O Cliente está em primeiro lugar?
Por André Vinicius
29/05/2009
De norte a sul, de leste a oeste o discurso é sempre o mesmo: “O
cliente em primeiro lugar”.
As empresas lançam suas cartilhas e lá está a frase: “O Cliente em
primeiro lugar”. O gerente faz a reunião com a equipe e diz a mesma
coisa: “O cliente em primeiro lugar”. Mas até que ponto isto é
verdade? Será que as empresas estão mesmo colocando o cliente em
primeiro lugar?
Analisaremos algumas situações e deixarei você tirar as próprias
conclusões. Experimente ir até uma clínica classe A e observe o
estacionamento. Dê uma olhada nas vagas que dizem ser reservadas. O
que você vê escrito? Cliente? Ou será que é Médico, Diretor e assim
por diante. Neste caso o cliente não está em primeiro lugar.
Agora vamos fazer diferente. Vá até uma grande empresa e peça para
falar com o diretor. Provavelmente ele não lhe atenderá e solicitará
que você volte depois pois “está ocupado” ou em outros casos te
encaminhará para ser atendido por outra pessoa “menos importante na
hierarquia". E se por acaso você der a sorte de ser atendido observe
a cadeira da diretoria e a do cliente e me responda: Qual é a mais
confortável? Mais uma vez o cliente não está em primeiro lugar!
Quando estamos em uma reunião ou entrevista o dono da empresa
solicita o cafézinho e rapidamente é atendido. Porém observe a ordem
ao ser servido. Em 90% dos casos o café é primeiro servido ao
"chefe" e só depois ao cliente. Todos agem como se fosse o diretor
da empresa que paga o salário do funcionário e não o cliente.
Isso também acontece na esfera pública. Vamos ao Fórum. O
estacionamento está lotado. Será que são clientes? Acho que não.
Vejo apenas o carro do desembargador, do juiz e de outros
funcionários do Fórum. Então eu pergunto mais uma vez: Além de pagar
altos salários para este pessoal ainda temos que dar a vez para que
os veículos deles fiquem bem guardados enquanto estacionamos nossos
carros nas ruas? E o cliente, onde fica nesta história?
As pessoas precisam aprender que estão nas empresas para servirem
aos cliente e não aos seus supervisores, gerentes e ou qualquer
outro cargo superior no organograma da organização. Só assim
poderemos chegar a um padrão de excelência onde o cliente realmente
estará em primeiro lugar. Sempre!
André Vinícius é consultor, professor e palestrante em temas
abordando o desenvolvimento empresarial, pessoal e marketing
digital. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e
solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com. Para
conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site
www.andrevinicius.com Siga-me no twitter: @professorandre