Administração de Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
04/02/2007
Algumas pessoas imaginam que o Marketing está acima da Administração
dentro das organizações, logicamente o pouco conhecimento de ambas
as ciências pode levar a esta conclusão.
Administrar envolve a organização completamente, o Marketing une a
organização completamente, e talvez seja por esta razão que haja
essa pequena confusão.
Os profissionais de Marketing sempre estão utilizando-se de
ferramentas para estudar o mercado, os consumidores, criar produtos
ou serviços entre muitas outras tarefas, e também deve estar ciente
de que suas atitudes respondem ao administrador da empresa.
Durante toda a vida cada pessoa faz a administração, obviamente não
percebe porque, para alguns, administrar é algo feito em empresas,
mas todos os dias as pessoas lidam com a administração de:
Tempo;
Dinheiro;
Desejos e necessidades;
Relacionamentos;
Contas;
Viagens;
Diversão etc.
Desde o nascimento as pessoas estão envolvidas com a administração,
mesmo que não saibam disso, mas o corpo administra todas as funções
e muitos não se dão conta disso.
Independente da profissão, todas as pessoas acabam administrando
inúmeras coisas, são jornalistas que precisam entregar seus textos
em tempo, fotógrafos que ilustram revistas, jornais e páginas da
Internet, professores que elaboram os planos de aula etc.
Atualmente percebe-se que muitas empresas criam blogs para manter um
contato mais direto com seu cliente, estão administrando o
relacionamento, uma estratégia de Marketing que trata de manter
sempre atualizado o profissional de Marketing, mas auxilia a empresa
como um todo a administrar a relação com o consumidor dos produtos e
serviços.
Boa parte da administração é saber elaborar um planejamento, ter
consciência daquilo que é melhor para a organização, uma vez que o
tempo está cada vez menor por conta dos avanços tecnológicos e da
falta de conhecimento dos colaboradores.
Em um mercado altamente competitivo, administrar a concorrência pode
ser um segredo, fazer uso de ferramentas do Marketing para saber
exatamente o que acontece em torno da organização para que a empresa
obtenha dados, transforme-os em Informações e possa conquistar
excelência em todos os produtos ou serviços que oferta aos clientes.
Administrar é parte da vida de todos, existe mesmo quando não se
percebe e traz os melhores resultados quando as pessoas tomam
conhecimento, mas apenas conhecer não basta e no mercado existem
muitas empresas que apenas conhecem e estão destinadas a
desaparecer.