Cadeia de Valor em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
20/01/2007
Valor é um do pontos mais importantes para o consumidor, um produto
ou serviço que tenha um preço fora do padrão de mercado têm um Valor
muito abaixo ou acima dos concorrentes, em muitos casos pode-se
perceber que existem produtos similares e que, devido as
características, são colocados preços acima do mercado para tentar
valorizar a Marca.
Ao saber que o Valor inicia-se na escolha da matéria-prima a ser
usada, algumas empresas acabam optando por Posicionar os produtos e
serviços de acordo com o Segmento de mercado escolhido, sendo assim
podem classificar seus produtos para:
O mercado em geral (Marketing de massa);
Segmentos de mercado;
Nichos de mercado;
Micronichos de mercado;
Marketing 1-para-1.
Um profissional de Marketing sabe da importância de todos os
quesitos envolvidos na fabricação de produtos e na execução dos
serviços, logicamente tende a valorizar os seguintes pontos dentro
da sua cadeia de Valor:
Matéria-prima adequada: para que os produtos estejam de acordo com o
seu mercado, deve-se saber que a qualidade e custo da matéria-prima
dá o início do Valor dos produtos e serviços que serão ofertados aos
consumidores;
Fornecedores certificados: quanto melhor o nível de qualidade dos
fornecedores, melhor deverá ser o produto ou serviço, automóveis em
geral são feitos com aço, já os automóveis super-esportivos são
feitos, em boa parte, de fibra de carbono, então os certificados
irão qualificar os fornecedores e atestar a qualidade do produto
oferecido;
Maquinário atualizado: sem máquinas em perfeito estado de
funcionamento não há como entregar ao consumidor produtos
integralmente perfeitos, por isso é necessário pessoal especializado
para lidar com as máquinas em todo o processo de produção, seja para
o produto seja para o serviço, valorizando as exigências do
consumidor e permitindo que os preços sejam justos e compatíveis com
o mercado ao evitar desperdícios na linha de produção;
Pessoal apto: para desempenhar cada uma das funções são necessários
funcionários, desde o fornecedor até o ponto de venda, qualificados,
com uma postura adequada perante a organização e ao Posicionamento
dos produtos e serviços ofertados, especialmente quando há o contato
direto entre o consumidor e o vendedor.
Uma cadeia de Valor não é construída sem muita dedicação, por isso é
importante que os profissionais de Marketing tenham Informações em
mãos para direcionar o método mais eficaz de atingir o nível de
qualidade esperado pela organização, para Posicionar a Marca de
acordo com o público-alvo desejado.
O Marketing não acaba no ponto de venda, ele apenas traz o feedback
para que todo o processo de Marketing seja melhorado constantemente,
afim de entregar ao consumidor produtos e serviços adequados às suas
necessidades e desejos, para que a concorrência não conquiste o
consumidor e o mercado antes da sua empresa.