Aproveitando mal a vida
Por Gilclér Regina
22/02/2009

A nossa paz mental é determinada, em grande parte, por nossa capacidade de viver o momento presente, independentemente do que aconteceu ontem ou no ano passado, ou mesmo o que possa nos acontecer amanhã, pois o momento presente é onde você está, agora!
Sem dúvida, muitos de nós aprendemos a arte neurótica de perder nossas vidas nos preocupando com uma variedade de coisas, tudo ao mesmo tempo. Deixamos os problemas passados e as preocupações futuras dominarem nossos momentos presentes, e, com isso, acabamos ansiosos, frustrados, deprimidos e sem esperanças.
Por outro lado, adiamos, igualmente, nossa satisfação, nossas prioridades e nossa felicidade, nos convencendo erradamente de que “algum dia” será melhor do que hoje. John Lennon disse certa vez: “A vida é algo que acontece enquanto estamos ocupados fazendo outros planos”. Quando estamos ocupados fazendo “outros planos”, nossas crianças estão ocupadas crescendo, as pessoas que amamos estão se mudando e morrendo, nossos corpos estão ficando fora de forma, nossos sonhos se desfazendo. Em resumo, estamos aproveitando mal a vida.
Muitas pessoas vivem como se a vida fosse um ensaio de figurino para alguma festa futura. Não é. Na verdade, ninguém pode ter a garantia que ele ou ela estarão aqui amanhã. Agora é o único momento que temos e o único momento que podemos controlar. Quando nossa atenção está voltada para o momento presente, apagamos o medo de nossas mentes.
Medo é a preocupação que temos com relação a eventos que poderão acontecer no futuro, ou seja, de não termos dinheiro suficiente, de nossos filhos que enfrentarão dificuldades, de ficarmos velhos e saber que morreremos, seja o que for. Para combater o medo, a melhor estratégia é aprender a atrair a nossa atenção para o presente.
No meu livro "Você Pode Mudar sua Vida" eu abordei esta questão sobre “Acreditar na Vitória” e relembro aqui um pequeno trecho: - Um comandante recebeu o seu imediato, que chegava esbaforido, com um brilho de pavor nos olhos, dizendo: “Comandante, vamos perder a batalha, pois o exército inimigo tem dez soldados para cada um dos nossos!” O imediato trouxe essa notícia pensando em convencer seu Comandante a bater em retirada. Imperturbável, porém, o Comandante respondeu: “Não estamos aqui para contar os inimigos. Estamos aqui para vencê-los”.
Viva o seu presente com mais intensidade e sua vida irá dar uma guinada em resultados e em qualidade.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!


Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e exterior. autor de livros e CD's que já atingiram a marca de 4 milhões de unidades comercializadas. Realiza mais de 100 palestras por ano em Convenções de Empresas. Tem formação em Dinâmica Humana pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. É também articulista de aproximadamente 300 revistas, jornais e sites. Uma pessoa de origem humilde que tornou-se um dos Conferencistas mais procurados para os eventos e convenções no Brasil. Site: www.ceag.com.br