Como Aumentar as vendas para os clientes existentes?
Por Carlos Alberto de Faria
01/07/2008
Como fazer para que os clientes atuais consumam mais pães e bolos e
demais produtos possíveis de uma padaria?
Vamos assumir que os pães e os bolos da padaria são, no mínimo,
iguais e em muitos casos melhores que os das padarias concorrentes.
Vejamos, sem mais demoras, como aumentar as vendas de pães, doces e
salgados e demais produtos de uma padaria para os clientes atuais:
O mesmo pão para atender a diferentes necessidades
Assar as fornadas de pão de acordo com a necessidade ou preferência
de cada cliente - o pão branquinho, o pão médio e o pão torradinho.
Encontrar o pão assado, no ponto para cada cliente, estimula o
consumo, uma mesma família pode levar tantos de um tipo e tantos de
outro, etc. e tal.
Faça entrega de pães, doces e salgados na casa dos seus clientes
Inicialmente, em torno da padaria, forneça essa comodidade que pode
tanto fazer com que o cliente tenha uma facilidade de fornecimento
de pão fresco e no ponto, como aumentar o consumo por fornecer pães
"quentinhos"; como o principal, criar um vínculo, que vai facilitar
a terceira opção apresentada abaixo.
Facilite a experimentação dos seus pães e bolos
Colocando pequenos pedaços dos produtos, produzidos e vendidos na
padaria, no balcão para que os clientes saboreiem e levem para
consumo - o seu produto tem que ser melhor que o da concorrência
para surtir efeito.
Facilite a divulgação dos seus produtos para toda a família
Faça promoções para tornar seus produtos conhecidos, desejados e
comprados, por exemplo, "Na compra de 10 pãezinhos, leve uma fatia
de torta de maracujá!", que permita ao cliente e a seus familiares
saborear e querer mais, na hora ou depois (a oferta de torta de
maracujá pode ocorrer quando o preço do maracujá estiver na baixa;
ou negocie com seu fornecedor um preço melhor para uma grande
quantidade de ricota, etc. e tal).
Faça medidas das vendas e serviço ao longo do ano
Encontre as sazonalidades; faça promoções para diminuir os efeitos
dessas sazonalidades, aumentando o consumo no período de baixa ou
deslocando a demanda, faça pesquisa na boca do caixa para saber se
atendimento está sendo bem feito, meça a aceitação dos seus
produtos, pergunte a opinião dos seus clientes, transforme seu caixa
num confessionário para você poder atender os desejos expressos ou
captados.
Deixe os balconistas experimentarem seus pães e bolos
Ensine os balconistas a ofertar os produtos que eles mais gostam e
os que estão em oferta; o sabor da verdade dita por quem
experimentou seus produtos impacta mais e melhor nos seus clientes.
Ofereça novas oportunidades de compra
Oferta de café da manhã para as famílias nos finais de semana, com
bolos, doces, salgados e sanduíches sendo complementadas por mais
vendas com algo que a família possa levar para o almoço (frango
assado, costela, farofa, torradas e maionese?), ofereça o que os
seus clientes querem, ofereça algo que a sua padaria pode produzir
sem muitos custos adicionais.
Aceite encomendas
Atenda festas de aniversário com doces, bolos e salgados; asse perus
e costelas, asse também pernis e peixes, seja uma fonte de solução,
capte as informações no caixa-confessionário.
Forneça prêmios e incentivos
Incentive as atitudes do bom atendimento, oriente qual é esse
"quadro" do bom atendimento, dê prêmios aos melhores balconistas e à
equipe.
Seja persistente e meça o que acontece em cada um desses casos. O
que der certo, repita. O que der errado, analise, aprenda, mude e
tente melhorar.
Você só vai aumentar suas vendas se você atender bem os seus
clientes, se você tiver melhores produtos e serviços (compromisso
entre qualidade e preço) que seus concorrentes.
Na sua padaria o que você mede, você gerencia.
Na sua padaria o que você premia, se repete.
Carlos Alberto de Faria é sócio diretor da Merkatus - Fonte:
Merkatus