Você sabe se comunicar eficazmente? (parte 1)
Por Ernesto Artur Berg
01/10/2007

Responda às perguntas a seguir, levando em conta exatamente a forma como você age e faz hoje. Em cada questão assinale apenas
uma das opções. (Anote suas respostas numa folha a parte).

1.Você tem um plano de desenvolvimento profissional claramente definido (objetivos, datas, como fazer etc.) para os próximos:
a. ( ) 5 anos?
b. ( ) 3 anos?
c. ( ) 1 ano?
d. ( ) Não tenho nenhum plano claramente definido.

2.Em sua especialidade ou área de interesse profissional, quantos cursos ou seminários de curta duração (1 a 5 dias) você faz por ano?
a. ( ) 6 ou mais
b. ( ) 4 a 5
c. ( ) 2 a 3
d. ( ) 1
e. ( ) Não participo de cursos e seminários todos os anos.

3.Quando, na organização em que você trabalha, há um projeto ou trabalho novo e desafiador a ser desenvolvido e que envolve a sua especialidade ou área de conhecimento, você se candidata como voluntário (mesmo que isso implique horas adicionais de trabalho e o sacrifício de alguns fins de semana)?
a. ( ) Sempre
b. ( ) Muitas vezes
c. ( ) Raramente

4.Considerando a sua especialidade ou área de interesse profissional, quantas revistas ou periódicos você assina atualmente?
a. ( ) 3 ou mais
b. ( ) 2
c. ( ) 1
d. ( ) Nenhum

5.Você habitualmente se coloca à disposição de organizações, grupos ou pessoas para dar palestras sobre sua especialidade ou área de
conhecimento?
a. ( ) Sim
b ( ) Não

6.No seu entender, qual dessas relações é a que traz maior sucesso?
a. ( ) Conhecimento, perseverança, autoconfiança, ambição.
b ( ) Comando, dedicação, calma, interesse.
c. ( ) Criatividade, empenho, concentração, agilidade.

7.Você quer ser promovido a um cargo para o qual se julga perfeitamente capacitado e, para tanto, você:
a. ( ) Espera que o reconheçam.
b. ( ) Passa a se vestir melhor
c. ( ) Trabalha com mais afinco e naquela direção
d. ( ) Estreita mais suas relações com a pessoa que decide sobre sua promoção.

8.Você acredita em si e se vê ocupando cargos proeminentes em sua organização ou em outra companhia?
a. ( ) Constantemente.
b. ( ) Algumas vezes
c. ( ) Quase nunca

9.Você se sente constrangido em “vender” sua imagem, seu trabalho e suas idéias perante colegas de mesmo nível ou a outros chefes da sua companhia?
a. ( ) Sim
b. ( ) Não

10.Você sabe distinguir claramente o que é prioritário em seu trabalho daquilo que não é (e portanto só rouba o seu tempo)?
a. ( ) Sim
b. ( ) Não

11.Se, por algum motivo, você fosse repentinamente despedido do seu emprego, a quantas pessoas, entidades ou empresas você
poderia recorrer, sabendo que haveria reais possibilidades (e não apenas suposições) de que elas conseguissem um novo emprego para você com certa brevidade?
a. ( ) 6 ou mais pessoas, entidades ou empresas
b. ( ) 4 a 5
c .( ) 2 a 3
d. ( ) 1
e. ( ) Nenhuma.

12.Além de seu próprio departamento, você conhece bem toda a sua empresa (isto é, seus produtos, mercado concorrência, fornecedores, quais os outros departamentos ou setores, o que eles fazem, quem são as chefias etc.)?
a. ( ) Sim
b. ( ) Não

13.Você se considera um bom negociador? (Sabe como iniciar, desenvolver e terminar uma negociação?)
a. ( ) Sim
b. ( ) Não

14.Você sente-se bem liderando, orientando e tomando a iniciativa
no trabalho?
a. ( ) Sim
b. ( ) Não

15.Você sente dificuldade em tomar decisões sob forte pressão?
a. ( ) Sim
b. ( ) Não

16.Quando você comete um erro de grande ou médio porte em seu trabalho, sua primeira atitude é:
a. ( ) Tentar resolvê-lo e esquecê-lo logo.
b. ( ) Explicar que a culpa não foi só sua mas também de outras pessoas envolvidas.
c. ( ) Aceitar o erro e sentir-se culpado
d. ( ) Assumi-lo, tentar resolvê-lo e aprender algo de construtivo com o que aconteceu.

17.Você é filiado a alguma associação ou entidade profissional diferente da sua profissão ou do trabalho que você executa?
a. ( ) Sim
b. ( ) Não

18.Quantas sugestões efetivas de melhoria de trabalho você deu nos últimos doze meses em seu departamento e que, mesmo que não tenham sido aplicadas, foram ao menos analisadas criteriosamente pela chefia?
a. ( ) Mais de 8
b. ( ) Entre 5 e 8
c. ( ) Entre 1 e 4
d. ( ) Nenhuma

19.Você dedica mais de 40 minutos por dia à leitura de textos (que não sejam relatórios, memorandos etc.) relativos à sua
especialidade?
a. ( ) Sim
b. ( ) Não

20.Pelo menos 10% do seu tempo diário (entre cinqüenta e sessenta minutos) são dedicados a atividades de caráter inovador, não
ligadas a rotinas ou tarefas?
a. ( ) Sim
b. ( ) Não

FAÇA SUA AVALIAÇÃO
Assinale pontos de acordo com a letra que você marcou em cada uma das seguintes questões:
1. a.3; b.2. c.1;d.0
2. a.4; b.3; c.2; d.1; e.0 3.a.3;b.2;c.0
4.a.3; b.2; c.1; d.0 5.a.1;b.0 6.a.3;b.1;c.2 7.a.0; b.1; c.3;d.2 8.a.2;b.1;c.0 a.2;b.1;c.0
9.a.0;b.1 10. a.1; b.0
11. a.4; b.3; c.2;d.1; e.0
12. a.1; b.0
13. a.1; b.0
14. a.1; b.0
15. a.0; b.1
16. a.1; b.0; c.0; d.2
17. a.1; b.0
18. a.3; b.2; c.1; d.0
19. a.1; b.0
20. a.1; b.0

TOTAL DE PONTOS_________


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

De 36 a 40 pontos. Parabéns. Você é um gerente empreendedor.
Tem iniciativa, ambição, autoconfiança, sabe o que quer e de como chegar lá. Se, além de ter essas qualidades, souber como trabalhar
em equipe e valorizar pessoas, então você é um gerente empreendedor completo.

De 31 a 35 pontos. Você tem várias características do gerente empreendedor, o que é bom, pois trabalhando mais nesse sentido terá todas as condições de desenvolver este perfil. Veja as questões
em que você obteve menos pontuação porque é lá que você deve investir mais para melhorar o seu desempenho.

De 25 a 30 pontos. Faltam-lhe algumas características importantes do gerente empreendedor. Essas características faltantes poderão ser trabalhadas se você observar as perguntas nas quais obteve menos pontuação, pois elas lhe dirão onde deve melhorar.

Abaixo de 25 pontos. Faltam-lhe muitas características do gerente empreendedor. Não desanime. Depende de você mesmo. Veja as
sugestões dadas às outras pontuações maiores.


Acima de Tudo Você É o Que Você Acredita Ser

Todos nós conhecemos pessoas que atingiram êxito em seus empreendimentos, galgaram os degraus do sucesso, são respeitadas,
admiradas e até invejadas por outros. Conhecemos também pessoas que parecem colecionar fracassos e insucessos ininterruptamente, não importa o que façam para melhorar. São pessoas quase sempre
amarguradas, azedas, que culpam o destino, a falta de sorte, a situação econômica do país, a família, o chefe, a doença ou seja lá o que for, pelos seus eternos azares e infortúnios.Qual a diferença entre quem atingiu o sucesso e quem costuma fracassar? A diferença é apenas esta: o estado de espírito. Esta é a causa que dá lugar a todas as outras conseqüências na vida das
pessoas. Enquanto uma pensa e age positivamente, tem autoconfiança e uma atitude construtiva perante a vida, a outra acumula pensamentos negativos, autodepreciativos e desanimadores.
Olhe para essas pessoas. Você já percebeu que os vencedores se cercam de pessoas vencedoras, positivas, dinâmicas, enquanto que os perdedores rodeiam-se de fracassados, negativistas e derrotistas?
É a lei da natureza:os semelhantes atraem os semelhantes, seja para o bem ou para o mal. Quanto mais positivo o indivíduo é, mais positivo se torna. Infelizmente essa lei também se aplica ao oposto: o
indivíduo de atitudes negativas tende a se tornar cada vez mais negativo.
A primeira e mais importante diferença entre o gerente de sucesso e o fracassado é o estado mental negativo deste último, que não
consegue levantar-se, mesmo que seja um profissional tecnicamente competente. Por quê? Porque não adota determinadas atitudes e comportamentos específicos que fazem sua carreira progredir. É sobre isso que tratarei no próximo artigo: as principais características e atitudes que fazem as coisas acontecerem na vida
profissional das pessoas. O americano costuma chamá-lo de intrapeneur, palavra que significa “empreendedor interno”, isto é,
aquele que faz as coisas acontecerem dentro da empresa em que trabalha.

Preencha o questionário e veja se você sabe se comunicar eficazmente em seu ambiente de trabalho.
S = SIM N = NÃO

1. Você tem o hábito de virar-se ou mexer-se enquanto o interlocutor está conversando com você? S N

2. Você solicita uma nova explicação ou repetição de algo que não tenha entendido bem? S N

3. Você tem o hábito de interromper as pessoas enquanto elas estão falando? S N

4. Ao final de uma conversação, você repete ao interlocutor os detalhes mais importantes, visando confirmar o que foi entendido? S N

5. No decorrer de um diálogo, você faz perguntas objetivas que esclareçam melhor e façam fluir o assunto S N

6.Você demonstra ter um interesse real no que o outro está dizendo? S N

7. Em meio a um diálogo você, às vezes, aproveita o tempo e faz uma ou outra ligação telefônica? S N

8.Você utiliza com freqüência jargões técnicos ou gírias ao se dirigir às pessoas? S N

9.Durante uma conversa você às vezes pára e diz: O que era mesmo o que eu estava dizendo? S N

10. Você escolhe sua linguagem de acordo com o conhecimento ou o nível intelectual da outra pessoa? S N

11. Você gosta de dar explicações longas ou falar demoradamente sobre cada item de uma conversação? S N

12. Você sempre procura o momento e o ambiente mais adequados para comunicar-se? S N

13. Você tem o hábito de prestar atenção às mensagens não-verbais (gestos, postura, expressão facial etc.) da outra pessoa e o que elas podem significar? S N

14. Você é costumeiramente seco ou reservado
(fala por monossílabos)numa conversação? S N

15. Em sua comunicação você sempre é coerente entre sua linguagem verbal (o que você diz) e não-verbal (o que você demonstra através de gestos, expressões faciais etc.)? S N

16. No seu entender, O QUE se diz é mais importante do que A MANEIRA como se diz algo? S N

17. Você tem o hábito de fazer anotações sobre os itens mais importantes de uma conversação? S N

18. Você demonstra irritação, aborrecimento ou excitação quando o ponto de vista de outra pessoa difere do seu? S N

19. Quando fala com alguém, você fica atento às indicações da outra parte do que está sendo entendido por ela? S N

20. Antes de se comunicar, suas próprias idéias sobre o que pretende dizer e o objetivo a ser atingido com isso estão sempre bem claros para você mesmo? S N

Faça Sua Avaliação
Conte pontos apenas para as seguintes respostas:
Marque um ponto para cada resposta NÃO dada às seguintes questões:
1, 3, 7, 8, 9, 11, 14, 16, 18.

Marque um ponto para cada resposta SIM dada às seguintes questões: 2, 4, 5, 6, 10, 12, 13, 15, 17, 19, 20.

TOTAL DE PONTOS_______

Critérios de Avaliação

De 18 a 20 pontos. Ótimo. Você conhece as bases da boa comunicação, sabe o que e quando falar; sabe também quando e como ouvir.

De 15 a 17 pontos. Você sabe se comunicar e atinge bons resultados, mas ocasionalmente comete alguns tropeços.

De 12 a 14 pontos. Você é um comunicador médio. Deve melhorar muito mais seguindo as sugestões que serão dadas no próximo artigo.

Abaixo de 12 pontos. Você tem grandes dificuldades de comunicação, o que deve, muitas vezes, tornar improdutivas suas reuniões e instruções. Procure conhecer todos os itens das sugestões do próximo
artigo e tente aplicá-los no seu dia-a-dia. Persevere e você melhorará bastante.

Comunicação É, com Certeza, Alicerce de Todo o Entendimento.

Isso vale tanto para a vida espiritual quanto material, para a vida pessoal quanto para grupos e organizações. Tudo no universo se comunica: plantas, animais, seres humanos e celestiais. Começa com o choro de um bebê que tenta transmitir uma necessidade ou estado de espírito, continua em nossas atividades cotidianas, até culminar em algo sublime como o Sermão da Montanha.

Costuma-se dizer que estamos na era da comunicação, mas isso é só meia verdade.Estamos na realidade, na era dos meios de comunicação, mas as pessoas continuam tão – ou até mais – isoladas do que antes, porque vive-se em geral o clima da incomunicabilidade.Há um diálogo de
surdos, em que as pessoas falam em faixas de onda diferentes.Chega-se ao paradoxo de se conviver sem se comunicar; estar-se junto sem se fazer companhia; há presença física e ausência de comunicação.

Paradoxalmente, no entanto, a comunicação é a atividade mais comum de qualquer chefe. Estudos revelam que o gerente passa, em média, 75% do seu dia comunicando-se com os outros, isto é, enviando e recebendo
mensagens das mais variadas formas.

Ernesto Berg é Consultor em gestão de empresas, desenvolvimento organizacional e gerencial, especialista em negociação e desenvolvimento de pessoal. E-mail: berg@quebrandobarreiras.com.br