Campanhas de email Marketing bem sucedidas: Foco em frequencia e
teste
Por Gabriela Terceiro
07/01/2011
O email marketing é uma das mídias que mais crescem no Brasil hoje.
O canal vem ganhando um espaço enorme no processo de comunicação
digital das empresas, por conta das facilidades de segmentação e
mensuração. Vivemos uma fase de amadurecimento, onde o mercado
começa a entender que não adianta fazer propaganda por email para
milhões de internautas, sem avaliar o perfil do público que se quer
atingir. A prática do spam só afasta o target. O email marketing tem
potencial para ser lucrativo e eficiente, além das enormes
vantagens, sendo uma delas o baixo custo, em relação a outras
mídias, inclusive off line.
Esse canal permite um grande impacto em relação ao destinatário,
desde que conte com um planejamento bem estruturado. Se seu público
está precisando de determinado produto ou serviço e você o aborda
alinhado aos seus interesses, as chances de fidelizar a marca
aumentam de forma significativa. Sem contar as possibilidades de
mensuração e o custo. Hoje o mercado já oferece plataformas com
tecnologias robustas que permitem mapear, de forma minuciosa, os
interesses do target e transformar estes números em negócios.
É importante trabalhar a inteligência da informação, qualificar o
que é enviado e buscar datas importantes que se encaixem com o
produto que se tem a oferecer. Se você tem um produto que pode ser
oferecido no dia dos pais, por exemplo, é necessário que a
estratégia da campanha seja pensada com certa antecedência. O
planejamento em médio prazo permite a criação de uma boa arte para
atrair o leitor, definir estratégias detalhadas de segmentação em
sua base de dados, trabalhar em cima do assunto e fazer o envio com
a antecedência necessária para que a procura do produto seja
compatível com a época trabalhada.
As empresas hoje vêm amadurecendo e se aprimorando nas estratégias
para as campanhas de email marketing. Empresas que até pouco tempo
atrás não acreditavam que a ferramenta pudesse ser funcional, hoje
apostam grande parte de seu orçamento e de sua comunicação no email
marketing, trabalhando as informações obtidas em compras anteriores,
comportamento do cliente nos envios e assuntos mais relevantes. Esse
poder de mensuração permite o desenvolvimento de um conteúdo
alinhado ao interesse de cada cliente individualmente e não mais de
forma geral. Desta forma, a possibilidade de retorno é muito maior e
eficaz e, além disso, o índice de rejeição é praticamente nulo.
No ambiente digital, tudo é muito novo e muda o tempo todo. É
preciso descobrir as novidades e se atualizar continuamente. Essa
mensuração que vai além da quantidade será muito disseminada,
certamente, à medida que o email marketing ganhar ainda mais atenção
pelas companhias.
As pessoas começaram agora a perceber o potencial e as
possibilidades que uma campanha de email marketing oferece. Utilizam
muito o fato de saber quem clicou para fazer campanhas casadas com
mala direta ou telemarketing. Este vem sendo um dos principais
fatores para a utilização de novas possibilidades de mensuração que
o email marketing traz.
Para uma campanha de email marketing obter sucesso, muito pontos
devem ser analisados, mas o principal é o público. A segmentação
deve ser muito bem feita, estudada e a partir do momento que esse
target for escolhido, existem as fases seguintes e não menos
importantes. A arte deve estar dentro das boas práticas e ser bem
criada para despertar a atenção de quem está recebendo. O campo
assunto deve ser também bem estruturado, pois é o que atrai o
destinatário para interagir com a sua campanha. Data e horário
também são importantíssimos, afinal você precisa encontrar quem
busca na hora mais provável em que abre o email, gerando um impacto
altamente positivo.
Email marketing é frequência e teste. Uma campanha pode até
impactar, mas não trará o retorno desejado se não for estruturada de
acordo com as reais expectativas da marca. É importante criar uma
frequencia para fazer os envios, sem cansar a base e com assuntos
que sejam relevantes a todos. E, para descobrir o que realmente
agrada sua base de dados são necessários testes. Tudo deve ser
testado, desde o remetente, assunto, peça, até, ressalto novamente,
a data e horário de envio. Esses fatores podem ser fundamentais para
o sucesso da campanha.
Com o código de autorregulamentação para a prática do email
marketing - http://www.capem.org.br/ - , as pessoas passaram a ver o
email marketing de forma diferente. O spam, infelizmente, jamais vai
acabar, porém, o código incentiva as empresas a trabalharem de forma
correta, ganhando mais visibilidade e credibilidade quando enviarem
suas campanhas. Isso impulsiona uma maior probabilidade de estreitar
o relacionamento online com o público alvo, uma vez que quem recebe
a ação, identifica a seriedade das empresas ao respeitarem um código
que visa maior ética na comunicação digital.
Gabriela Terceiro é Analista de Marketing da ZipCode, empresa
especializada em gestão de dados para o setor de marketing direto e
crédito e cobrança. www.zipcode.com.br