Os 8 erros mais comuns em vendas – Parte 2
Por Raúl Candeloro
28/01/2009
Leia aqui a primeira parte deste artigo: Os 8 Erros mais comuns em
vendas – Parte 1
Você espera que seus vendedores alcancem melhores resultados? Espera
que seus clientes comprem mais? Espera que vocês atinjam a meta mais
facilmente e obtenham lucro?
Isso pode ser possível se você evitar estes últimos 4 erros mais
comuns em vendas:
5. Fazer muito follow-up:
Vendedores que gastam tempo demais fazendo follow-up geralmente se
enquadram em uma destas situações: ou realmente acreditam que todo e
qualquer prospect pode se tornar um cliente, ou são ignorantes e
insensíveis para ver que a venda não vai acontecer.
Em ambos os casos, gasta-se tempo demais com algo que praticamente
não trará retorno. É quase impossível que todo e qualquer prospect
possa se tornar um cliente e por isso vendedores têm de ter
discernimento para identificar quando uma venda pode ou não ser
feita. Ao efetuar corretamente o primeiro contato, um vendedor será
capaz de identificar se aquele prospect tem chances ou não de se
tornar um cliente, para só então fazer o follow-up.
Follow-ups feitos com pessoas que jamais vão se tornar clientes são
sinônimos de perda de tempo e de dinheiro. Além disso, é importante
controlar a dose: se fizerem muitas ligações, não estarão
respeitando o tempo e espaço do cliente. Lembre-se de que ser
persistente é uma coisa, ser chato e outra.
6. Esquecer-se do objetivo principal: fazer a venda!
Vendedores se aproveitam muito facilmente de qualquer oportunidade
que tenham para fazer uma apresentação de seus produtos e serviços,
suas qualidades e benefícios. Nesse ímpeto, se esquecem do objetivo
principal que é fazer a venda, e acabam apenas educando os clientes.
Pior são os vendedores que investem no relacionamento, visitam,
tomam cafezinho, batem papo, dão presentes e de tanto investir em
relacionamento acabam superamigos do prospect, mas não vendem nada.
Relacionamento é ótimo mas lembre-se que o objetivo é fazer a venda.
7. Falar sobre tudo, menos sobre a venda
Falar sobre outras coisas para iniciar o relacionamento, quebrar o
gelo etc. muitas vezes é essencial, mas não se o papo furado não
acaba e a venda não começa. Infelizmente, os clientes acabam
percebendo isso antes mesmo do que os vendedores, e aí todo o tempo
disponível se acaba, encerrando-se também a reunião. O resultado:
vendedores saem do encontro se perguntando por que não fizeram a
venda.
É muito importante criar um relacionamento amigável com o cliente.
Mas mais importante ainda, é não se esquecer do objetivo do
encontro/ligação e, após alguns minutos, iniciar a venda.
Uma vez um vendedor me contou que, depois de muita insistência, um
grande prospect lhe disse: “O.k., vou dar-lhe uma chance. Você tem
cinco minutos – venha preparado”. Emocionado, o vendedor apareceu na
empresa na hora marcada, foi recebido e, nervoso, começou a comentar
sobre o tempo, futebol, a sala do diretor… aquele papo tradicional
de início de conversa. Depois de cinco minutos, o diretor levantou e
disse: “Como eu havia lhe dito, você tinha cinco minutos. Seu tempo
acabou – muito obrigado pela visita. Vou acompanhá-lo até a porta”.
Sem saber o que dizer e constrangido pelo seu próprio amadorismo, o
vendedor saiu e nunca mais teve coragem de voltar. Mas até hoje ele
se lembra da lição e não deixa mais isso acontecer.
8. Preferir ouvir “eu preciso de mais tempo para pensar” do que
receber um “não”.
Clientes freqüentemente encerram um encontro (ou telefonema) dizendo
que precisam de mais tempo para pensar. E os vendedores
freqüentemente aceitam essa indecisão. Claro, é muito mais fácil
convencer o gerente (e até a si mesmo) que aquela pessoa possa a vir
comprar no futuro, do que admitir que a venda não vai acontecer.
Afinal de contas, não é trabalho do vendedor conseguir o maior
número de “sim” possível? Ouvir um “preciso de mais tempo para
pensar” evita o sentimento de rejeição, mas por outro lado, ouvir um
“não” permite que você parta para outra e invista seu tempo em
clientes mais promissores.
Não estamos dizendo aqui que todo e qualquer cliente que alegue que
precisa de mais tempo para pensar, não irá comprar. Mas sim que,
muitas vezes, os clientes dizem isso como forma de encerrar
rapidamente com a conversa (pois se disserem não, sabem que o
vendedor irá tentar continuar a venda), ou de educadamente, dizer
não sem se comprometerem.
O outro caso é aquele cliente que realmente precisa de mais tempo
para pensar, por isso é tão importante o conhecimento técnico e
sensibilidade do vendedor para distinguir os dois casos.
Lembre-se de que evitar erros em vendas é a maneira mais fácil de
influenciar positivamente seus resultados. A sua tarefa nesta semana
é ouvir e acompanhar seus vendedores para ter a certeza de que esses
erros não estão acontecendo. Se estiverem, terá aí um excelente
desafio que, se trabalhado corretamente, será muito recompensador.
Leia aqui a continuação deste artigo: Os 8 Erros mais comuns em
vendas – Parte 2
Raúl Candeloro (raul@vendamais.com.br) é palestrante e editor das
revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®, além de autor dos
livros Venda Mais, Correndo Pro Abraço e Criatividade em Vendas.
Formado em Administração de Empresas e mestre em empreendedorismo
pelo Babson College, é responsável pelo portal www.vendamais.com.br.