Acompanhamento de Mercado em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
22/08/2007
Encontrar a melhor oportunidade em um mercado globalizado pode
parecer complexo, exige muito mais pesquisa e conhecimento sobre a
empresa, seus concorrentes, fornecedores e principalmente sobre o
público-alvo.
Diariamente o consumidor compara produtos e serviços, avalia o que
melhor lhe atende aos desejos e faz sua escolha, o que envolve
inúmeros aspectos, desde o estilo de vida até a condição de uso do
produto.
Com o passar dos anos o consumidor passa por alterações em suas
preferências, como se os produtos possuíssem uma idade estampada em
suas embalagens ou as pessoas determinassem o que é para ser usado
agora.
As organizações devem acompanhar o ciclo de vida dos consumidores,
cada etapa deste ciclo exige muita atenção, estudos e um
planejamento para ofertar ao seu cliente o produto certo na hora
certa, antes que seus concorrentes o façam, uma vez que eles também
estudam o mercado e principalmente a sua empresa.
Também existem outros fatores que influenciam diretamente nas
pesquisas por novos produtos e serviços, como o mercado está
integrado por completo, uma ação tomada sem o devido planejamento
pode abrir espaço para o seu concorrente.
A melhor forma para se entender o mercado, e a possibilidade de
empresas desconhecidas surgirem no seu mercado, é realmente
estudá-lo, acompanhar o movimento dos concorrentes, ouvir seus
consumidores com mais atenção e buscar a melhoria contínua, seja
para produtos ou para serviços.
A exigência do consumidor está aumentando cada vez mais, somente as
empresas que puderem atender aos seus desejos terão mais espaço no
mercado, mesmo assim uma simples mudança no comportamento do
consumidor pode virar o jogo, transformando um líder de mercado em
história, como já aconteceu muitas vezes e hoje já faz com que
grandes empresas busquem novos produtos para ofertar.
Um outro ponto é que, assim como as pessoas, as organizações devem
se adaptar à evolução do mercado, buscar diferenciais, atender aos
desejos do consumidor e recorrer às pesquisas para não ser consumida
pelos concorrentes sem perceber.
Você até pode lembrar de empresas centenárias, que estão no mercado
há muito tempo e que dificilmente poderão desaparecer, mas se olhar
melhor na história destas organizações, verá que elas sempre
procuram estar à frente dos concorrentes, seja mudando um produto,
mudando o seu foco ou mesmo alterando seu negócio, pois todas elas
sabem que há um ciclo de vida, e ninguém está livre de percorrê-lo
inteiramente.