4 Formas de aumentar suas vendas
Por Raúl Candeloro
16/12/2008
Uma das mensagens que mais recebo por e-mail é: "Raúl, como faço
para aumentar minhas vendas?" Passei anos respondendo "depende", o
que sempre deixava as pessoas frustradas e, por conseqüência, a mim
também.
Finalmente, consegui reunir as informações disponíveis sobre isso de
maneira organizada, simples e direta, de forma que qualquer pessoa
possa entender. Talvez, isso possa ajudá-lo também, caso esteja
passando por uma situação parecida.
As opções para aumentar as vendas de qualquer empresa ou
profissional de vendas são:
1. Aumentar seu mercado – Para isso, você precisa usar algum tipo de
segmentação.
• Geográfica – Trabalhar, por exemplo, novos bairros, cidades ou
novos canais de venda como: internet, mala-direta, catálogo e call
center.
• Demográfica – Trabalhar alguma característica do público ligada
aos sexos feminino ou masculino, idade, renda, grau de instrução,
etc.
• Psicográfica – Levar em conta características psicológicas dos
clientes. Butiques, lojas de surfe, skate e de novidades em
informática são exemplos típicos no varejo, mas existem "n" opções
de produtos ou serviços que podem ser segmentados em clientes
conservadores, arrojados ou outros atributos psicológicos –
racionais, emocionais, lentos, rápidos, etc.
• Por comportamento de consumo – Por exemplo: curva ABC, ou seja,
colocar seus principais esforços em uma determinada faixa da sua
própria base de clientes com necessidades especiais. Uma segmentação
desse tipo também tem o grande benefício de ajudar a decidir se
serão necessários novos produtos e serviços para atender a esses
públicos e quais os conhecimentos, habilidades e atitudes
necessários para que o vendedor tenha sucesso.
2. Aumentar sua participação de mercado – de duas formas:
• Roubando clientes da concorrência – Com o lançamento de produtos
ou serviços segmentados corretamente.
• Parando de perder clientes para a concorrência – Fazendo a análise
de perda de vendas e satisfação de clientes – a questão definitiva:
"Você nos indicaria para um amigo ou colega?" Esse trabalho de medir
a satisfação dos clientes é fundamental – recomendo o Reichheld como
fonte para quem quiser se aprofundar.
3. Aumentando a freqüência de compra – Fazendo com que seus clientes
voltem e comprem mais vezes. Isso, muitas vezes, implica em entender
o ciclo de compras do cliente e tentar se antecipar a ele na próxima
compra, via telefone, e-mail, mala-direta ou visita pessoal.
4. Aumentando o valor médio de compra – Fazendo com que os clientes
gastem mais, em média, quando compram de você. Aqui, geralmente, a
venda casada (cross selling), trabalhando todo o mix disponível pela
empresa, o up selling (vendendo produtos e/ou serviços mais caros),
etc.
Basicamente, é isso. Ao visualizar suas opções dessa forma, mais
organizada, fica muito mais fácil entender quais estratégias devem
ser adotadas para aumentar as vendas de maneira mais eficaz (e
eficiente também). Canso de analisar cinco concorrentes de um ramo e
descobrir que são todos iguais, brigando pelo preço, em vez de
colocar seu foco no cliente, focam os concorrentes e passam a imitar
uns aos outros sem diferencial algum. Melhor mesmo é usar o cérebro
e sair dessa briga sem vencedores.
Raúl Candeloro (raul@vendamais.com.br) é palestrante e editor das
revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®, além de autor dos
livros Venda Mais, Correndo Pro Abraço e Criatividade em Vendas.
Formado em Administração de Empresas e mestre em empreendedorismo
pelo Babson College, é responsável pelo portal www.vendamais.com.br.