Bom Exemplo de E-Commerce Nacional
Por Sandra Turchi
07/06/2010
Há muitas dúvidas de empresários sobre entrar no mundo do
E-Commerce, por isso resolvi trazer um caso de sucesso de uma
empresa nacional, voltada à comercialização de artigos esportivos. É
uma marca até pouco tempo desconhecida, mas que vem despontando
pelos bons resultados obtidos e pelas boas práticas no uso de
Estratégias de Marketing Digital.
A Netshoes tem por volta de 550 funcionários e existe há dez anos,
tendo surgido inicialmente no mundo físico, com lojas em São Paulo e
hoje é um dos maiores anunciantes da Web. É um varejo de nicho, pelo
foco em artigos esportivos.
Uma das ações que merece destaque é a realização de pesquisas com
clientes após três semanas que adquiriram algum item, para
identificar como está sua satisfação com o produto. Com isso já
possuem 52 mil avaliações que se tornam recomendações de cliente
para cliente. Sabendo-se que mais de 80% das pessoas pesquisam na
web antes de adquirir um produto, torna-se imprescindível estimular
essa interação, visto que nesse caso 40% das compras são
influenciadas por indicações de outros usuários.
Outra estratégia bastante interessante é a gestão dos sites de
diversos times de futebol e das suas vendas de artigos esportivos
com as respectivas marcas.
Todo processo de acompanhamento é baseado no uso inteligente de
dados e métricas, tanto do lado da agência como do cliente, o que
demonstra outro ponto crucial para o sucesso, que é a gestão a
quatro mãos. Com isso avaliam os investimentos feitos em marca e
divulgação.
Fazem uso também de email marketing, com ações segmentadas por
perfil, por exemplo, se é homem ou mulher, por torcida, há quanto
tempo esse cliente interagiu pela última vez, etc. Essas adequações
melhoram a performance técnica e evitam que sejam vistos como Spams.
Além disso, esse cuidado com o uso dos dados evita correr riscos
como de enviar uma promoção de camisetas do Palmeiras pra um
corintiano.
Recentemente optaram por investir na marca fora do mundo on-line,
utilizando, entre outras ações, de patrocínio de um time de futebol,
bem como filmes na TV.
Dentre as estratégias de marketing digital utilizadas ressalta-se o
SEO – “Search Engine Optmization”, que é a implementação de técnicas
para melhorar o posicionamento do site da empresa em buscadores,
como Google, fazendo com que se eleve seu “Pagerank” e posicionando
o site na primeira página, além de utilizar paralelamente links
patrocinados nesses mesmos sites. Essa estratégia é recomendável,
pois ao mesmo tempo em que há maior exposição através da busca
orgânica, simultaneamente empregam-se os links patrocinados para
promoções com prazos limitados.
Mais um exemplo de boas práticas é disponibilizar meios de contato
ao cliente, como chat e Call Center, visto que os clientes se sentem
profundamente insatisfeitos quando não tem nenhum tipo de resposta
das empresas.
Além disso, como não poderia deixar de ser, monitoram sua marca nas
redes sociais. E falando em redes sociais, segundo a empresa, o uso
do Twitter não representou um sucesso de vendas, mas foi um caminho
interessante de relacionamento empresa-cliente, principalmente em
tempos de crescimento do poder do consumidor
Sandra Turchi é graduada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e
MBA pela Business School São Paulo com especialização pela Toronto
University e em empreendedorismo pelo Babson College em Boston. É
superintendente de Marketing da Associação Comercial de São Paulo
(ACSP) instituição que administra o SCPC (Serviço Central de
Proteção ao Crédito). Site: www.sandraturchi.com.br - Twitter:
http://twitter.com/SandraTurchi