Análise dos Concorrentes em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
08/12/2006
Tão importante quanto conhecer a própria empresa, seus produtos,
objetivos etc., é, hoje, praticamente impossível entrar em um
mercado sem conhecer quais são os demais players (concorrentes) e
como montam suas estratégias, definições de seus focos,
público-alvo, fornecedores, entre muitos outros fatores que irão
influenciar definitivamente sua entrada no mercado com maior
segurança ou Posicionamento mais adequado perante a situação
instalada.
Quanto maior é o conhecimento dos concorrentes, maiores são as
chances de sucesso, este fator não cabe somente às empresas, em
qualquer lugar onde hajam concorrentes deve-se analisar e
conhecê-los profundamente, pois desta forma suas ações terão um
efeito muito melhor e poderão atingir públicos que os demais não
enxergam ou não desejam.
Também há motivos de sobra para conhecer bem como agem os
concorrentes, o profissional de Marketing deve saber quem é sua
empresa, seu mercado, seu público-alvo, o produto ofertado, que
características possui, os pontos fortes e fracos e quais pontos
mais priorizar.
Dentro do mercado, devem ser conhecidos mais profundamente:
Estratégias: as empresas necessitam monitorar constantemente as
estratégias de seus concorrentes, pois a concorrência sempre está
revendo suas estratégias e, com essa atitude, procura sempre estar
um passo a frente dos demais, obtendo Vantagem Competitiva e
trazendo para si as melhores práticas, sem deixar que qualquer outra
empresa alcance sua posição no mercado;
Objetivos: são muitos os fatores que moldam os objetivos de um
concorrente, incluindo seu porte, histórico, Administração atual e
situação financeira, também é importante saber quem, normalmente a
matriz, está dirigindo a empresa para o crescimento ou apenas
explorando o mercado, por fim o plano de expansão deve ser
monitorado constantemente;
Forças e Fraquezas dos concorrentes: avaliar a possibilidade dos
concorrentes conseguirem atingir ou não as metas estabelecidas nas
estratégias, isto dependerá de seus recursos e capacidades, as
empresas precisam coletar informações sobre as Forças e Fraquezas de
cada concorrente, os principais itens que devem ser avaliados são:
Dominante: a empresa monitora o comportamento dos concorrentes e
possui um amplo leque de opções estratégicas;
Forte: a empresa pode tomar uma atitude sem prejudicar sua posição
no longo prazo, independentemente da posição de seus concorrentes;
Favorável: a empresa possui uma Força que pode ser explorada e uma
Oportunidade acima da média para melhorar sua posição;
Sustentável: o desempenho da empresa é satisfatório, garantindo sua
permanência no mercado, sua existência é fruto da indulgência da
empresa dominante;
Fraca: empresa com desempenho insatisfatório, com chances de
melhorar, caso contrário a empresa deve mudar ou retirar-se do
mercado;
Inviável: o desempenho é altamente insatisfatório e não há chance de
melhorar.
Além destes pontos, a empresa ainda deve analisar 3 variáveis:
Participação de mercado;
Share-of-mind;
Share of heart (Participação de preferência).
Padrões de reação dos concorrentes: cada um dos concorrentes possui
uma Filosofia de realização de negócios, uma cultura interna e
convicções que o guiarão.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª
Edição, 2004.