4 perguntas inteligentes para aumentar suas vendas
Por Raúl Candeloro
08/04/2009
Entre todas as mensagens que recebo regularmente, a que aparece com
mais freqüência é "Raúl, como faço para vender mais?". A resposta,
obviamente, é um categórico "depende". Depende do posicionamento da
empresa em relação aos concorrentes, depende da estratégia
comercial, depende dos seus pontos fortes e fracos, depende dos
recursos disponíveis, depende da sua vontade de realmente mudar.
A maioria das pessoas que manda essas mensagens espera uma resposta
fácil e rápida. Algo do tipo "como vender mais sem fazer força, sem
mudar o que estou fazendo e, principalmente, sem me incomodar
muito". Isso me lembra uma brincadeira que vi tempos atrás: um livro
plastificado, com o título "A vida sexual depois dos setenta anos".
O livro vem com todas as folhas em branco – essa é a vida sexual
depois dos setenta. Um livro sobre como vender sem se adaptar ou sem
fazer força seria assim, porque isso simplesmente não existe.
Tenho batido nesta tecla porque realmente estou alarmado com a
precariedade intelectual das discussões comerciais que acompanho.
Técnicas requentadas são apresentadas com repetição assustadora e
quase nada de novo aparece no front. Palestras técnicas são
boicotadas pelo público e pelos próprios organizadores, preferindo
depoimentos emocionados, piadas e muito oba-oba motivacional.
Tudo ótimo, mas a ressaca da realidade no dia seguinte é brava: a
concorrência continua lá, cobrando preços menores, oferecendo mais
vantagens, roubando clientes consistentemente. Todo mundo motivado,
mas motivado para quê? Para continuar apanhando?
A resposta passa cada vez mais pela estratégia. Precisamos evitar os
problemas e aprender a antevê-los, mas infelizmente nos tornamos um
bando de profissionais acostumados a apagar incêndios e correr atrás
do prejuízo. Planejamento estratégico não é nenhuma panacéia
milagrosa. Mas ele precisa ser feito, pois sua falta é muito pior.
Só não se pode confundir as coisas.
Sei que agora alguns leitores já começam a bocejar e reclamar que a
discussão está ficando teórica. O que eles querem são os truques de
venda, a malandragem da negociação, o pulo do gato. Bobagem total.
Quem não se preocupa com a teoria só pode ser um péssimo praticante,
porque vai sempre errar ou acertar sem saber porque é que acertou ou
errou. Por isso tanta gente chega a um ponto da carreira e empaca.
Por ignorância, pura e simplesmente. Por preferir o atalho braçal da
prática ignorante do que a estrada intelectualmente árdua da teoria.
Uma não é melhor nem pior do que a outra – precisamos das duas.
Empresas que não têm vantagem competitiva clara e sustentável acabam
sempre tendo que lidar com os truques e malandragens para
sobreviver. O que não está errado, se for no curto prazo.
Entretanto, a longo prazo precisamos aprender a estabelecer regras e
processos que permitam à empresa adaptar-se e oferecer aos clientes
vantagens e benefícios significativos, com lucro.
Analise como empresas inovadoras mudaram seus mercados e veja o que
podemos aprender com elas. Pense na Gol Linhas Aéreas (eliminando
intermediários, custos com lanches, etc.). Pense no Habib's (quibe
por R$ 0,99, promoções todos os dias). Pense no Magazine Luiza
(dando poder e participação aos funcionários).
Por isso, gostaria de oferecer quatro questionamentos simples, mas
muito sérios, que podem mudar toda a estratégia da sua empresa.
Foram originalmente criadas pelo professor do IMD N. Kumar e devem
ser respondidos em grupo, de preferência com a participação do
máximo possível das pessoas da sua equipe:
1) Por que fazemos negócios desta forma? Por que vendemos assim?
Quais fatores do nosso ramo de negócio são considerados inalteráveis
mas poderiam ser questionados?
2) O que oferecemos para o cliente que tem custo alto mas o cliente
não valoriza? Quais fatores poderiam ser cortados ou diminuídos sem
grandes perdas?
3) O que o cliente realmente valoriza e deveria ser explorado e
aumentado ao máximo?
4) Quais fatores poderiam ser criados como novidade – coisas que
nunca foram feitas antes pela concorrência? Onde podemos realmente
inovar?
Se você realmente quiser vender mais sem fazer força, só tem um
jeito: com muita inteligência. Primeiro na visão teórica da
estratégia, e depois na implementação prática. As respostas para as
quatro perguntas acima podem ajudá-lo a mudar sua empresa,
preparando-a estrategicamente para os próximos 10 anos. Sem truques,
nem malandragens.
Raúl Candeloro (raul@vendamais.com.br) é palestrante e editor das
revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®, além de autor dos
livros Venda Mais, Correndo Pro Abraço e Criatividade em Vendas.
Formado em Administração de Empresas e mestre em empreendedorismo
pelo Babson College, é responsável pelo portal www.vendamais.com.br.