Ciclo de Vida dos Preços em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
19/05/2007
Um dos P´s mais conhecidos e discutidos é o de preço, em certas
regiões o consumidor dá muito mais valor ao preço, sendo o produto
analisado em segundo plano, o que permite entender que há um mercado
saturado e com inúmeros concorrentes.
Quando há a introdução do produto no mercado, o seu preço é elevado,
até certo ponto naturalmente, e isso é fruto da sua pequena
produção, dos esforços em comunicação e do número reduzido de
consumidores dispostos a adquiri-lo.
Colocar novos produtos no mercado tem como base estudos muito bem
elaborados, não há como simplesmente produzir algo que não se sabe
para que serve, ou mesmo se haverá demanda.
Conhecer o mercado é fundamental, uma empresa nova que produza
máquinas de escrever teria muita dificuldade para colocar este
produto no mercado, as pessoas já adquirem um computador e as
máquinas não são procuradas, logicamente ainda existem locais onde a
aquisição das máquinas é real, devido as condições estruturais dos
países e da impossibilidade de se adquirir produtos mais avançados
tecnologicamente.
Quando o produto entra em sua fase de crescimento, percebe-se que a
procura é maior, desta forma os preços caem dentro de um limite,
acompanhando o crescimento da demanda e a capacidade produtiva da
organização, voltando ao exemplo das máquinas de escrever, este é um
mercado que não cresce mais.
Já em sua fase de maturidade, os preço se mantém estáveis, o
crescimento da demanda é pequeno e o que acontece é uma manutenção
de consumidores, o que permite trabalhar com descontos e uma oferta
de produto praticamente estável.
Ao chegar em seu declínio, o produto acaba classificado como uma
vaca leiteira ou então é descartado, no primeiro caso é a grande
procura que ainda deixa o produto no mercado, com um preço mais
acessível e que não permite descontos elevados, já no segundo caso,
retirar o produto é a melhor solução, pois há um substituto mais
avançado tecnologicamente e com um preço mais acessível ou mesmo a
procura não é mais a mesma.
O ciclo de vida do produto e dos preços têm uma conexão direta,
sendo que o preço cai com o passar do tempo, ao contrário do
produto, que é ofertado de maneira mais abundante.
Elaborar o preço certo para o produto é resultado de muita pesquisa,
a oferta inicial acaba por elevar o seu valor, para equilibrar a
produção com a oferta reduzida inicialmente.