Abismo comercial: a distância entre a loja e o consumidor
Por Leonardo Aureliano da Silva
20/12/2010
Comprar, se tornou uma ação tão normal como andar, falar, comer ou
beber. Na tentativa de suprir essas demandas o número de lojas dos
mais diversos segmentos se multiplicam ano a ano.
Nota-se, que com o passar do tempo algumas dessas lojas deixam de
existir. Um dos inúmeros motivos pode ser o que chamo de “ABISMO
PSICOLÓGICO COMERCIAL ". “É à distância e a altura entre a loja e o
cliente que o assusta”.
Essa metáfora serve para apontar um dos aspectos mais importantes na
captação de clientes, a imagem comunicada pela disposição e
exposição dos produtos e da fachada do local.
O alinhamento desses aspectos acima mencionados, acompanhado de uma
comunicação adequada, servirá como uma “ponte de ligação entre a
loja e o consumidor”, ao invés de assustá-lo.
Desmistificar ou esclarecer para as pessoas que passam na frente da
sua loja, qual a sua missão, fornecerá pistas do que será encontrado
ao passar pela porta da frente do empreendimento, ou melhor, quais
benefícios sua loja tem a oferecer.
Se você é um lojista, faça o seguinte exercício para identificar se
esta no caminho certo:
1. Qual é o seu real ramo de negócio? Sua loja vende roupas? ou
beleza visual, conforto..etc?
2. A nossa “vitrine” revela o que somos? A nossa missão, visão? e os
valores que compartilhamos? Esse aspecto transmitirá ao cliente que
ele será respeitado e tratado com seriedade independentemente de sua
aparência ou condição financeira.
3. Os nossos vendedores são cordiais, atenciosos e educados? Ou são
mais preocupados com o cumprimento da metas do que com a satisfação
do consumidor?Mostrar que o cliente é o motivo do empreendimento
garantirá maior conforto no momento da compra.
As questões acima mencionadas indicam algumas pistas para aproximar
o cliente de sua loja e reduzir o medo e a insegurança causados pelo
“abismo comercial psicológico”.
Se as vendas não estão indo bem, o problema pode estar na
dificuldade do cliente superar esses medos e permanecer do outro
lado da rua, enquanto isso, os seus produtos parados e os vendedores
desesperados, ficam sem saber o que fazer, quando na verdade,
bastava somente estender a mão e dizer:
Bom dia/tarde - Seja bemvindo! Posso ajudá-lo?
Sucesso a todos e boas vendas!
Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de
Empresas;Especialista em Administração de Marketing;Pesquisador em
marketing e estratégias de marketing;Mestrando em Administração -
UNINOVE;Professor Universitário – Universidade Nove de Julho -
UNINOVE; Leciono disciplinas relacionadas à Administração e
Marketing;Atuei em Empresas do Setor Bancário e
Securitário.mkt_academico@yahoo.com.br