Webmarketing para Webmasters
Por Ricardo Dantas
09/06/2002
Dias, semanas e até meses de trabalho para desenvolver o seu site. Tanta dedicação, cuidados com o layout, imagens tratadas, textos impecáveis, links sem defeito, tudo para agradar o seu futuro visitante e quando tudo está pronto, o contador de visitas só mostra suas próprias passagens pelo site?
Neste imenso mundo virtual, um site pode passar meses despercebido se não for divulgado de maneira eficiente. Existem muitas formas de divulgação na web, que não causam danos ao seu bolso e trazem retornos bastante significativos.
Confira a seguir alguns métodos:
Cadastro em sites de busca
Uma forma já bastante conhecida de divulgação e uma das primeiras utilizadas ainda trazem bons resultados se for feita corretamente. Para cadastrar procure os links no sites de busca como "cadastro", "novo site" , ou algo do tipo e preencha corretamente seguindo as informações pedidas. Não aceite pagar por um cadastro, pois os sites de busca precisam dos seus dados, do mesmo modo que o seu site precisa do sistema deles.
Boca a boca
Se as pessoas próximas a você, não sabem da existência do seu projeto, como pretende que outras fiquem sabendo? Um conteúdo com qualidade, de alguma forma será passado e repassado entre diversas pessoas, que voltarão a fazer uma nova visita.
E-mail (não SPAM)
Deixe um espaço para que o visitante possa incluir o seu e-mail e seja notificado sobre as novas atualizações do site. Evite pedir nome, telefone, endereço, cidade, etc. Isso não vai lhe trazer nenhum benefício. O e-mail é a única informação que você realmente precisa, pois com ele você nunca perde o contato com o seu usuário.
Parcerias com outros sites
Se pensar que o seu conteúdo é único na web, está muito enganado. O que você pensou agora em oferecer, outros já estão oferecendo de forma aprimorada. Propor parceria com sites do mesmo tipo que o seu pode ser a forma mais lucrativa de aumentar a sua audiência. Ao visitar o seu site e não encontrar a informação que deseja, é 99% confirmado que o visitante irá procurar em outros da mesma espécie para encontrar o que procura. Essa união entre os sites, traz benefícios para ambos e torna mais fácil a busca por uma determinada informação.
Prontinho! Depois disso é só ajustar os contadores e esperar para conferir os resultados.
Por Ricardo Dantas
09/06/2002
Dias, semanas e até meses de trabalho para desenvolver o seu site. Tanta dedicação, cuidados com o layout, imagens tratadas, textos impecáveis, links sem defeito, tudo para agradar o seu futuro visitante e quando tudo está pronto, o contador de visitas só mostra suas próprias passagens pelo site?
Neste imenso mundo virtual, um site pode passar meses despercebido se não for divulgado de maneira eficiente. Existem muitas formas de divulgação na web, que não causam danos ao seu bolso e trazem retornos bastante significativos.
Confira a seguir alguns métodos:
Cadastro em sites de busca
Uma forma já bastante conhecida de divulgação e uma das primeiras utilizadas ainda trazem bons resultados se for feita corretamente. Para cadastrar procure os links no sites de busca como "cadastro", "novo site" , ou algo do tipo e preencha corretamente seguindo as informações pedidas. Não aceite pagar por um cadastro, pois os sites de busca precisam dos seus dados, do mesmo modo que o seu site precisa do sistema deles.
Boca a boca
Se as pessoas próximas a você, não sabem da existência do seu projeto, como pretende que outras fiquem sabendo? Um conteúdo com qualidade, de alguma forma será passado e repassado entre diversas pessoas, que voltarão a fazer uma nova visita.
E-mail (não SPAM)
Deixe um espaço para que o visitante possa incluir o seu e-mail e seja notificado sobre as novas atualizações do site. Evite pedir nome, telefone, endereço, cidade, etc. Isso não vai lhe trazer nenhum benefício. O e-mail é a única informação que você realmente precisa, pois com ele você nunca perde o contato com o seu usuário.
Parcerias com outros sites
Se pensar que o seu conteúdo é único na web, está muito enganado. O que você pensou agora em oferecer, outros já estão oferecendo de forma aprimorada. Propor parceria com sites do mesmo tipo que o seu pode ser a forma mais lucrativa de aumentar a sua audiência. Ao visitar o seu site e não encontrar a informação que deseja, é 99% confirmado que o visitante irá procurar em outros da mesma espécie para encontrar o que procura. Essa união entre os sites, traz benefícios para ambos e torna mais fácil a busca por uma determinada informação.
Prontinho! Depois disso é só ajustar os contadores e esperar para conferir os resultados.