10 Dicas para o seu Marketing Pessoal
Por Carlos Hilsdorf
21/01/2009
Todo e qualquer profissional para ter sucesso precisa que o seu
valor seja efetivamente percebido por seus clientes e pelo mercado
em geral. Para que isso ocorra precisamos ir além das competências
que compõe o nosso perfil profissional e utilizarmos técnicas de
comunicação e marketing. O marketing pessoal não é um culto ao ego
ou à vaidade pessoal, é uma necessidade profissional. Excelentes
profissionais têm seu reconhecimento e sua demanda subestimados pelo
mercado por deixarem de lado o seu marketing pessoal. Não devemos
confundir humildade com anonimato. É perfeitamente possível ser
reconhecido por seus valores humanos e profissionais sem com isso
perder a humildade. Todos nós temos uma contribuição humana e
profissional para oferecer ao mundo. Quanto maior o número de
pessoas para as quais possamos oferecer nossas contribuições,
melhor. Veja abaixo 10 dicas importantes sobre Marketing Pessoal:
Lembre-se que seu marketing pessoal tem o poder de transformar seu
talento em oportunidades. Um Gênio sem marketing pessoal é um gênio
desconhecido.
Se você está começando uma carreira ou uma nova etapa, demonstre
toda a sua disposição para aprender com todas as pessoas e
situações. Deixe sempre bem claro o quanto é importante para você
aprender com as pessoas e com a empresa.
Descubra o ponto mais marcante da sua personalidade, sua maneira de
se comunicar, sua alegria, seu bom senso, etc. Foque a “divulgação”
deste seu ponto marcante, ele será pra você o que uma marca é para
uma empresa. Com o tempo, a sua “marca pessoal” ficará conhecida e
desejada por este e por outros atributos que o tempo vai mostrar.
“Dress to impress” esta expressão do mercado corporativo americano
possui o seguinte significado: “vista-se para ser visto”. Sem
exageros, sem extravagância, com discrição, mas desenvolvendo um
estilo pessoal facilmente reconhecível. Estilo é tudo! Vista-se de
maneira a que a sua presença seja agradável aos olhos. Como seres
humanos somos muito atraídos pela beleza. Não há nada errado em ser
bela desde que você não reduza apenas à beleza as suas
potencialidades diante da vida.
Mostre o seu lado “solucionador de problemas”. Sempre que surgir uma
dificuldade ou um problema dentro da equipe a que você pertence,
pergunte-se: “o que eu posso fazer por isso?”. Sempre que você
ajudar a resolver um problema você estará inserindo sua marca
pessoal na lembrança das pessoas.
Entregue sempre um resultado superior ao esperado. Dedique-se a
superar as expectativas das pessoas. Sempre que algo lhe for
solicitado pergunte-se: “Qual é a melhor maneira pela qual eu posso
realizar o que me foi pedido?” “Eu posso superar as expectativas com
respeito ao meu desempenho e o cumprimento da tarefa?” Realize com
qualidade ampliada, procure sempre olhar além da solicitação.
Onde a maioria das pessoas fica parada por falta de recursos,
IMPROVISE. Use sua criatividade para, diante de poucos recursos,
desenvolver a melhor solução possível frente a um desafio. As
pessoas mais bem colocadas no mundo dos negócios ousaram improvisar
muitas vezes.
Construa vários networks. Dedique-se a formar diferentes redes de
relacionamentos dentro e fora da empresa. Através dos
relacionamentos conhecemos e somos conhecidos, reconhecemos e somos
reconhecidos e, principalmente, compartilhamos interesses comuns.
Identifique quais são as áreas de interesse que aproximam você de
outras pessoas: música, literatura, cinema, hobbies, esportes,
competência técnica, etc. Aproxime-se das pessoas, construa
relacionamentos de longo prazo.
Cultive sua ética e sua honestidade de forma inabalável. A vida
testa você! Caminhos não éticos são atalhos que conduzem a abismos!
Uma atitude não ética acaba com o seu maior patrimônio – sua
integridade. Quando a falta de ética passa a fazer parte da marca
pessoal de alguém, esta pessoa somente será usada por outras
igualmente não-éticas até o momento em que for conveniente
abandoná-la e deixá-la pagar a “conta”. Não ceda!
Vivemos em uma era de muita competitividade e muita pressão, por
isso resistência física, mental e emocional são fundamentais. Isto
significa: cuide do corpo, da mente e do espírito. Fortaleça-se nos
três níveis, assim quando as pessoas estiverem fisicamente esgotadas
você ainda terá fôlego extra - ponto para o seu marketing pessoal.
Quando elas estiverem cansadas demais pra pensar em soluções você
ainda terá criatividade de sobra para dar idéias – mais 1 ponto para
o seu marketing pessoal. E, quando as pessoas estiverem com raiva ou
depressão, você manterá a paz e a vontade de viver – ponto para a
vida, e para o seu marketing pessoal, também.
Considerado pelo mercado empresarial um dos melhores palestrantes do
Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e
pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso
Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de
Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras,
apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Presença constante
nos principais Congressos e Fóruns de Administração, RH, Liderança,
Marketing e Vendas do país e da América Latina. Referência nacional
em desenvolvimento humano. www.carloshilsdorf.com.br