Clientes e fidelidade em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
04/11/2007
Manter os clientes é uma missão que poucas empresas conseguem
realizar, principalmente quando estes são atendidos de qualquer
forma, sem qualidade ou mesmo com a importância que cada consumidor
deve receber.
Muitas organizações aderem aos programas (softwares) de CRM e nem
sabem como utilizá-lo, ou mesmo sua verdadeira função, então culpam
sempre as máquinas e seus respectivos programas pela perda de
clientes ao longo do tempo.
Mas como se sabe a máquina, computador, só fará aquilo que for
solicitado, só poderá trabalhar com informações que forem inseridas
e que necessitam sempre de uma pessoa para colocar os dados em sua
memória, mesmo assim é possível notar que muitas vezes o CRM é
apenas mais um banco de dados da organização.
Levando em conta que muitas empresas deixam o cliente partir para a
concorrência porque não sabem lidar com eles, é bem provável que
você perceba todo o esforço para obter novos consumidores, mas que o
mesmo não é feito com o cliente já existente.
Só que não há necessidade da empresa manter todos os clientes que
conquista, a não ser que ela adore os consumidores que falam mal dos
produtos, que utilizam os mesmos produtos de forma errada e que a
culpa é sempre da empresa.
A relação entre o cliente e a empresa pode ser muito mais íntima
quando o relacionamento interno atinge um nível de excelência, e que
algumas organizações ainda não entendem os motivos pelos quais seus
colaboradores são seus primeiros clientes.
Com o aumento da concorrência também é fácil notar que as
organizações que melhor atendem seus consumidores são as que
conseguem manter uma base fiel, investindo no prolongamento da
relação e atendendo cada vez melhor seus consumidores, para evitar
que os concorrentes entrem em seu território.
Mas todos os esforços destas empresas tem como premissa a percepção
do consumidor, toda a sua cadeia de valor tem um foco bem definido e
a organização trabalha em conjunto.
O que também pode atrapalhar a manutenção dos consumidores é a falta
de conhecimento de que cada colaborador é responsável pela percepção
do cliente, e que um simples gesto pode fazer com que este cliente
mude para o concorrente, e você sabe que se for mal atendido por
qualquer pessoa de um ponto de venda tende a não voltar ali.
Então as organizações iniciam todo o percurso novamente, prospectar
clientes, fazer com que a percepção destes clientes esteja voltada
realmente para aquilo que os produtos ou serviços oferecem de
vantagens sobre a concorrência e com um bom trabalho no
relacionamento.
Na verdade o relacionamento tem um início no momento em que o
cliente entra em uma loja, faz contato com um vendedor, ou é
atendido por outra pessoa da empresa, e que esta relação não é
apenas no momento em que o cliente adquire um produto ou serviço,
mas está mais ligado ao lado humano da organização, e que algumas
vezes faz toda a diferença, mesmo sem a aquisição de algum produto,
algo que muitas empresas encaram de forma errada e acabam perdendo
muitos clientes com o passar do tempo.
Relacionamentos com consumidores não possuem início, meio e fim, mas
possuem um início que, se desastroso causa seu fim, então é
necessário que a organização tenha uma cultura onde o ser humano
seja atendido corretamente, com respeito, ética e atenção.