Ações e relacionamentos em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
29/07/2007
Determinar as prioridades em um planejamento é fundamental e permite
integrar todos os processos executados dentro de uma organização, da
mesma forma não há como descartar nenhuma fase ou mesmo informação,
pois a simples falta de um detalhe pode significar o insucesso no
mercado.
Diariamente existem pessoas declarando que esta ou aquela tarefa ou
área é mais importante, o que mostra o quanto o ser humano valoriza
tudo o que faz, mas também acaba esquecendo que dentro de uma
organização não há uma tarefa ou área melhor que a outra, todas se
complementam e direcionam toda a organização para o sucesso ou não.
O que acontece dentro de organizações de sucesso é justamente a
integração entre todas as áreas e colaboradores, pois todos sabem
que o trabalho de um interfere diretamente no trabalho dos demais,
desta forma o conhecimento sempre é ampliado, pois as pessoas trocam
informações e estão dispostas a aprender constantemente para
melhorar continuamente os produtos ou serviços entregues ao
consumidor.
Como nenhuma organização está no mercado para encontrar o fracasso,
é natural que todos acabem se defendendo e declarando que não
guardam informações e sempre estão em contato com as demais áreas.
O que poucos compreendem é que existem informações que devem ser
compartilhadas para solucionar eventuais problemas, pois as pessoas
enxergam as situações de forma diferente e assim podem encontrar
várias soluções, independente da área em que atuam.
Algumas organizações limitam as informações que chegam aos seus
colaboradores, o que pode vir a se tornar um problema futuro,
especialmente neste momento onde a concorrência aplica no seu dia a
dia o compartilhamento de informações.
Outro ponto interessante é que algumas organizações colocam em
prática programas que levam os diretores ou gestores para outras
áreas, para que estejam em contato com os demais colaboradores, mas
nem sempre isto é bem aceito pelos colaboradores, pois uma
organização sempre deve comunicar suas ações com a intenção de
melhorar o ambiente e não deixar dúvidas sobre este ou aquele
comportamento novo da alta gerência.
As relações interpessoais sempre irão interferir diretamente no
desenvolvimento e desempenho da organização, mesmo que muitos
preguem o contrário é inevitável separar o homem do profissional, e
muitas vezes as máquinas acabam vestindo terno e gravata dentro das
empresas.
Todas as organizações buscam o sucesso no mercado, o que leva a
integrar cada vez mais as pessoas e suas respectivas áreas, mas
ainda assim deve haver um planejamento muito bem elaborado e
executado, pois todas as ações devem ser conhecidas e seus efeitos
previstos.