Ações e Planejamento em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
30/12/2007
Criar uma estrutura voltada à excelência é um desejo comum às
empresas, pois desta forma é possível gerar produtos e serviços
melhores, sem esquecer de que cada etapa está ligada diretamente com
a outra e com as demais.
É interessante observar que as organizações têm o interesse em
aprender, mas que muitas não conseguem aplicar muito tempo para o
estudo constante, que engloba a própria empresa, seus colaboradores,
fornecedores, consumidores e concorrentes.
O que ocorre é fruto de um planejamento que não é bem elaborado,
quando existe, e pode levar uma organização a perder o foco
principal que a mantém viva, isto gera uma dúvida sobre as ações que
serão tomadas, bem como quais serão as estratégias utilizadas.
Mas além de construir um planejamento sólido é necessário pensar,
refletir sobre os dados coletados, ouvir seu consumidor e estar
atento às evoluções tecnológicas e mentais das pessoas, pois a
dinâmica do mercado exige uma atenção muito especial.
Muitas organizações deixaram suas marcas no mercado, não se
adaptaram às mudanças e deixaram de ser competitivas, porque o seu
público-alvo percebeu que o concorrente o atendia melhor.
A eficiência de um planejamento depende da cultura da organização,
onde não há um ambiente favorável ao pensamento, desenvolvimento,
criação, pesquisas etc. é provável que não se tenha um produto ou
serviço de excelência, que encante os consumidores.
Logicamente existem empresas que procuram planejar suas ações,
criando um caminho a ser seguido, onde estão inseridos os
concorrentes, as práticas que melhoram a relação com o cliente e
ainda assim trazendo números que apontam a oferta e demandas de
mercado.
Só que algumas empresas direcionam seu foco exclusivamente para a
produção, sem se importar com o consumidor, seus fornecedores e toda
a rede que envolve uma empresa no mercado, o que deixa claro que o
produto ou serviço pode ser dispensado futuramente.
Então surgem pessoas que optam por pesquisar e desenvolver
estratégias, querem conhecer seu consumidor e dão à organização uma
oportunidade única de mudar sua história no mercado, atendendo os
seus clientes e ampliando sua fatia de mercado.
Mas cada empresa pode ser a responsável pela sua história no
mercado, cuidando melhor de si própria e ouvindo o consumidor,
planejando suas ações, conhecendo os concorrentes e desenvolvendo
produtos e serviços em um nível de qualidade superior.
Quando a empresa consegue planejar tem mais oportunidades
disponíveis, encontra um caminho mais rapidamente e não deixa seu
futuro nas mãos dos concorrentes.