10 Dicas que você precisa saber para atuar com vendas e atendimento
Por Wagner Campos
14/03/2009
1. A prospecção de clientes é uma entre várias ações existentes nas
estratégias de marketing e vendas. Tão importante quanto prospectar
novos clientes, é manter os clientes atuais.
2. O objetivo não é apenas atender as necessidades dos clientes, mas
superar suas expectativas e agregar valor ao que é oferecido.
3. Todos querem atenção e serem respeitados, ouvidos e atendidos. As
empresas que focarem o quesito Excelência no Atendimento como sua
maior responsabilidade irão se diferenciar no mercado.
4. Lembre-se, um bom atendimento depende de um excelente
relacionamento. Relacionamentos conturbados ou frustrantes têm curta
duração. Para que ocorra um excelente relacionamento sua empresa
deve ter como missão, superar as expectativas de seus clientes.
5. Para os clientes, amigos são aqueles que realmente se interessam
em atender às suas necessidades, em tratá-los com a devida
consideração, respeitando os valores pessoais de cada um.
6. É possível agregar valor ao estabelecimento, otimizando o tempo,
agilizando o atendimento, facilitando o acesso, tendo praticidade,
cordialidade e simpatia.
7. O diferencial para o cliente não é apenas o valor pago no produto
ou serviço adquirido, mas o valor percebido e que será demonstrado
mediante o índice de sua satisfação.
8. Satisfazer um cliente não é necessariamente vender por um bom
preço, como muitos acham. É saber valorizar o interesse, idéia,
opinião e desejo do cliente pelo produto ou serviço.
9. Atendimentos viciosos não costumam ser produtivos, espantam os
clientes, inibem, não agregam valor ao produto, não criam interesse
e apenas despertam o “deixar para depois”.
10. Não existem fórmulas mágicas para vender bem, vender mais ou
vender melhor. Existem atitudes que colaboram para todas estas
melhorias. A atitude de estar disposto a aprender. Aprender com os
erros, aprender e melhorar ainda mais com os próprios acertos,
aprender a observar, ouvir, questionar e colaborar.
Prof. Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas,
Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de
empresas e Especialista em Marketing. Possui experiência há mais de
12 anos na área tendo atuado em empresas como Cia Cervejaria Brahma,
Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É
autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos
de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos
Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do
Curso de Marketing do Grupo Anhanguera Educacional. Contato:
wagner@trueconsultoria.com.br – www.trueconsultoria.com.br – F: (19)
3702.2094 – 98128.6818.