Benchmarking e concorrentes em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
06/10/2007
A concorrência permite que sua empresa se desenvolva, mesmo que isto
pareça não ocorrer, mas quando o concorrente inicia sua busca pela
fatia de mercado que você e sua empresa têm, há a necessidade de
mudar alguns pontos internos e a forma de interagir com o mercado de
uma forma geral.
Algumas pessoas imaginam que a concorrência só atrapalha a sua
empresa, mas na verdade há pontos positivos nos concorrentes que sua
empresa desconhece, e que talvez deva prestar atenção e aprender que
o mercado não fica parado aguardando pelos mesmos produtos todo o
tempo.
As pesquisas de mercado efetuadas pelos concorrentes inserem sua
empresa como um ponto a ser analisado, avaliando os produtos e
serviços, toda a cadeia de suprimentos, os pontos de distribuição e
todos os processos que são visíveis.
Então você pode notar que o mercado sempre se move, desenvolvendo
novas tecnologias, obtendo ofertas de novos produtos, novos serviços
e clientes cada vez mais exigentes.
O concorrente pode ser bem-vindo em algumas situações, nem todos os
consumidores de mercado serão atendidos pela sua empresa, e também
pode apontar quais serão as tendências do mercado ao lançar um
produto ou serviço, da mesma forma as estratégias do concorrente
podem não funcionar completamente, então sua organização deve estar
preparada para atender àqueles consumidores que desejam adquirir um
certo produto ou serviço.
Fazer uma análise detalhada do concorrente pode abrir novas portas
para a sua organização, o benchmarking traz a excelência de um
concorrente em certa área que você pode aprender como funciona e
aplicar algo similar em sua organização, porque a simples cópia não
dará certo, uma vez que todas as empresas são diferentes e têm
processos distintos na sua execução.
Mesmo as maiores empresas buscam algumas referências na
concorrência, todos sabem que nenhuma organização é perfeita, e que
sempre há uma busca pela melhoria contínua em todas as áreas, seja
na execução, na economia de insumos ou na proteção ambiental.
Diariamente as organizações lidam com concorrentes internos e
externos, mesmo dentro da organização a falta de conhecimento cria
“concorrentes”, que podem atrapalhar a implantação de novos
processos, que tenham interesses apenas voltados para si e que os
demais não possuem conhecimentos ou capacidades de estar no lugar
dele.
Quando os colaboradores estão inseridos na mesma cultura da
organização, ou seja, a cultura das pessoas vêm ao encontro da
cultura organizacional, pode-se notar que as pessoas trabalham mais
calmamente, as áreas podem se integrar com mais facilidade e que o
interesse comum a todos é fazer com que a organização conquiste seu
espaço e seus colaboradores possam desenvolver-se.
Outro ponto que pode afetar a organização é a falta de conhecimento
dos concorrentes, nenhuma empresa está só no mercado, e achar que
sua empresa sempre ofertará o que o consumidor deve comprar não é
uma idéia válida, principalmente nesta era de transição, onde o
consumidor possui muito mais conhecimento sobre os produtos e
serviços de quase todas as empresas.
Sempre que você puder aprender com seu concorrente, é provável que
consiga inovar e dar novas forças para a vida da organização no
mercado, sem deixar-se levar pelo sucesso momentâneo ou pela ilusão
de que sabe tudo o que é necessário sobre um mercado.
O mercado muda, as pessoas mudam seus comportamentos, o concorrente
busca novas formas de tomar seu mercado e você deve aprender a lidar
com todas as mudanças antes que todos os seus concorrentes o façam.