminhões, com
23,7% de participação de mercado até 23 de fevereiro de 2015”.
Outros acreditam que a visão deveria ser mais qualitativa:
“Ser reconhecido como líder do mercado brasileiro no segmento de pneus para
caminhões”.
Talvez, um ponto médio poderia ser obtido com uma visão do tipo:
“Ser reconhecido como líder do mercado brasileiro no segmento de pneus para
caminhões nos próximos anos”.
Veja, a seguir algumas visões de organizações conhecidas:
Amil
“Ser a melhor, a maior e a mais feliz das empresas.”
Note que a visão não reflete nem onegócio, nem os objetivos quantitativos
nem qualitativos. Mostra apenas que a Amil, uma assistência médica, deseja
ser vista como a melhor, maior e mais feliz empresa.
Embraer
“A Embraer se consolidará e se manterá como uma das grandes forças globais
do setor aeroespacial, operando com lucratividade e apresentando níveis de
excelência em tecnologia, produtos e serviços ao Cliente.”
Neste caso a empresa define que deseja se manter como uma grande força
global na sua área de atuação.
Outras visões:
Gerdau
“Ser benchmark em todos os negócios que opera.”
Unimed Campinas
“A UNIMED Campinas é uma cooperativa de trabalho médico que visa dar a seus
associados (médicos cooperados) condições para o bom exercício da medicina
liberal, valorizando seu trabalho e, em nome destes, promover a saúde de
seus usuários, fortalecendo a relação médico paciente, através de serviços
de qualidade com alto grau de satisfação e resolutividade.”
Infraero
“Serem Centros de Negócios voltados para o desenvolvimento econômico, elos
de uma cadeia de logística, integrados à infra-estrutura urbana,
comprometidos com o meio ambiente e socialmente responsáveis.”
Boticário
“O Boticário tem como crença ser uma empresa percebida como criadora e
disseminadora de produtos que expressem sensibilidade, harmonia e beleza. Em
toda a parte, por todas as pessoas, no mundo inteiro.
Uma empresa cuja marca é referência em inovação e qualidade superior. E
cujas ações traduzem seu total respeito ao meio ambiente.”
Santista
“Ser uma empresa têxtil líder nas Américas, com presença global, e estreita
parceria com grandes companhias mundiais em Jeanswear, Workwear, Varejo e
detentoras das principais marcas.”
Texaco
“Fornecer produtos e serviços para o mercado de energia, vitais à qualidade
de vida; ser reconhecida pelo nível superior de competência e
comprometimento de seus funcionários, tanto como indivíduos quanto como
corporação; pensar e agir globalmente, e valorizar a influência positiva que
isso traz para a Empresa; ser a parceira preferida, por ser exemplar na
colaboração; demonstrar desempenho de categoria internacional; conquistar a
admiração de todos os acionistas, investidores, clientes, governos e
comunidade onde operamos, e de nossos funcionários, não só pelos objetivos
que alcançamos, mas, também, pela forma como os alcançamos.”
Veja mais sobre Visão no vídeo a seguir
Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br .