2010: O ano do Relacionamento Digital
Por Walter Sabini Junior
02/12/2010
Falta pouco mais de um mês para acabar o ano de 2010. Passou rápido,
mas foi suficiente para entendermos a relevância e a proporção que o
ambiente digital vem ganhando no mercado brasileiro. 2010 foi um ano
marcado pelo foco em mais planejamento e estratégia para se atingir
mais retornos. Foi um ano de descobertas, foi o ano do boom das
compras coletivas que chegaram e vieram pra ficar. Foi o ano do
marco do comércio eletrônico, onde as pessoas consumiram mais pela
internet e começam a mudar seus hábitos de compra, privando a
agilidade e comodidade em meio a tantas outras tarefas cotidianas.
A internet vem mudando a forma como as pessoas se relacionam, como
se portam e, literalmente, é hoje a grande responsável por uma
mudança de comportamento. O Google também mudou a vida de todos, é
por ele que as pessoas se guiam para diversas novas atitudes, sejam
elas profissionais ou pessoais.
As redes sociais permitiram um efeito nunca antes visto quando
falamos em networking. Elas já são acessadas por 67% dos internautas
do país, das classes A, B, C e D. Segundo levantamento do Ibope
Mídia, cerca de 25% dos usuários brasileiros de redes sociais as
usam como fonte de informação para compras, principalmente
relacionada a eletrônicos. Segundo o Ibope, 20% dos adeptos de sites
de relacionamentos trocaram o celular para aparelhos mais
sofisticados, com conexão à internet para acessar os sites.
Somente nesse Natal, o e-commerce deve movimentar R$ 2,2, bilhões em
vendas, segundo dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico
(câmara-e.net) e a previsão é que o setor encerre 2010 com o
montante de R$ 15 bilhões de faturamento. O crescimento acelerado
exige ainda mais planejamento na comunicação digital. Os grandes
players de mercado já se conscientizaram sobre isso e começam a
desenvolver ações com mais foco, assertividade e qualidade, em prol
de um ROI – Return on Investment, mais efetivo.
E, grande parte desse surpreendente volume de vendas também vem do
email marketing. Chegamos a 1 bilhão de envios/mês somente pela
plataforma de envio e gestão de email marketing Virtual Target –
www.virtualtarget.com.br – e esse cenário demonstra a importância
desse canal como uma das fontes prioritárias de comunicação entre
marcas, lojas virtuais e público.
O email marketing foi marcado em 2010 pelo ano da conscientização. O
mercado já está aplicando as boas práticas, ainda com moderação, mas
começa a entender que qualidade está acima de quantidade e caminha
para ofertas por email com foco no relacionamento digital.
Esse movimento também é proveniente do próprio e-consumidor, que
está aprendendo a lidar mais com a internet, o e-commerce e as redes
sociais. As redes sociais também são propulsoras de uma comunicação
mais personalizada por parte das empresas. Elas promoveram uma nova
forma de relacionamento, exigindo, mesmo que indiretamente, que as
marcas pensassem mais antes de agir.
Atribuo o crescimento qualificado do email marketing a diversos
fatores. Temos uma economia mais aquecida, onde classes como C e D
passaram a consumir pela internet. E, diante desse cenário, o
comércio eletrônico vem enxergando nesse canal uma das principais
fontes de rentabilidade. O email marketing no e- commerce chega a
representar mais de 50% das vendas online de portais de varejo,
compras coletivas e clube de descontos. O aumento desse consumo pela
web gerou maior demanda nas ações digitais.
O ViajaNet, agência de viagens online, divulgou uma pesquisa onde
35% de seus clientes são da Classe D, com renda mensal de dois a
cinco salários mínimos. O resultado é consequência não apenas da
economia atual, mas do foco da agência nas constantes campanhas de
email marketing.
Um dos recursos do email marketing que também vem ganhando espaço é
o transacional. As empresas estão começando a enxergar as
facilidades dessa tecnologia para ampliar o relacionamento digital
com a base. Vejo marcas planejando automatização de envios
segmentados a partir da análise do comportamento online da base que
recebe as campanhas. Se o clique foi em produtos de TV, por exemplo,
esse mesmo destinatário recebe em seguida uma ação com uma oferta de
home theater. Isso favorece a fidelização virtual.
A integração das campanhas de email marketing com redes sociais e
vídeos online nas ações também vem impulsionando a força desse
canal. As empresas identificam a interatividade como um fator
essencial para não mais limitarem suas ações aos disparos.
Em suma, o consumidor está ditando as regras. O ano de 2010 foi
marcado pela prática do relacionamento digital, da interatividade e
do boom das compras online.
Conseguimos aculturar o mercado em relação à aplicação da ética e
das boas práticas no email marketing e ele já sabe que assim
funciona melhor, bem melhor. O próximo passo é fazer com que as PMEs
também entendam mais o potencial, fazendo com que o disparo de uma
campanha seja realmente a favor da boa reputação de sua marca.
2011? Continuo extremamente otimista. A demanda tende a aumentar
porque cada vez mais temos novos usuários na rede e, claro,
provedores abrindo portas para emails marketing...conscientes!
*Walter Sabini Junior é especialista em email marketing e CEO da
VIRID Interatividade Digital, Proprietária das plataformas Virtual
Target e Zartana - jr@virid.com.br