16 Dicas de Networking ou Rede de Relacionamentos
Por Ari Lima
12/05/2008
A rede de contatos ou networking é uma espécie de parceria onde as
pessoas que fazem parte deste círculo de contatos trocam
informações, influência e aprendizado profissional, e se ajudam
mutuamente em ocasiões como: indicação para um novo emprego ou
realização de um negócio.
Construir uma rede de relacionamentos é tão importante que já estão
surgindo no mercado as agências de networking. Elas fazem
agendamento de happy hour para executivos que querem ampliar sua
rede de contatos. Um exemplo, é a Table for Six, de São Paulo,
citada pela revista VOCÊ S.A (edição 101, novembro 2006) como uma
agência de networking.
Vejamos algumas dicas práticas para um profissional desenvolver uma
boa rede de contatos.
· Dica 1 – desenvolva interesse genuíno pelas pessoas que pretende
incluir em sua networking. Não procure as pessoas apenas quando
estiver precisando de favor.
· Dica 2 – esteja sempre disponível para ajudar as pessoas de sua
rede na medida de suas possibilidades, e sempre retribua um favor na
mesma “moeda”.
· Dica 3 – tornar-se palestrante ou professor ajuda a criar um ciclo
de contatos.
· Dica 4 – freqüentar cursos, palestras e convenções coloca o
profissional em contato com pessoas de diversos setores.
· Dica 5 – participar de associações, comitês e entidades gera
muitos contatos profissionais.
· Dica 6 – procure fazer contatos com pessoas de áreas diversas de
seu setor de atividade.
· Dica 7 – turbine a utilização de seu cartão de visita, utilize-o
de maneira dinâmica.
· Dica 8 – faça contatos personalizados, evite mandar e-mails para
diversas pessoas ao mesmo tempo.
· Dica 9 – quando indicar uma pessoa para outra de sua networking,
avise antes, apresente-as.
· Dica 10 – faça contatos freqüentes, uma boa dica é criar um
networking no MSN e, sempre que possível, esteja presente trocando
idéias com este grupo.
· Dica 11 – evite falar muito nas conversas, procure ouvir mais e
obter informações e conhecimento sobre as pessoas.
· Dica 12 – procure mostrar sempre que você pode ser útil à sua rede
de contatos.
· Dica 13 – avise sempre o que está fazendo profissionalmente, seja
trocando de emprego, realizando um novo empreendimento, escrevendo
artigos, dando entrevistas, etc.
· Dica 14 – tenha um blog e convide todos de sua rede de
relacionamento para visitá-lo e contribuir com artigos e notícias.
· Dica 15 – esteja sempre disponível para sua networking.
· Dica 16 – lembre-se do nome das pessoas e data de aniversário.
Estas são algumas dicas de como construir e manter uma networking.
Elas devem ser adaptadas a sua realidade, ao seu estilo profissional
e ao seu perfil. Algumas combinarão melhor com você, outras não, mas
é fundamental analisar todas elas e escolher as mais úteis para
desenvolver sua rede de contatos.
Portanto, procure priorizar em sua vida profissional este importante
meio de promoção pessoal, sempre com uma visão de médio e longo
prazo, pois, como diz a sabedoria popular “o mundo dá muitas
voltas”, e numa destas voltas uma pessoa de sua networking poderá
desempenhar um papel fundamental em sua carreira.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e
gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve
treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para
profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes
universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o
lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente
para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento
de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a
clientes.