Ações e melhoria contínua em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
25/11/2007
Concorrência e ética podem parecer situações opostas, como se uma
repelisse a outra automaticamente, e as empresas que se utilizam da
concorrência para deixar de lado a ética acabam pagando um preço
muito alto com relação à sua imagem no mercado.
A ética está ligada diretamente aos valores, e não há como ter ética
em uma área, seja da organização ou da vida pessoal, e em outra
deixá-la de lado, então o concorrente também está ligado diretamente
aos valores que sua empresa prega.
Lidar com os concorrentes é uma tarefa árdua, mas se você tem de
fazê-lo, que o faça da maneira correta, demonstrando que, mesmo
disputando um mercado, não há motivos para praticar atos ilícitos e
que prejudiquem, no mínimo, a sua organização.
Questões como esta são vivenciadas diariamente, são pontos de vista
diferentes, mas se você parar para pensar um pouco verá que não irá
fazer o que não é parte de sua cultura pessoal, e também não existe
razão lógica que ratifique uma ação desnecessária.
E isto também ocorre com seus clientes, você, com absoluta certeza,
não gosta daquele que denigre sua imagem, que faz mau uso dos seus
produtos ou serviços e que vive falando mal de tudo o que sua
empresa é, mas não há motivos para fazer com este cliente o que ele
faz com sua organização, porque se você fizer o mesmo estará apenas
dando provas para que ele continue a fazer o mesmo.
Da mesma maneira com a qual você lida com as pessoas é possível que
o faça com sua empresa, pode parecer estranho, mas ao dar um
tratamento exemplar você evita problemas futuros, principalmente
quando um consumidor fica insatisfeito por não receber um tratamento
no mesmo nível que ele se refere à sua organização, pois sempre há
outros consumidores que irão saber se a sua empresa age corretamente
com seus clientes.
Este relacionamento, com concorrentes ou consumidores, é o que pode
diferenciar sua organização no mercado, que traz resultados melhores
ao longo do tempo, construindo uma imagem organizacional positiva e
que reflete o ambiente interno.
E então pode-se ver como a cultura de uma organização influencia
diretamente todas as suas áreas, até chegar ao consumidor, e que
esta influência pode, e deve, ser positiva, mas nem sempre o é.
Ao falar da ética com relação aos concorrentes você pode até
imaginar que esta concorrência não é exercida de forma leal, mas se
você for tomar como parte as ações erradas de alguém para agir é
possível que em breve a sua própria imagem estará desgastada.
E desta maneira os valores são medidos pelos consumidores, a imagem
da organização tem influência direta das medidas realizadas pelo
mercado consumidor, e você pode começar a perceber que algumas ações
não valem a pena.
A melhor forma de saber, ou medir, como está sua relação com o
mercado e os concorrentes, é utilizar-se pesquisas para conhecer a
opinião dos consumidores com relação às práticas de sua organização
e que estas refletem diretamente sobre as pessoas que ali prestam
seus serviços, desde a manufatura até o ponto de vendas.