A influência da comunicação em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
15/07/2007
A comunicação inter-pessoal deve ser um assunto tratado com muito
cuidado dentro das organizações, cada indivíduo recebe uma mensagem
de uma forma diferente, tem reações diferentes ao diversos estímulos
e para cada percepção.
Esta forma de comunicação é amplamente utilizada, é parte do
quotidiano organizacional e não há como fugir, independente da forma
utilizada, que pode ser:
· Direta: uma pessoa diante da outra, conversando normalmente, mas
tomando os devidos cuidados para que não haja duplo sentido nas
frases ou mesmo ruídos que impeçam a comunicação, mesmo assim sempre
existem fatores como a linguagem ou terminologias que acabam
causando algum efeito que impede a interpretação por completo;
· Por telefone: um meio rápido de comunicação, mas que não permite
perceber se a pessoa do outro lado está realmente prestando atenção
no que é conversado, podem haver distrações ou mesmo reações que não
serão percebida por nenhuma das pessoas e isto faz com que cada
palavra seja entendida de uma maneira diferente;
· Por carta: a escrita sempre é uma forma utilizada para que as
pessoas não esqueçam um assunto, uma carta formal sempre terá um
valor maior, mas que trará dúvidas que serão retiradas quando as
pessoas se encontrarem ou utilizarem o telefone;
· E-mail: um dos meios mais rápidos e que é pouco utilizado, mesmo
assim as pessoas escrevem umas às outras para facilitar a troca de
informações, com a sensação de que serão respondidas naquele exato
momento, mas o que mais se ouve dentro das organizações pelos
corredores é “você recebeu meu e-mail?”, ou então o emissor telefona
para a pessoa fazendo a mesma pergunta;
· Gestos: alguns gestos demonstram um pouco do que é sentido na
comunicação direta, logicamente a cultura das pessoas irá
diferenciar todos eles, como também o contexto da conversa, nem
sempre é possível dizer como uma pessoa está se sentindo apenas por
seus gestos, mas sempre é bom estar atento e procurar compreender ao
máximo o que podem significar, sem levá-los como uma regra
universal, como exemplo a ação de acenar com a cabeça para cima e
para baixo, no Brasil isto significa um sim ou é um sinal de
aprovação, no Japão quer dizer que a pessoa está te ouvindo e
prestando atenção, na Turquia é um sinal de negativa, ou seja, o
mesmo gesto têm diferentes significados ao redor do mundo.
Para que a comunicação seja clara e objetiva, diversos fatores devem
ser observados, desde o ambiente, até mesmo a comunicação em suas
mais variadas formas, o que leva a você a buscar informações
diariamente, aprender e colocar em prática cada pequena lição.
A melhor forma de comunicação é mesmo a direta, onde as pessoas
estão umas diante das outras, mesmo assim podem ser utilizadas as
demais para reforçar ou lembrar o que foi passado em uma reunião da
empresa, ou mesmo uma solicitação, demonstrando que na verdade todas
as formas são importantes, mas que cada uma pode estar associada
diretamente as outras e ser muito bem utilizada.